financiamento da caixa

Novo Financiamento da Caixa vale a pena? Descubra aqui.

O novo financiamento da Caixa foi anunciado recentemente pela Caixa Econômica Federal para imóveis residenciais novos ou usados.

O diferencial deste novo financiamento da Caixa são os juros fixos, que não mudam desde a compra até o fim do pagamento de todas as parcelas.

Esse modelo dispõe de 3 opções de financiamento, sendo elas:

 

  • Taxa de juros fixa de 8% 9,75% ao ano.
  • Taxa de juros (a partir de 2,95% ao ano) + IPCA (Inflação)
  • Taxa de juros (a partir de 6,5% ao ano) + Taxa Referencial (TR)

 

Ressaltando que após escolher uma opção, não será possível migrar para outra.

Quem pode aderir ao financiamento da Caixa?

O Novo Financiamento da Caixa é opcional e você pode financiar até 80% do valor do imóvel, mas atenção, ele só está disponível para os novos clientes, ou seja, se você já tiver algum acordo de financiamento feito com a Caixa Econômica Federal antes do lançamento desse novo modelo, não poderá aderir ao recém lançado financiamento.

Porém, se você quiser fazer a portabilidade de outro banco para a Caixa poderá escolher o Novo Financiamento.

O prazo do novo financiamento é de até 360 meses (30 anos). A vantagem dos juros fixos é saber que os mesmos não mudarão até o fim do financiamento, valores que podem ser meio imprevisíveis em outros modelos de financiamento já que os juros variam de acordo com a inflação e/ou taxa referencial.

Mas a impraticabilidade do novo financiamento está em sua linha de crédito que é maior que as demais, ocasionando em prestações que serão maiores.

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães: “A ideia é oferecer mais opções para o cliente, ele decide o que fazer.” E em outro momento da entrevista: “A ideia é ajudar a população brasileira, especialmente a mais carente, que sofre mais em momentos de inflação”.

Ter opções na hora de financiar o seu imóvel é muito importante, pois assim você fará toda uma análise e pesquisa de mercado para saber qual modelo irá ser o mais adequado para a sua condição financeira.

Há um simulador de financiamento da Caixa para esse e outros tipos de financiamentos.

Para você que quer financiar o seu imóvel, sendo pelo novo plano de financiamento ou não, seguem algumas dicas sobre as condições exigidas pela Caixa, para você saber se poderá realizar o sonho de comprar a casa própria:

Renda

Na hora de escolher o seu imóvel, você deverá escolher uma casa ou apartamento que esteja páreo com sua realidade financeira e da sua família. No momento em que entrar em contato com a Caixa e apresentar sua renda, eles farão um cálculo e te informará qual o limite máximo do financiamento que pode realizar.

Lembrando que atualmente a caixa já disponibiliza financiamentos de até 80% do valor do imóvel.

Quando tomar a decisão de financiar um imóvel é fundamental que tenha economias para a entrada, caso você não tenha armazenado dinheiro suficiente, você poderá usar o dinheiro do seu FGTS para dar de entrada.

Geralmente os bancos não aprovam financiamentos que extrapolam 30% da renda familiar.

Documentos: Depois de escolher qual lugar quer comprar, você irá levar sua proposta para a Caixa, e junto será necessário apresentar os seguintes documentos originais e cópias – RG, CPF (do casal se for o caso), comprovantes de renda (extratos bancários, holerites, declaração de imposto de renda), e comprovante de estado civil (se você for casado).

Pré-aprovação: Nesta etapa todo mundo fica apreensivo, mas relaxa, a Caixa costuma demorar no máximo cinco dias úteis para responder se você poderá financiar o seu imóvel ou ainda não.

Avaliação do Imóvel: Após o primeiro contato com o banco e a documentação ser aprovada, será contratado uma empresa ou engenheiro para avaliar quanto vale o imóvel, se o valor condiz com o que estava na proposta, a regularidade do imóvel, etc. 

Se tudo correr bem o laudo final costuma demorar até 15 dias para ficar pronto e se for aprovado, você conseguiu financiar o seu imóvel!

Outra opção para você que não quer lidar com a Caixa Econômica Federal diretamente e quer ainda mais flexibilidade no financiamento, pode recorrer a alguma construtora, essas costumam ser mais flexíveis quanto aos valores e intermediará a relação entre cliente e o banco. É uma boa pedida procurar uma construtora para realizar a compra da sua casa ou apartamento, já que lhe poupará também de diversas burocracias.

Mas é recomendado muito cuidado, pesquise sobre a construtora que planeja escolher, veja a fama dela em fóruns de reclamações e satisfação de clientes, é crucial optar por uma construtora integra. Não adianta a empresa ter um bom valor monetário e ser ruim de reputação.

Veja aqui como avaliar uma construtora.

Tenha em mente também segunda e terceiras opções de construtoras e compare os valores entre todas elas, para saber qual valerá mais a pena, não tenha pressa e não aceite a primeira proposta sem ouvir outras.

Quando o assunto é uma construtora integra, a AP Ponto sai na frente contra as concorrentes, o nosso nível de satisfação é sempre o melhor e garantimos total transparência desde o primeiro contato.

A AP Ponto tem mais de uma década de atuação no mercado imobiliário e desde sempre com uma parceria com a Caixa, financiando todos os nossos apartamentos através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Conclusão

É muito relativo dizer se o novo plano de financiamento da Caixa Econômica Federal é bom ou ruim, isso dependerá do seu planejamento financeiro, mas ele tem sim suas qualidades em ter juros prefixados, porque nesses tempos de trevas em que vive a economia do Brasil onde as inflações sobem e descem todos os dias, é importante saber o que terá de desembolsar nos próximos anos com o seu novo investimento.

O Novo financiamento também é opcional, não quer dizer que só porque ele entrou em vigor que os “velhos” não são mais válidos, pelo contrário, esse novo plano agrega mais uma opção ao leque de modelos de financiamentos ofertados pela Caixa.

Sem contar que dentro desse financiamento você terá 3 opções.

A Caixa sempre está sempre evoluindo para democratizar a casa própria para o brasileiro, hoje em dia são diversos planos nos quais vai escolher qual o mais adequado para você e sua família.

Não deixe de visitar o site da Caixa e simular os financiamentos, faça buscas minuciosas e não deixe escapar nenhum detalhe, pois o sonho de ter seu próprio imóvel está cada vez mais acessível.

Venha conhecer também a AP Ponto Construtora, com quase 11 anos de atuação, já são 31 empreendimentos entregues com cerca de 4500 apartamentos. Todos eles financiados pelo Minha Casa, Minha Vida, programa da Caixa Econômica Federal.

Nossos empreendimentos estão localizados em Belo Horizonte, na região metropolitana e também na cidade de Uberlândia, no triângulo mineiro.

Sempre priorizamos o bem estar de nossos clientes, por isso facilitamos toda a burocracia na hora de você conquistar o AP dos sonhos. Além disso, oferecemos consultoria financeira gratuita, assim podemos te ajudar a tomar as melhores decisões sem comprometer o seu bolso.

Venha nos visitar, agende uma visita agora mesmo e realize o sonho da casa própria!

Visite também nosso Blog, ele está cheio de informações sobre imóveis, decoração, finanças e muito mais! 

 

programa minha casa minha vidaPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR