morar em Santa Luzia

Morar em Santa Luzia – Motivos e vantagens para escolher Santa Luzia para morar

Provavelmente você já ouviu falar dessa cidade, não é? De qualquer forma, viemos te contar porque morar em Santa Luzia pode ser uma ótima opção para você.

Santa Luzia é uma cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte e conta com muitos fatores positivos para você e sua família ter uma ótima qualidade de vida, caso estejam considerando essa cidade como o seu futuro lar. 

É natural que a maior parte da população trabalhe em Belo Horizonte, mas com certeza isso não significa que você precise morar lá.

Se você procura um lugar mais tranquilo, Santa Luzia pode ser ideal, pois além de ser sossegado, possui todas as coisas para viver bem que estão presentes também em uma capital.

Ou seja, você não perde nada!  

Vamos te explicar, vem com a gente!

Vantagens de morar em Santa Luzia

1 – Distância

É a região metropolitana de Belo Horizonte mais perto. Possui apenas 25 km de distância do centro de BH e demora apenas 25 minutos de carro para chegar até lá.

Possui fácil acesso à Sabará e Contagem, pois a cidade oferece saídas direto para o anel rodoviário.

A mobilidade urbana também não é algo a se preocupar. Isso porque possui linhas de ônibus que levam você a qualquer lugar em Belo Horizonte e outras cidades ao redor.

Os ônibus fazem integração com o Move, então não se preocupe em pegar trânsito ou com o preço das passagens, por exemplo.

Além de tudo, fica muito próximo ao Aeroporto de Confins, Cidade Administrativa e Venda Nova, região norte de Belo Horizonte.

Legal, né? Se a distância era um ponto negativo para você, pode riscar da sua lista. Vamos ao próximo!

2 – Segurança, Saúde e Educação

Santa Luzia possui 3 portais que marcam o limite com Belo Horizonte e Sabará e fazem parte da identidade da cidade. Além de integrar o sistema de segurança, pois possuem policiamento constante.

Possui batalhão de Polícia em local estratégico, novas unidades móveis de saúde (SAMU) e certamente as ruas estão mais seguras. 

Após o Delegado Christiano Xavier, assumir a prefeitura há quase um ano, muita coisa mudou.

Exemplo disso é a segurança, já que podemos ver em qualquer lugar da cidade mais policiamento, o que garante mais tranquilidade para a população.

Além disso, possui o Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto, conta com 170 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.

O Hospital São João Deus está em reforma e em breve voltará ao funcionamento normal.

E existem Unidades de Pronto Atendimento (UPA) espalhados pelos bairros da cidade, como São Benedito e Bom Destino.

Em educação, Santa Luzia também não deixa a desejar, segundo dados do IBGE divulgados em 2018, a cidade possui 59 escolas de ensino fundamental e 24 de ensino médio da rede pública. 

Há também escolas particulares e faculdades, como a Facsal (Faculdade de Santa Luzia), Faculdade FAEL, Uninter, Unopar, e tantas outras.

Dessa forma, opções não irão faltar para você ou para seus filhos.

Agora que você está mais tranquilo em relação ao itens básicos que uma cidade precisa oferecer para a população e viu que Santa Luzia proporciona tudo isso com excelência, vamos continuar!

3 – Compras

Opções de compras em Santa Luzia não faltam, e não se preocupe, o custo de vida é barato.

Isso porque possui grandes supermercados, como o Apoio Mineiro, Supermercados BH e Decisão Atacadista. 

Além disso, há lojas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, padarias, e mais várias outras.

Há também uma Feira de Produtos Agroecológicos todos os sábados.

Portanto, é uma oportunidade para comprar produtos sem agrotóxicos, para quem gosta de manter uma vida saudável.

4 – Lazer

Santa Luzia oferece opções de lazer para todos os gostos: do mais badalado ao mais tranquilo.

Para os mais tranquilos, que gostam de fazer passeios em família, Santa Luzia com seu charme de cidade histórica porém moderna.

Como uma típica cidade imperial, possui um grande legado histórico para quem passeia pelas ruas do centro, como a Rua Direita, por exemplo.

A Igreja Matriz de Santa Luzia traz uma experiência incrível a quem passa por lá, com seus detalhes em ouro e pinturas requintadas.

Há também a Casa de Cultura (antigo Solar Teixeira da Costa), possui um museu histórico com peças do século 18.

O Solar da Baronesa, maior construção de época de Santa Luzia, tem decoração de ouro e belos lustres.

O Convento de Macaúbas é um ótimo lugar para compras, isso porque oferece doces, licores e vinhos produzidos pelas freiras da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição.

Outras opções de lazer

Possui belos parques também, se você prefere um passeio mais ligado à natureza. O Parque Municipal e o da Gruta são ótimas opções para levar a família e os amigos.

Há também chácaras e clubes com o Vesper Country Club. 

Ah! Não podemos nos esquecer do Mega Space. É o maior centro de eventos de Minas Gerais e já recebeu milhares de pessoas em shows musicais e automobilísticos.

Além disso, é o único autódromo licenciado em Minas Gerais.

Se você gosta de carro ou moto e aprecia uma boa corrida, acontecem toda semana eventos de arrancada e tem até campeonatos. 

Para os baladeiros, a cidade oferece bares, espeterias e restaurantes dos mais variados para quem aprecia a boa culinária mineira.

Temos o Trilhas da Serra, que oferece vários passeios também para você curtir o dia, Pau Terra, Churrascaria Trem Di Jeca e muitos outros.

Além disso, tem grande variedade de pizzarias e lanches rápidos, que você também consegue pedir de casa.

Festas típicas

Todo ano, no dia 12 de dezembro, é comemorado o dia da Padroeira da cidade, Santa Luzia. 

E eles preparam uma grande festa religiosa para celebrar esta data tão importante com show pirotécnico (fogos de artifícios), feiras de produtos diversos e missas.

Pessoas de vários cantos do Brasil vêm celebrar junto, como resultado, movimenta e aquece a economia da cidade.

Viu como Santa Luzia é maravilhosa? Certamente não deixa a desejar em nenhum quesito de “cidade grande”.

No site da Prefeitura de Santa Luzia você tem acesso a todas as informações do que acontece na cidade. 

 

História de Santa Luzia

Para você conhecer como surgiu Santa Luzia, vamos contar um pouco da sua história, assim, quando você se mudar vai saber tudo e poder passar para frente.

Tudo começou em 1692, quando aventureiros em busca de riquezas descobriram Santa Luzia. 

O primeiro núcleo da Vila, às margens do Rio das Velhas foi erguido durante uma expedição dos remanescentes da bandeira de Borba Gato, no garimpo de ouro de aluvião.

Depois de uma enchente no rio ter destruído o pequeno povoado, mudaram-se para o alto da colina, onde hoje é o Centro Histórico da cidade.

Em 1697, o povoado recebeu o nome de Bom Retiro e apenas em 1924 passou a se chamar Santa Luzia.

Santa Luzia tornou-se grande centro comercial após a exploração do ouro, sendo ponto de parada de tropeiros que iam até o vilarejo para negociar e comprar mercadorias. 

Após a visita do Imperador D. Pedro II, em 1881, Santa Luzia recebeu o título de Cidade Imperial, com registros históricos de sua hospedagem no Solar da Baronesa.

 

Padroeira da cidade

A Padroeira da cidade, como o próprio nome diz, é Santa Luzia.

A história conta que um pescador, chamado Leôncio, tinha problemas na visão e observou um objeto brilhando à beira do rio.

Quando a pegou, era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos. Dessa forma, o pescador voltou a enxergar, registrando o primeiro milagre da santa.

Depois disso, a imagem foi levada para a capela do arraial, e tornou-se a padroeira do município. 

O Sargento Mór Pacheco Ribeiro, que morava em Portugal, fez uma promessa para a santa após ficar cego. Se voltasse a enxergar, se mudaria para a cidade.

E após receber a cura, se mudou com a família para Santa Luzia e construiu um templo, hoje conhecido como a Igreja Matriz de Santa Luzia.

 

Dias atuais

Hoje, Santa Luzia possui uma população de 218.147 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2018 e tem 172 anos e o aniversário da cidade é dia 18 de março.

Sua economia está em constante crescimento, nos últimos 4 anos a taxa de crescimento foi de 13% e o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 78%.

Isso porque a cidade possui várias empresas de segmentos diversos instaladas em seu distrito industrial.

Uma delas é a fábrica de café 3 Corações, e como resultado, deixa um aroma de café maravilhoso nas regiões próximas.

Esse crescimento é consequência do desenvolvimento econômico e social e investimento em geração de empregos, atendimento social e preservação da cultura da cidade.

 

Onde encontrar meu imóvel para morar em Santa Luzia

Concluindo, já ficou mais que comprovado que morar em Santa Luzia tem muitas vantagens. Pois é uma cidade tranquila, segura, com saúde, lazer e educação.

Portanto, oferece qualidade de vida tanto quanto cidades capitais.

A AP Ponto possui apartamentos novinhos para você comprar com condições especiais.

Tem entrada em até 60 vezes e, além disso, você pode adquirir através do Programa Minha Casa Minha Vida. Perfeito, não é?

Confira nossos empreendimentos em Santa Luzia, que possuem guarita para segurança 24h, playground, vaga de garagem demarcada e muito mais!

Além disso, tem vizinhança privilegiada, com comércio, escolas, farmácias, supermercados e padarias próximos.

Tudo o que sua família precisa para ter uma vida tranquila e morar em Santa Luzia. Se interessou? Entre em contato com a gente e não perca mais tempo.

Tem um AP Ponto esperando por você em uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais!

Você também pode agendar uma visita em uma de nossas lojas e conversar com nossos consultores.

dicas de onde morar em minas geraisPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR