score do cpf

Você sabe o que é o Score do CPF e como ele pode te ajudar? Descubra agora!

O score do CPF é uma forma das empresas de proteção de crédito avaliarem, com uma pontuação de 0 a 1000, as chances dos consumidores pagarem suas contas em dia.

Este processo ajuda as empresas a avaliarem o risco do consumidor não pagá-las. E assim, decidir se liberam o crédito ou serviço para esta pessoa.

Quanto maior for seu score, maior serão as chances de conseguir crédito de forma geral.

Empresas como instituições financeiras, rede de lojas, empresas de telefonia e TV a cabo, comércios e prestadores de serviço em geral consultam o score do CPF do cliente que solicita seu serviço.

Ter um score alto significa que você paga suas dívidas em dia e é um consumidor confiável.

Pense na lógica de você emprestar dinheiro a alguém. Suas chances de emprestar dinheiro a alguém que possui fama de mal pagador são muito baixas, para não dizer zero, não é?

Se você está procurando financiar um carro ou um imóvel, é muito importante pagar suas contas em dia e ter um score alto. Se o seu score está baixo por conta de dívidas negativas, não se preocupe. É completamente possível se recuperar e conquistar um score alto.

Vem com a gente e veja como é simples consultar e entender a pontuação do CPF. Além disso, confira as melhores dicas para aumentar seus pontos!

O que é a pontuação do CPF?

Como dito antes, a pontuação do CPF é utilizada pelas empresas para avaliarem a reputação do consumidor.

Isto não é uma novidade no mercado. Antes, as empresas já analisavam os dados referente ao currículo financeiro do consumidor.

Algumas são mais famosas como o Serasa (Centralização de Serviços de Bancos), SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Mas também existem órgãos do governo, como o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheque Sem Fundo) e SCR (Sistema de Informação de Risco de Crédito do Banco Central do Brasil).

Entretanto, com a internet foi possível integrar muito mais informações sobre os consumidores.

Isso porque, além de ter mais agilidade para a troca de informações, os bancos de dados conseguem guardar e analisar um volume cada vez maior de fatores.

Já há alguns anos, alguns dos bancos de dados como o Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizaram para o cidadão uma forma de saber qual é a sua pontuação do CPF. E hoje, é possível realizar essa consulta de forma online.

Essa é uma grande vantagem. Porque assim o consumidor entende qual é o seu score, o que facilita para acompanhar e melhorar o histórico financeiro.

Como funciona o score do CPF?

Para ajudar na tomada de decisão das empresas, o score do CPF é calculado com base em um monte de informações.

Por exemplo: o valor das compras e comportamento de quitação para cada uma delas. Se o cliente paga as contas em dia ou antecipadamente e ainda se existe alguma dívida em aberto.

Ao solicitar o parcelamento de uma compra, contratação de algum serviço ou mesmo o aumento do limite do cartão de crédito, é realizada uma busca nessa central de informações. Assim, a instituição saberá se o consumidor ainda é confiável ou não.

O que significa ter a pontuação do CPF baixa?

Agora que você já descobriu o que é o score do CPF e porque ele é tão importante, é hora de entender o que significa ter uma pontuação baixa.

Ter uma pontuação alta é essencial para uma vida financeira saudável. Afinal, nunca sabemos quando será necessário recorrer a um financiamento, por exemplo.

Tanto o Score Serasa, quanto o Score Boa Vista SCPC, usam uma avaliação que pontua o CPF de 0 a 1000.

Sendo que, quanto maior for este valor, significa que maior é a possibilidade de o consumidor quitar uma dívida em dia nos próximos 12 meses.

Para entender se a sua pontuação é boa ou não, essas ferramentas comparam o seu histórico de pagamentos com outras pessoas que têm características financeiras semelhantes à sua. Dentre estas características estão a faixa etária e o estado civil. Além disso, pode-se dividir a análise do score em 3 faixas:

  1. Até 300 pontos. É uma pessoa com pontuação muito baixa e isso significa que quem está nesta faixa tem grandes chances de não cumprir com a dívida feita.

  2. De 300 a 700 pontos. O consumidor que se encontra nessa faixa é considerado como médio risco, ou seja, tem facilidade para liberação de crédito. Entretanto, ainda acontecem muitos casos de inadimplência.

  3. Acima de 700 pontos. Este perfil geralmente é conquistado por aqueles que usam bastante suas linhas de crédito (principalmente para gastos expressivos) e quita suas dívidas em dia ou mesmo antecipadamente.

Onde posso conferir a pontuação do meu CPF?

Se você não gosta de ficar esperando e quer saber de vez qual é o seu Score do CPF, dá uma olhada nas duas dicas para descobrir de vez a sua pontuação!

Serasa Score

O processo para descobrir o score do seu CPF é gratuito. Basta se cadastrar no site do Serasa, que pede alguns dados, como nome completo, data de nascimento, telefone para contato, e-mail, e claro, seu CPF. Você também tem a opção de entrar com a conta do Facebook ou do Google.

Na tela inicial, você descobrirá a sua pontuação e ainda saberá se tem alguma dívida ativa ou não. A ferramenta ainda informa qual é o score médio de outras pessoas da sua faixa etária. Ela também revela qual é o risco de pessoas com a sua pontuação não pagarem suas dívidas.

Consumidor Positivo (Boa Vista SCPC Score)

Já na ferramenta do Boa Vista Score, chamada Consumidor Positivo, você só consegue se cadastrar usando uma conta de e-mail.

Também é de graça e, após se cadastrar no portal do Boa Vista SCPC Score e inserir o token que será enviado para o seu e-mail, você precisará acessar o portal deles e seguir o passo a passo:

  1. No menu superior clicar na opção “Para Você”;

  2. Escolher “Consulta CPF grátis + Score”;

  3. Clicar no botão “Consulte Já”. Pronto!

Todas essas ferramentas mostram o score do CPF de forma simples. Se a sua pontuação é baixa, é hora de trabalhar para aumentá-la.

Se está na média, pode ser melhorada. Se ela é alta, parabéns e continue trabalhando para que ela fique sempre assim.

Caso tenha se cadastrado nas duas plataformas e observou que a pontuação é diferente, não se assuste. Cada empresa possui seus próprios critérios para definir o score. Por isto, observe a pontuação e o número de dívidas ativas.

De que maneira aumentar o score do CPF e limpar seu nome?

Mesmo que você tenha conseguido uma pontuação considerável (inclusive acima da média da sua faixa etária), sempre é bom melhorar seu score do CPF.

Afinal de contas, essa tem sido uma das principais fontes de pesquisa para concessão de crédito e parcelamentos. No caso das fintechs (sistemas financeiros virtuais) como o Nubank e Digio, provavelmente essa é a única fonte de pesquisa para determinar o valor limite do cartão de crédito. Então, dê uma olhada nas dicas abaixo e melhore seu score.

Negocie suas dívidas e limpe seu nome

Quando você deixa de pagar uma conta em dia, isso já pode influenciar na sua nota. O problema é se você não quita e nem procura a empresa para renegociar este valor.

Ao não quitar suas dívidas, a empresa pode colocar seu nome no cadastro dessas empresas de proteção de crédito. Logo, seu nome estará sujo, o que diminuirá drasticamente o score do CPF.

Essa má fama seguirá seu nome até você negociar as dívidas. Então anote nossas dicas e comece a negociar:

  • Confira se existem dívidas em seu nome;

  • Planeje qual a melhor forma para quitá-las;

  • Procure as empresas onde você tem as dívidas em aberto;

  • Pague o débito ou tente renegociá-lo para que você consiga cumprir com o valor;

  • Fique com o nome limpo, sem dívidas em aberto.

Pague suas contas em dia

Toda vez que você consegue antecipar o pagamento das suas contas, você está informando aos  bancos de dados que se preocupa em honrar seu compromisso. Ou seja, que tem a capacidade financeira suficiente para manter tudo em dia.

A antecipação de parcelas ainda prova que você consegue gerar renda com facilidade. Por isso, antes de fazer novos empréstimos, parcelamentos, usar o cartão de crédito ou mesmo entrar no cheque especial, se pergunte:

  • Essa compra é realmente necessária?

  • Tenho condições de pagar tudo em dia até o final das prestações?

  • Se surgir algum imprevisto, como posso fazer para manter meu nome limpo e os pagamentos em dia?

É muito importante que você cuide do seu nome e, a partir de agora, da sua pontuação do CPF. Cuidar da pontuação do seu CPF é antes de tudo, cuidar da sua vida financeira.

Atualize seus dados no Serasa e no Boa Vista SCPC

Ter as suas informações de contato como e-mail, telefone e endereço completo de correspondência sempre em dia é muito importante para o Serasa e para o Boa Vista SCPC.

Imagine que uma pessoa esteja agindo de má-fé, pensando em conseguir crédito e em não pagar. Ela provavelmente não vai querer ser encontrada, você concorda?

Por isso, quanto mais claras, verdadeiras e atualizadas forem essas informações prestadas, melhor será visão das empresas sobre a sua reputação.

Faça seu Cadastro Positivo

Tanto o Serasa quanto o Boa Vista SCPC oferecem condições de fazer um cadastro positivo em suas unidades presenciais ou pela internet.

Para isso, você precisará apresentar informações de outros documentos como o RG, confirmar o endereço e enviar uma foto atualizada, na ferramenta online, para comprovar que é você mesmo que está abrindo este cadastro.

Quem possui dívidas em aberto em seu nome também pode abrir o cadastro positivo. Inclusive, é extremamente recomendado.

Isso tende a aumentar a sua pontuação. Porquê dessa forma o banco de dados também poderá consultar outras contas e financiamentos que você tem e que pagou em dia.

Conclusão

Viu só como seu score do CPF pode ajudar na hora de fazer um financiamento? Afinal, essa ferramenta apresenta previsões cada vez mais certeiras e é, hoje, uma das principais fontes de consulta das empresas.

Por isso, é importante se cadastrar no site do Serasa e do Boa Vista SCPC. Para entender qual é a sua pontuação e manter seus dados atualizados.

Além dessas dicas, é importante ficar de olho no que essas empresas irão sugerir para aumentar a sua pontuação do CPF. No caso do SCPC, por exemplo, eles sugerem que se você autorizar receber informações gratuitas da empresa. Aumentará seu Score Boa Vista.

Então, fique de olho no score do CPF, negocie as dívidas em aberto e mantenha seu cadastro sempre atualizado. Tudo isto é a receita para manter a pontuação alta e ter uma vida financeira equilibrada.

dicas sobre finançasPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR