morar em uberlândia

Morar em Uberlândia: 7 vantagens de escolher a cidade para morar

Morar em Uberlândia pode ser a solução para quem deseja serviços básicos de qualidade. Além disso, Uberlândia é a primeira cidade na lista das grandes cidades para morar em Minas Gerais e a 16ª do Brasil.

Uberlândia está localizada na região do triângulo mineiro, próximas a diversas cidades importantes do interior de Minas. E claro, a cidade de destaca pela grande infraestrutura.

Sendo assim, Uberlândia é conhecida pelos serviços prestados na área da saúde, educação, segurança, saneamento básico, sustentabilidade e cultura.

Com todos estes itens em destaque, morar em Uberlândia significa ter toda a infraestrutura e todas as facilidades de morar em uma cidade grande, porém, com a tranquilidade de cidades do interior.

Quer conhecer mais sobre Uberlândia e planejar sua mudança para um AP novo na cidade? Continue conosco!

A história de Uberlândia

A origem do nome Uberlândia vem do latim Uber (fértil) e do alemão Land (terra). Logo, Uberlândia significa terra fértil.

O desenvolvimento social e econômico de Uberlândia ocorreu após a emancipação da cidade, que antes era uma vila pequena. No século 19 foram construídas as primeiras escolas. Já na década seguinte, a cidade possuía diversas industrias desenvolvidas, como fábricas de cerveja, sapataria, cigarros, selaria e outros.

Ao longo dos anos, a cidade também começou a investir em infraestrutura municipal e na cultura. Durante todo o século 20, foram criados cerca de 10 cinemas em Uberlândia. Assim como em diversos locais dedicados a diversão, teatros e a Casa da Cultura, que guarda todo o acervo cultural da cidade.

A cidade é dividida em cinco regiões, denominadas por setores pela prefeitura. São as elas a Região Central, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul. Uberlândia possui cerca de 160 bairros, o que mostra que a cidade já é bem grande.

Uberlândia está localizada na região oeste do estado, mais precisamente no Triângulo Mineiro. É a segunda cidade mais populosa de Minas, atrás apenas da capital Belo Horizonte e deixando para trás cidades como Contagem e Betim.

O seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é considerado alto, maior que a capital mineira. Quem escolhe morar em Uberlândia, também terá uma localização geográfica privilegiada, já as rodovias que integram a cidade estão ligadas a grandes polos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília.

Vantagens de morar em Uberlândia

Conhecendo a história de Uberlândia, já sabemos o porque de morar na cidade. Além de uma das melhores cidades de Minas para viver, Uberlândia possui diversas outras vantagens, como o preço dos imóveis considerados baixos, já que a cidade oferece grande infraestrutura.

Mas as vantagens de morar em Uberlândia não param por aí. Vamos então explorar mais detalhes de morar na melhor cidade do interior de Minas.

1 – Melhor qualidade de vida

Mesmo com a crescente quantidade de habitantes (cerca de 683 mil, segundo dados do IBGE em 2018), Uberlândia mantêm seus ares de cidade interiorana. Há diversas áreas ambientais protegidas, e a cidade tem projetos para revitalizar sua área central.

Muitas pessoas acabam escolhendo Uberlândia como seu lar, afinal, a cidade possui a mesma estrutura de uma capital, mas sem o trânsito intenso que cidades grandes possuem. Também conta o custo de vida relativamente baixo de Uberlândia, o que atrai muitos estudantes. 

Outro fator importante para a qualidade de vida dos moradores de Uberlândia, está no fato de que a cidade possui o maior centro atacadista da América Latina.

Com tantas indústrias, a área de empregos também é bastante aquecida na cidade. O que se torna um grande atrativo para quem deseja morar em Uberlândia.

2 – Infraestrutura da cidade

Você sabia que em 2009, a ONU considerou Uberlândia a primeira cidade com acessibilidade no Brasil? Portanto, isto mostra que a cidade, como um todo, pensa em todos que moram lá.

No ano seguinte, a ONU novamente elegeu Uberlândia. Desta vez, como a cidade que mais progride na questão de qualidade de vida. 

Sua estrutura aérea, com o Aeroporto de Uberlândia, as rodovias e as ferrovias transformaram a cidade em um dos principais centros logísticos do país.

Uma das principais características de Uberlândia está no seu desenvolvimento harmonioso. Quem mora lá, sabe que o trabalho da sociedade, da iniciativa privada e do poder público, fazem a cidade crescer de forma saudável.

3 – Educação avançada

Uma das grandes vantagens de morar em Uberlândia, é contar com escolas em todas as regiões da cidade. Mesmo quem mora na zona rural, tem fácil acesso a escolas em bairros próximos.

Em 2015, a rede municipal já contava com 54 escolas. Além disso, a cidade conta com várias universidades particulares e uma federal, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Há também o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, que está situada na zona rural. Este instituto oferece tanto cursos técnicos, quanto superiores.

4 – Transporte urbano com muitas opções

O sistema de transporte urbano possui diversas opções, que atendem toda a cidade. Os terminais de ônibus são estrategicamente localizados nos principais bairros da cidade, que são interligados pelos ônibus expressos.

Além disso, os terminais são servidos de ônibus alimentadores, que atendem os bairros mais distantes. São cerca de 131 ônibus expressos e semi expressos, que rodam todos os dias. Todos os veículos possuem acesso para deficientes físicos, assim como o sistema de bilhete eletrônico.

5 – A cidade possui um rico patrimônio cultural

Morar em Uberlândia significa ter acesso a diversas opções de programas culturais. A cidade organiza diversos eventos e festas tradicionais, e que muitas vezes são realizadas em locais públicos.

O mais tradicional são as festas durante o carnaval. A cidade conta com quatro escolas de samba, além de bailes em clubes. Há também blocos de rua, realizadas pelos blocos Axé e Unidos de São Gabriel.

Também há as festas juninas, que acabam se estendendo para os meses de julho e agosto. Outras opções de lazer são os pontos turísticos da cidade, que são:

  • Mercado Municipal de Uberlândia, que está localizada no centro da cidade;
  • Museu Municipal de Uberlândia, também localizada no centro da cidade, é onde são realizados diversos projetos culturais;
  • Parque do Sabiá, que é um parque/zoológico e um estádio de futebol;
  • Parque Municipal Victorio Siquierolli, que é um museu de biodiversidade do cerrado e também um espaço com brinquedos para crianças;
  • Avenida Rondon Pacheco, que é considerado o corredor gastronômico de Uberlândia. Lá, está concentrada a vida noturna da cidade, com vários bares, restaurantes, cachaçarias e cafeterias.
  • Há também as praças Tubal Vilela, Clarimundo Carneiro, Sérgio Pacheco e da Bicota, que são pontos importantes da cidade.

6 – Uberlândia é um importante centro de turismo de negócios

Integrando o circuito turístico do Triângulo Mineiro, Uberlândia foi recentemente classificada pela International Congress and Convention Association (ICCA), como uma das principais cidades brasileiras para sediar eventos internacionais, ficando em nono lugar.

Essa entidade é a principal no segmento de turismo e eventos internacionais. Anualmente, são realizados diversos eventos empresariais na cidade, tanto nacionais quanto internacionais.

7 – Possui grande variedade de esportes

Assim como outras cidades do Brasil, em Uberlândia o principal esporte é o futebol. A cidade é sede do Uberlândia Esporte Clube, que manda seus jogos no estádio Parque do Sabiá.

Mas a cidade também possui outras equipes de esportes, como basquete, voleibol, rugby e outros. No basquete, por exemplo, possui a equipe profissional Unitri/Uberlândia, que utiliza o ginásio Homero Santos e a Arena Sabiazinho.

Há também a equipe de vôlei feminino, o Praia Clube. Além do time de rugby, se destacando Uberlândia Rugby Clube, assim como de futebol americano, hoquei e futsal. Ou seja, tem para todos os gostos!

Melhores bairros em Uberlândia

Como pode-se perceber, são muitas as vantagens de se morar em Uberlândia. Se sentiu atraído? Então vamos ver alguns bairros que são destaques na cidade.

 

  • Bairro Santa Mônica: é um bairro situado na Zona Leste da cidade, é marcado por ter uma forte zona comercial, com diversos estabelecimentos pelas principais avenidas do bairro. Além disso, ele conta com um campus da Universidade Federal de Uberlândia e está muito próximo do Parque do Sabiá. Assim, o bairro Santa Mônica é um dos principais e mais valorizados bairros de Uberlândia, e é indicado para estudantes e pessoas que preferem uma vida mais agitada.

 

  • Bairro Tubalina: bairro localizado estrategicamente na divisa entre as Regiões Sul e Oeste. A principal referência do bairro é a Praça São Francisco de Paula, que abriga a igreja católica São Francisco de Assis e concentra a maior zona comercial do bairro. Além disso, o bairro é próximo do Clube Praia, o principal clube da cidade, que possui uma estrutura impressionante, tanto esportiva quanto cultural.

 

  • Bairro Jardim Holanda: localizado na Zona Oeste da cidade, é um bairro indicado para as famílias, devido ao sossego e baixo movimento. Além disso, o bairro conta com o Clube de Águas Quentes Palmeiras, o lugar ideal para toda a família se divertir e relaxar, contando com uma vasta programação de atividades, tanto para adultos quanto para as crianças.

 

  • Bairro Gávea: localizado na Zona Sul, é um bairro residencial muito valorizado que vem se destacando como zona gastronômica em Uberlândia. No bairro temos o Parque Gávea e o Museu Dica, a faculdade Pitágoras, diversos condomínios residenciais e, além disso tudo, é muito próximo do Uberlândia Shopping.

 

  • Centro: Como em outras cidades do Brasil, o Centro é onde se tem a maior concentração comercial, mas diferente de algumas cidades, o Centro de Uberlândia é extremamente valorizado, tanto residencialmente quanto comercialmente. Além disso, o Centro se destaca quando o assunto é a vida noturna.

 

Aqui destacamos alguns bairros, mas é claro que outros outros bairros da cidade podem fazer mais sentido para seu estilo de vida ou momento atual. Para entender qual o bairro seria mais adequado para morar, confira algumas dicas e pontos para considerar ao se escolher seu novo bairro.

Custo de vida em Uberlândia

Com relação ao custo de vida em Uberlândia, o preço pago é extremamente justo, ou até mesmo barato, para a qualidade de vida que a cidade pode oferecer. A seguir apresentaremos um quadro comparativo do custo de vida, dados obtidos pelo site colaborativo Custo de Vida, com relação à três fatores, moradia, educação e lazer. A cidade  escolhida como parâmetro foi Belo Horizonte, por ser a capital de Minas Gerais e a cidade mais relevante em diversos aspectos no estado.

 

 

UberlândiaBelo HorizonteDiferença
Almoço em restaurante barato

 

R$ 10,55

 

R$ 13,31

 

20,7%

 

Entrada em boate

 

R$ 23,93

 

R$ 41,67

 

42,6%

 

Ônibus

 

R$ 4,30

 

R$ 4,50

 

4,4%

 

Etanol litro

 

R$ 3,08

 

R$ 3,03

 

-1,7%

 

Aluguel kitchenette (região cara)

 

R$ 645,45

 

R$ 1.090,91

 

40,8%

 

Aluguel apartamento 3qts (região cara)

 

R$ 2.364,71

 

R$ 1.208,33

 

48,9%

 


Como ter meu próprio imóvel em Uberlândia?

Viu só como morar em Uberlândia será um grande negócio para a sua vida? A cidade une características únicas de uma capital com o clima do interior.

Por este motivo, Uberlândia atrai muitos investimentos, principalmente no setor imobiliário. O resultado? Mais qualidade de vida para você e sua família, que poderão morar nos melhores bairros de Uberlândia.

E que tal adquirir seu apartamento próprio para morar? Na Ap Ponto você encontra os melhores condomínios em Uberlândia, escolha um que se encaixe melhor no momento de sua vida!

A AP Ponto está com prédios nos bairros Chácara Jardim Holanda e Chácaras Tubalina. E o melhor: todos com lazer completo, espaço fitness, segurança reforçada, salão de festas e vaga de garagem. Está esperando o que para conferir?

Veja o vídeo do nosso apartamento decorado e apaixone-se!

Além da garantia de morar perto de pontos importantes, como farmácias, universidades, padarias, supermercados e do shopping center.

Diferentemente do que o senso comum diz, comprar seu imóvel não precisa ser tão complicado, neste guia levantamos alguns pontos importantes para se entender antes de decidir pela compra de um novo imóvel, além disso, no nosso blog, temos diversas dicas que podem te ajudar a sair do aluguel e ter seu próprio imóvel.

Conclusão

Como você pode ver, Uberlândia tem tudo para oferecer todo conforto, segurança e lazer para você e sua família. Ao comprar seu apartamento com a AP Ponto, você irá morar nos melhores pontos de Uberlândia e ter condições diferenciadas de pagamento.

Com a AP Ponto, você financia seu imóvel pelo Minha Casa Minha Vida, aproveitando vantagens como maior tempo para quitar o AP e o subsídio oferecido pela Caixa através do programa.

Descubra mais sobre como realizar o sonho da casa própria e morar em Uberlândia, uma das melhores cidade de Minas para se viver! Agende um atendimento online  e converse com um de nossos atendentes. Estamos esperando por você!

dicas de onde morar em minas geraisPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR