morar em apartamento

Morar em apartamento: 5 vantagens de viver no seu Ap

Muitas pessoas tem receio de morar em apartamento por acreditar que pode ser uma experiência ruim. Porém, morar em um apartamento possui muitas vantagens, e significa mais segurança e conforto para você e sua família.

Tanto apartamento, quanto casa, possuem suas vantagens e desvantagens. Porém, as construções mais recentes de prédios priorizam não só o apartamento em si, mas também a inclusão de opções de lazer.

Hoje, é possível morar em prédios com quadra de esportes, playground para crianças e churrasqueira. Mas, é preciso ter cuidado, pois mesmo com essas opções, a escolha do apartamento deve ser feita de forma criteriosa.

Para não errar na escolha do seu novo lar, confira as vantagens de morar em apartamento.

Veja também as regras mais comuns nos condomínios, para que você e sua família não sejam pegos de surpresa ao se mudarem.

5 vantagens de morar em apartamento 

Morar em apartamento possui diversas vantagens do que morar em uma casa. A questão da segurança, economia e localização são os principais fatores que levam as pessoas a escolherem a morar em apartamentos.

Entretanto, existem fatores mais profundos, que irão pesar na decisão de onde morar. Afinal, é uma decisão para o futuro seu e da sua família.

Dito isso, as principais vantagens de morar em apartamento são:

Segurança vem em primeiro lugar

Uma das maiores vantagens de morar em apartamento é a segurança. Ela é muito maior, principalmente se comparado com morar em uma casa.

É claro que a segurança depende do quanto o condomínio irá investir nisso. Mas para não errar na escolha, é preciso conferir quais opções de segurança que são oferecidas no apartamento que você quer morar.

Muitos empreendimentos da AP Ponto contam com portaria 24 horas, mas outros com diferenciais de pré disposição para sistema de segurança e porta de blindex com eletroímã. Estes itens são essenciais para garantir sua segurança e de sua família.

Além disso, a proximidade com vizinhos ajudam na segurança. Vizinhos tem o hábito se cooperarem de forma natural. Quando vemos movimentos, pessoas ou barulhos estranhos próximos, sempre avisamos aos outros.

E quando ocorrer uma possível situação de perigo, temos outras pessoas para ajudar. Mas, o sistema de segurança já consegue inibir pessoas mal intencionadas.

Áreas de lazer completas

Imagine morar em um local que possui espaço ao ar livre, playground para crianças, salão de festas, churrasqueira e quadra esportiva? Em construções mais novas, isto é uma principais prioridades das construtoras.

Nem todos os prédios possuem áreas de lazer, mas os condomínios mais novos, possui diversos espaços que garantem conforto para todos da família. Assim, você terá um ótimo espaço para reunir a família para uma pequena festa!

Como os prédios possuem área livre própria, significa que você e sua família podem cuidar da saúde tomando um sol e ar fresco, além de se divertir.

Neste caso, significa também não ter de se preocupar com manutenção destes espaços. Estes espaços, como jardins e quadra de esportes, necessitam de limpeza e cuidados. Mas, no caso de quem mora em apartamento, essa manutenção fica por conta do condomínio.

Economia é mais dinheiro no seu bolso

Como citado acima, morar em apartamento significa poder economizar em gastos de manutenção e outros. No condomínio, você terá acesso a muitas opções para cuidar de si e da família.

Essa economia irá refletir nas suas finanças. Com isso, é possível ter um planejamento financeiro melhor e investir seu dinheiro de forma mais tranquila.

Além disso, a economia reflete também na hora de comprar o apartamento. Casas são mais caras, tanto no valor de compra, quanto no aluguel.

Os apartamentos possuem preços mais em conta, são mais fáceis de comprar e financiar e possuem despesas menores. Com isso, é possível também investir em melhorias no apartamento.

Seu lar sempre limpinho

Quem mora em casa sabe o quanto a limpeza é uma parte trabalhosa. Pois, além da área interna da casa, também possui outras áreas que precisam de limpeza, como garagem e varanda.

Todas estas tarefas tomam muito tempo, e morar em apartamento significa otimizar este tempo e conseguir deixar seu lar sempre limpo.

O apartamento, como é um espaço menor, será bem menos trabalhoso de limpar. Assim, como as áreas externas, que ficam sob responsabilidade do condomínio.

Socialização 

Algumas pessoas consideram uma desvantagem morar em um local com muitos vizinhos. Mas a verdade é que a socialização é muito importante no nosso dia a dia.

Ao morar em um local próximo a outros vizinhos, a chance de fazer novas amizades aumenta. Isto é muito importante, principalmente para crianças, já que brincar na rua é pode ser perigoso.

Nos prédios, os vizinhos podem dividir as áreas de lazer. As crianças podem brincar juntas no playground ou na quadra de esportes.

Quando moramos em condomínios, podemos dividir caronas com vizinhos e até mesmo receber ajuda em momentos de necessidade. A socialização é muito importante para o nosso cotidiano.

Conheça as regras para morar em apartamento sem dor de cabeça 

Por mais que existem diversas vantagens de morar em apartamento, é preciso seguir regras para que você não tenha dores de cabeça. Manter a ordem é essencial para uma convivência com vizinhos.

Muitas pessoas estranham as regras para morar em apartamento, principalmente quem morou em casa antes. Porém, seguir as regras não exigem muito esforço, e acabam virando algo natural com o tempo. No geral, as principais normas para morar em apartamento são:

Dias e horários de reforma

Quando vamos morar em apartamento, é natural querer fazer pequenas reformas para deixar o espaço do nosso jeito.

Mas, para realizar as reformas, é preciso confirmar com o responsável pelo condomínio os dias e horários para fazer as reformas. Geralmente, são em dias úteis e no horário comercial.

Além disso, é preciso frisar que o morador de um apartamento não pode alterar a fachada ou áreas comuns do condomínio. A questão do bom senso é primordial neste caso.

Boas práticas na hora de se mudar

É essencial começar no novo apartamento com o pé direito. Ao se mudar, procure informações com o condomínio sobre regras em relação aos dias e horários em que a mudança pode ser feita.

Geralmente, quando vamos desocupar o atual imóvel em que moramos e se mudar para outro, temos um prazo de 30 dias para realizar a mudança.

Durante este período, avise ao síndico ou responsável pelo condomínio sobre a sua mudança, para evitar transtornos futuros. Começar a ter boas práticas, já antes de se mudar, é essencial para a construção de um ambiente mais tranquilo na sua futura casa.

Vaga de garagem

Até mesmo em condomínios de prédio individual, as vagas de garagem são demarcadas. É essencial respeitar a sua vaga e a de outros moradores.

Se a sua vaga é somente para um carro, não tente guardar dois nela. Também não tente estacionar seu carro em uma vaga que parece estar sem dono.

Caso você tenha mais de um veículo, olhe com o síndico e com outros moradores se não há vagas sendo alugadas. Da mesma forma que você não quer uma pessoa invadindo seu espaço, você também deve respeitar o espaço dos seus vizinhos.

Respeite o espaço de convivência

Morar em apartamento é um exercício diário de respeitar o espaço de convivência. Além das regras acima, cada condomínio possui suas regras e elas devem ser seguidas por todos.

Por mais que você não concorde com algumas delas, é preciso segui-las. Afinal, elas foram votadas e aprovadas pela maioria dos moradores.

Caso queira, participe de assembleias e reuniões no condomínio. É lá que se discute e vota pautas de interesse. Por fim, é importante evitar entrar em quaisquer tipos de boatos e “fofocas” sobre vizinhos. Lembre-se, a convivência saudável é a melhor saída para resolver conflitos com eles.

Conclusão

Como podemos notar acima, morar em apartamento possui diversas vantagens que morar uma casa não possui.

Outra vantagem é que os apartamentos mais novos e os que estão para construir, são planejados para serem próximos de diversos tipos de comércios e terem áreas de lazer maiores.

Se você quer morar em apartamento, mas não tem ideia por onde começar, uma boa opção é conferir as opções de apartamentos na planta. Confira nosso artigo especial para comprar um AP na planta e não errar na escolha!

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
dicas de onde morar em minas geraisPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR