morar em Betim

Morar em Betim: saiba tudo sobre a cidade

Se você chegou até aqui, provavelmente está considerando morar em Betim, não é mesmo? Pois é, realizar o sonho da casa própria é uma grande conquista que requer algumas avaliações antes de fechar o negócio. 

Entre essas avaliações que devem ser consideradas está a escolha do bairro ou cidade para morar.

Isso inclui diversos fatores, como saúde, transporte, lazer, segurança, qualidade de vida, emprego e estrutura do município e, como isso irá influenciar a sua rotina.

Por isso, vamos te contar tudo sobre a cidade de Betim e porque pode ser uma ótima escolha para você e sua família. Vem com a gente!

Localização

Betim é um cidade que pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. E, se você trabalha em Belo Horizonte ou precisa visitar a cidade com frequência, não se preocupe, pois Betim está apenas a 32 km de distância da capital mineira e você demora apenas 30 minutos para fazer o percurso.

Além disso, possui duas vias de acesso, a Via Expressa de Contagem e a BR-381. O que facilita também o acesso para o Rio de Janeiro e São Paulo.

O benefício de escolher morar em Betim, e não a capital é a tranquilidade que não se encontra nos grandes centros, o custo de vida é mais barato e o transporte é mais acessível. Mas sobre isso vamos falar daqui a pouco, continue a leitura!

Segurança

Outro fator importante, se não for o principal, é a segurança. Afinal, se sentir seguro na cidade em que mora faz parte de uma boa qualidade de vida.

Segundo dados do IBGE de 2019, estima-se que Betim possui 439.340 habitantes e, de acordo com dados atualizados do SESP (Secretaria do Estado de Segurança Pública), em 2019 Betim registrou a menor incidência de homicídios consumados desde 2012.

Isso é resultado de um trabalho de todas as forças de segurança e capacitação dos agentes. Além da implantação de 15 bases móveis comunitárias da Polícia Militar em setembro de 2018, aumentando a segurança da população nas ruas da cidade e fortalecendo a luta contra a violência.

Então pode vir tranquilo, se você morar em Betim, está tudo sob controle por aqui.

Educação

Betim possui 120 escolas de ensino fundamental e 37 de ensino médio da rede pública, de acordo com dados do IBGE de 2018. E uma taxa de 98% de escolarização de crianças de 6 a 14 anos. 

Já as faculdades, opções também não faltam. São mais de 15, no mínimo, para você ou o seu filho não parar a vida acadêmica. 

PUC, UNA, Estácio, Fisbe, Pitágoras, UninCor, Unopar, Uninter e muitas outras. Há também a IFMG, universidade pública! 

Mas se você estuda em Belo Horizonte e não deseja realizar a transferência para qualquer faculdade em Betim, o transporte público é muito facilitado e você não precisa se preocupar.

Transporte Público

Betim possui uma infinidade de linhas de transporte público coletivo que circulam dentro da cidade e também entre cidades vizinhas ou outras cidades até um pouco mais distantes.

Exemplos são a cidade de Belo Horizonte, Contagem, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho, Sarzedo, Mateus Leme, Esmeraldas e muitas outras. Tem até ônibus direto para o Aeroporto Internacional de Confins.

Além disso, utiliza o aplicativo Moovit para informar aos usuários, em tempo real, rotas dos ônibus, tempo de viagem, horários e valor da tarifa. Além de fornecer alertas para descer no ponto seguinte de acordo com a necessidade de cada pessoa.

É muita facilidade para quem quer morar em Betim e depende do transporte público para se locomover. 

Saúde

Betim possui mais de 73 estabelecimentos de saúde pública (SUS) e muitos hospitais e clínicas particulares.

Em janeiro deste ano, foi inaugurado uma unidade do Hospital Mater Dei na cidade. E conta também com o Hospital da UNIMED, inaugurado em abril de 2019.

Além disso, possui 4 Unidades para Atendimento Imediato (UAI) em lugares estratégicos da cidade, a fim de atender todos as 8 regiões de Betim.

Isso também ajuda a agilizar o atendimento em outras unidades, como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já que transfere urgências ao UAI.

O telefone e endereço de cada unidade pode ser acessado através do site da prefeitura de Betim.

Também possui o programa de Atenção à Saúde, uma rede assistencial estruturada e integrada composta por unidades de atenção básica e especializada, urgência e emergência, hospitalares e unidades de apoio diagnóstico e terapêutico.

Lazer e Turismo

Apesar de Betim não estar entre os destinos turísticos mais procurados em Minas Gerais, possui ótimas opções de lazer para sua população.

Quem gosta de atividades tranquilas e ao ar livre, como praticar esportes ou passear e até fazer um piquenique, pode aproveitar a beleza do Parque Bastimal e Ecológico Pastor José Alexandre Haméz.

Além disso, ocorre eventos em praças promovidos pela Funarbe (Fundação Artístico-Cultural de Betim) com shows e feira recreativa.

Há também o Parque de Exposições, com eventos anuais

Já quem curte também uma atividade mais radical, tem o Kartódromo Internacional de Betim que possui competições profissionais de Kart ou até mesmo a pilotagem amadora, que qualquer pessoa pode participar, pois não é preciso ter carteira de habilitação ou experiência.

Há também o Horto Municipal, que possui pista de skate, pista para Jogos de Malhas e Ginásio Poliesportivo Divino Braga.

No Shopping Monte Carmo, você encontra 12 pistas de Boliche, sinuca, games, espaço para crianças e bares. Uma ótima opção para se divertir com os amigos e a família.

Para passeios culturais, há a opção do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e a Casa de Cultura Josephina Bento, patrimônios históricos que contam a história da cidade.

Além disso, Betim fica pertinho de Brumadinho, onde possui o maior Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico do Brasil e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo: Inhotim.

Também tem bares, restaurantes, shoppings como o Partage Shopping Betim, Betim Shopping e o Monte Carmo Shopping. Grandes supermercados, como o Apoio Mineiro, Supermercados BH, ABC Atacadista e muitos outros.

Opções não faltam para você que pretende morar em Betim se divertir e fazer as compras de rotina.

Custo de vida 

Como falamos, é natural que regiões metropolitanas possuam um custo de vida mais barato em relação às capitais.

Em Betim não é diferente. Em uma comparação de custo de vida básico realizado entre Betim e Belo Horizonte no site Custo de Vida, restaurantes, lazer, alguns itens  de supermercado, gasolina, transporte público, educação particular e moradia são, em média, 30% mais baratos em Betim do que na capital.

Interessante, não é?

História e Crescimento

Desde 1940, a região de Betim começou a receber grandes instalações de empresas do ramo automotivo e petroquímico devido a facilidade de logística que trazia.

Atualmente, Betim possui indústrias de metalurgia, mecânica, logística e alumínio. Isso trouxe muitos investimentos para a cidade, incluindo uma nova obra de instalação do novo anel rodoviário, interligando as principais rodovias brasileiras, como a BR-040, BR-262, e BR-356.

A Refinaria Gabriel Passos (REGAP) é uma refinaria de petróleo da Petrobrás e está localizada em Betim e é responsável por 56% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) repassados para a cidade.

Em março deste ano (2019), completou 51 anos de operação. É fonte de renda e de trabalho para a cidade, sendo um dos empreendimentos mais marcantes de Minas Gerais.

Também, localizado em Betim, está a fábrica de automóveis da Fiat, a sétima maior fabricante mundial de automóveis.

Inaugurada em 1976, tem capacidade produtiva de 800 mil veículos por ano, e também é fonte de renda e emprego para a população.

Como consequência, Betim também teve muito crescimento no ramo imobiliário e hoteleiro.

Isso tudo fez e continua fazendo de Betim uma grande cidade, que possui, atualmente, o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado de Minas Gerais.

Em relação à sua história, Betim surgiu quando Joseph Rodrigues Betim, obteve em 1711, a carta de Sesmaria relativa ao território localizado no Vale do Ribeirão da Cachoeira, hoje conhecido como Rio Betim, que pertenciam à Vila Real de Sabará.

Apenas em 1938, através do Decreto do Governador Benedicto Valladares Ribeiro, Betim foi elevado a município no dia 17 de dezembro. Data em que se comemora o aniversário da cidade.

Você pode acessar a história completa da cidade no site da prefeitura da cidade.

Onde morar em Betim

Não resta dúvidas que Betim é uma cidade bastante promissora e oferece ótima qualidade de vida.

Se você está procurando por um lar nesta cidade, a AP Ponto possui empreendimentos perfeitos para você e sua família.

São apartamentos prontos para morar ou ainda em construção, que você pode adquirir com os benefícios do programa Minha Casa Minha Vida, com entrada em até 60x ou podem ser até 100% financiados.

Ufa, é muita informação boa de uma vez, não é?

Então aproveita que estão localizados nos melhores bairros de Betim, como o Vila Presidente Kennedy, Duque de Caxias, Sítios da Baviera, Bom Retiro, Vargem das Flores, São Caetano e Nossa Senhora das Graças.

Todos ficam próximos a hospitais, escolas, padarias, supermercados e comércio.

Além disso, possuem guarita para porteiro 24h, playground, quadra esportiva, salão de festas, vaga de garagem demarcada, bicicletário, horta, espaço fitness, churrasqueira, piscina e muito mais!

Ah, e você consegue adquirir um AP pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Se quiser conhecer mais sobre os condomínios da AP Ponto em Betim, aqui contamos tudo para você:

Condomínios AP Ponto em Betim

Perde tempo mais não, aproveita para garantir o seu AP em Betim.

Agende uma visita em uma de nossas lojas!

 

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR