Almoço Especial Dia das Mães

Almoço de dia das mães: receita para surpreender

O almoço de dia das mães pode ficar ainda mais incrível no seu AP Ponto!

O Dia das Mães não pode ser levado apenas como um domingo qualquer. Afinal, estamos celebrando ninguém mais, ninguém menos que quem nos deu a vida! Por isso, é importante pensar em cada detalhe, tornando o dia marcante para todos os envolvidos.

Primeiro, lembre-se principalmente da personalidade e gostos de quem você vai homenagear na data: mãe, “pãe”, avó ou uma pessoa querida que fez parte da sua história como mãezona… ah, e por que então não homenagear ao mesmo tempo várias dessas personalidades?

Enfim, trouxemos, juntamente com a cozinheira Monique Mazier do blog “O que Faço pra Hoje”, uma receita para surpreender e reunir a família no Dia das Mães.

Além disso, sabe o que é o melhor? A receita, além de deliciosa, faz bem ao bolso!

Aprenda a fazer o bobó de frango:

  • Custo : R$ 45,00 – Serve 6 pessoas
almoço de dia das mães
Créditos: @oquefacoprahoje

Ingredientes:

  • 750 g de peito de frango sem pele e sem osso
  • 750 g de mandioca descascada
  • 1 pimentão vermelho grande sem sementes
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • caldo de 1 limão
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colher (sopa) de azeite de dendê
  • ¼ de xícara (chá) de folhas de coentro ou salsinha
  • sal a gosto

 

Modo de preparo:

Etapa 1:

Primeiro, corte a mandioca em pedaços médios e transfira para uma panela de pressão. Cubra com água, regue com um fio de azeite, tampe e leve ao fogo médio. Assim, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.

Enquanto a mandioca cozinha, corte o frango em cubos médios, transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão.

Descasque e pique em cubinhos a cebola e o alho, depois retire as sementes do pimentão e do tomate  e corte em cubinhos.

Logo depois, lave, seque as folhas de coentro ou salsinha e pique (reserve algumas folhas inteiras para decorar o prato).

Então, retire as sementes e fatie em cubinhos a pimenta dedo-de-moça. Caso prefira pode substituir por gotinhas de molho de pimenta.

Após os 25 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Depois disso, reserve a água do cozimento e transfira a mandioca para o copo do liquidificador. Junte 1 xícara (chá) da água do cozimento e bata até formar um creme liso (se ficar alguns pedacinhos não tem problema). Reserve.

Etapa 2:

Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando estiver quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure os cubos de frango aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela (faça em etapas). Transfira para outra tigela e repita com o restante do frango (não descarte o caldo de limão).

Mantenha a panela em fogo baixo e faça a deglaçagem: regue com 1 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca e o caldo de limão em que o frango foi temperado; misture bem, raspando os queimadinhos formados no fundo. Então, transfira esse caldo para a tigela com o frango, passando por uma peneira.

Depois, na mesma panela, adicione o azeite restante, a cebola e o pimentão. Refogue, mexendo de vez em quando, até murchar. Junte o tomate e misture até desmanchar. Por último, adicione o alho e a pimenta dedo-de-moça. Refogue até o alho dourar um pouco.

Acrescente o creme de mandioca ao refogado e misture bem. Assim, quando ferver, coloque o frango (com o caldo) na panela, misture e deixe cozinhar um pouco. Junte o leite de coco, o azeite de dendê e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto.

Por último, desligue o fogo, salpique com as folhas de coentro e sirva a seguir acompanhado de arroz branco.

Está pronto!

Agora que já sabe quais os ingredientes que irá precisar para fazer o prato, você pode assistir ao vídeo com o passo a passo da receita:

Conclusão:

Além de fazer uma refeição incrível, para tornar o clima ainda mais comemorativo, você pode caprichar na montagem da mesa. É possível até mesmo criar um cenário diferente com itens que você já tem em casa!

Por isso, fizemos uma seleção super legal de inspirações para você personalizar sua mesa posta. Veja aqui.

Para as crianças estar na cozinha pode ser um desafio extra. Então, que tal colocar os pequenos para fazer uma lembrancinha personalizada? As mamães corujas piram!

É possível fazer um presente único e muito significativo para marcar a data. Pensando nisso, criamos também uma seleção de ideias para te ajudar! Veja aqui.

Leia também: Materiais recicláveis para decoração

Desejamos a você e sua família um dia muito feliz em seu AP Ponto! ✨🏡

receitas baratasPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR