mudança para apartamento

Mudança para apartamento: Dicas para simplificar sua vida

Organizar uma mudança para apartamento não é um processo simples. Isso porque, transportar todos os seus pertences e móveis para a casa nova pode dar muito trabalho.

Muita gente até tem receio deste processo, pois teme quebrar algum móvel, eletrodoméstico ou mesmo perder algo.

Porém, é na hora da mudança que vemos aqueles itens que não usamos mais. Assim como aqueles que ficaram guardados no canto e para os quais teremos que dar algum destino diferente da nossa nova casa.

Neste artigo, você irá conhecer dicas muito úteis para a mudança de apartamento. Saiba como mudar para o seu novo AP e organizar todo o processo sem dor de cabeça, de forma muito planejada e simplificada. Confira!

Dicas para fazer a mudança para apartamento sem dor de cabeça

A mudança para um novo AP é um processo muito importante para a vida de qualquer família. Porém, não é nada simples e uma certa dose de planejamento é necessária.

Por isso, sabendo do quão trabalhoso pode ser lidar com todos os detalhes de uma mudança para apartamento, preparamos um passo a passo com dicas incríveis para você se organizar e não deixar nada para trás.

Planeje a mudança com antecedência

Se você não foi pego de surpresa pela notícia da mudança, então pode respirar com alívio e fazer tudo fluir de forma bem mais organizada e tranquila.

O tempo é o melhor aliado de um bom planejamento de mudança para apartamento, facilitando não só o processo em si, como também na contenção de gastos desnecessários.

Assim, planeje com antecedência a sua mudança. Pesquise com calma as melhores opções de transportadoras, estabeleça metas, dias e prazos para cada etapa da sua mudança e, é claro, tenha sempre um “Plano B” para possíveis imprevistos.

Selecione tudo o que vai e o que fica

A hora da mudança para apartamento também é um bom momento para praticar o desapego, se desfazendo de coisas velhas e sem mais nenhuma utilidade.

Um dos pontos positivos em se fazer uma mudança é descobrir aqueles objetos antes esquecidos e que estão apenas ocupando espaço. Ao final desse “detox” você se surpreenderá com a quantidade de coisas desnecessárias que acumulou ao longo dos anos.

Para facilitar, comece a fazer essa “faxina” cômodo a cômodo. Pegue caixas e classifique seus objetos em coisas que você levará e aquelas destinadas a doações e/ou bazar. Ou mesmo que já não tem utilidade e podem ser descartadas.

Não se esqueça de identificar a caixa com o nome de cada cômodo, pois isso facilitará na hora de arrumar o seu novo apartamento.

O dia e a hora da mudança

A questão do planejamento é muito importante para o processo de mudança para apartamento, inclusive para a decisão de quando você realizará a mudança propriamente dita.

Por isso, procure se programar para saber exatamente quanto tempo levará, até que possa organizar todos os seus pertences, bem como quando o seu novo AP estará pronto para receber você e sua família.

Para facilitar ainda mais na hora da mudança, faça uma pequena visita ao imóvel e imagine bem rapidamente como cada item ficará. Ter essa visão macro irá ajudar e muito na hora de organizar todos os itens.

Embale os itens e móveis com cuidado

Em processos de mudança para apartamento, não é nada incomum incidentes com os móveis no trajeto para o novo AP. Porém, essa é uma dor de cabeça fácil de ser evitada.

Hoje em dia, existem muitas empresas de transporte que se comprometem em fazer toda a parte de empacotamento dos móveis, contando inclusive com seguro contra danos.

Apesar do valor um pouco mais elevado, em relação as empresas tradicionais, vale investir na ideia, se você quiser dar aquelas segurança a mais para os seus móveis.

Mas, se você está procurando uma opção mais em conta, compre rolos de papel-bolha, embale pessoalmente seus pertences e acompanhe todo o processo de embarque e desembarque de cada um deles.

Proteja roupas e eletrodomésticos

Também é preciso ter uma atenção a mais no caso de eletrodomésticos, já que a maioria dos aparelhos possuem materiais frágeis, como vidros e cerâmicas, que podem ser facilmente danificadas ao menor descuido.

Assim, reforce bem a embalagem desses eletrodomésticos, para evitar surpresas desagradáveis e prejuízos futuros.

Bem como os eletrodomésticos, roupas mal condicionadas podem sofrer com o mofo ou até mesmo com as incômodas traças.

Por isso, na medida do possível, embale suas roupas em sacos ou caixas plásticas, mantendo tudo bem longe da umidade e da poeira.

Faça a vistoria antes de mudar

Sabe aquela última olhadinha antes de se mudar definitivamente para o seu novo AP? Pois bem, esse “pente fino” precisa estar no seu check-list para garantir que nada fique para trás no processo de mudança para apartamento.

Você precisa garantir que o seu novo apartamento esteja pronto para receber você, sua família e os seus móveis.

Assim, uma boa dica é avaliar desde o funcionamento da parte elétrica e hidráulica do AP novo, e mesmo itens pequenos, como portas de armários e gavetas, verificando se elas abrem e fecham corretamente.

Faça um kit de emergência para a mudança

Lembra que citamos mais acima sobre ter um “Plano B” caso ocorra algum imprevisto no momento da mudança para o apartamento novo? Pois bem, montar um kit de emergência faz parte desse plano.

Acredite, nada pior do que estar totalmente despreparado caso precise lidar com algum inconveniente. Como atraso da transportadora no momento da mudança ou até mesmo um desvio não programado na rota.

Por isso, antes de embalar tudo, separe itens importantes como documentos, peças de vestimentas mais utilizadas, artigos de higiene e outros itens que você julgar necessário para passar, pelo menos, 3 dias, e leve pessoalmente com você. Prevenindo-se contra qualquer eventual problema no processo da mudança.

Verifique como será o transporte dos móveis no prédio

Um fato que muitas vezes passa desapercebido e pode ser um grande – e caro – problema é o tal do horário de mudança que cada prédio estipula.

Por isso, verifique com a administração do condomínio os dias e horários em que são permitidos transportes destinados à mudanças.

Verifique, também, quais são os acessos disponíveis para transportadoras e o carregamento de móveis para o seu AP. Avalie também se é possível utilizar o elevador do prédio, por exemplo.

Comunique ao síndico ou responsável a sua mudança

A mudança para apartamento é um processo que altera a rotina do prédio naquele dia. Por isso, após confirmar todas as informações necessárias sobre a sua mudança, não se esqueça também de avisar ao síndico.

Assim, ele poderá, por exemplo, te passar todas as informações sobre o melhor horário para receber os móveis. Assim como ajudar a se organizar, de forma que cause o menor incômodo possível para os outros moradores.

Escolha uma boa transportadora

A escolha de uma transportadora também é crucial se você não quer ter problemas com seu planejamento da mudança para apartamento.

Assim, não deixe de pedir indicações ou procurar por referências e comentários de outros clientes na internet.

Faça o orçamento em mais de uma empresa e veja qual melhor atende as suas necessidades e seu cronograma.

Atualize seu endereço

Se você é uma pessoa que costuma receber muitas correspondências ou que tenha assinatura mensal de revistas, jornais ou outros quaisquer outros produtos, não deixe de ligar em cada empresa para pedir a mudança do seu endereço.

Esse planejamento é crucial para que você não perca seus produtos ou tenha custos extras com reenvios.

Prepare a casa nova

Sabemos que os dias que antecedem a mudança para apartamento tendem a ser muito corridos. Porém, eles não serão os únicos. Afinal, tem toda a arrumação do seu novo apartamento pela frente.

Mas, para facilitar um pouco mais a sua vida, aí vai uma dica de ouro: deixe o seu novo AP em condições de receber toda a sua mudança.

Como? Deixe tudo limpo, previamente organizado e descarte possíveis móveis que você não queira usar.

Dessa forma, você irá amenizar aquela sensação de bagunça e terá mais espaço para lidar com sua mudança para o novo AP.

Arrume um cômodo por vez

Chegado no novo apartamento, a tarefa tende a ser bem árdua, para se colocar tudo em ordem novamente, não é mesmo?

Errado!

Se você seguir o nosso conselho e for rotulando as caixas da mudança com seus pertences, poderá deixar tudo previamente arrumado e organizado para cada cômodo.

Desse modo, a mudança ficará bem mais fácil e você poderá organizar cômodo a cômodo. Sem aquela bagunça de dezenas de caixas abertas e itens que não pertencem ao local correto.

Ao arrumar cada cômodo de uma vez, você também poderá cuidar da decoração à parte, deixando cada local com a sua cara.

Ligue para os serviços de operadoras contratados

Se você conseguiu manter os serviços que assina, como internet, telefone e TV a cabo, na hora de mudar de um local para o outro, não deixe de pedir que as devidas religações sejam feitas.

E procure fazer isso com antecedência, para que você chegue no novo apartamento e tenha todas os seus serviços funcionando.

Também é válido lembrar que durante o período de mudança você pode pedir a interrupção temporária de alguns serviços. E ter esses valores descontados da sua fatura final. Afinal, nada mais justo se você não utilizou o serviço.

Vá com calma e peça ajuda

Finalmente, na hora da mudança para apartamento, dê um passo de cada vez. Colocar tudo em ordem e dar ao seu novo AP a sua cara pode demandar um tempo. Mas você irá chegar lá! Faça tudo no seu tempo e, sempre que precisar, peça ajuda.

Uma companhia nessas horas pode render ótimos momentos. Além de que, convenhamos, uma mãozinha na hora da mudança não será  nada mal.

Conclusão

O processo de mudança para apartamento é algo que deixa muita gente assustada. Afinal, serão caixas e caixas, além de todo o incômodo em transportar tudo para um AP novo.

Porém, não há o que temer. A mudança, quando é um processo organizado e planejado, não causa tantos traumas.

Por isso, ao preparar a sua mudança para um apartamento novo, não se esqueça das nossas dicas. Pois, com elas, tornará todo o processo muito mais fácil.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e assina nossa newsletter para ficar de olho em mais dicas para se mudar com segurança e escolher o melhor AP para você e sua família!

planejamento familiarPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR