morar de aluguel

Morar de aluguel: conheça as 5 complicações que você pode enfrentar

Morar de aluguel é uma forma de moradia temporária que muita gente cogita em algum momento da vida. Mais procurados por jovens, o aluguel é um escape onde contratos curtos, uma fácil entrada e saída são muito visados. 

É uma alternativa muito boa para quem quer estar mais perto do trabalho, faculdade, querendo dividir um aluguel com o amigo, etc. 

Existem muitas informações por aí que nos contam sobre os benefícios, mas como nem tudo são flores, achamos necessário trazer algumas verdades sobre aluguel que ninguém te contou (ainda). 

E, por isso, listamos hoje 5 complicações que você enfrenta ao morar de aluguel:

1 – Ao morar de aluguel, você passa por muitas situação imprevisíveis

Alugando um imóvel você tem o risco de ter surpresas desagradáveis, como a de ter que se mudar, por exemplo. 

Aluguéis geralmente têm contratos curtos que tem que ser constantemente renovados, algo pode dar errado como oferecem uma oferta melhor do que a que você está pagando e ao fim do contrato você ter de se mudar em breve, ou até coisas mais radicais como uma quebra de contrato e você ter de se mudar imediatamente. Mesmo pagando para morar ali, aquele lar não te pertence.

Quando o período locatário está no fim é um momento muito complicado, tem aquela insegurança já que o contrato pode ser renovado ou não. Você tem que ser precavido, esteja de olho no mercado para ter um plano B.

Imprevistos acontecem, principalmente em momentos de crise financeira, onde você pode receber a notícia de um aumento no valor do aluguel, que são constantemente alterados, dependendo do contrato, é claro. 

A lei permite que o valor dos aluguéis seja reajustado periodicamente, conforme a inflação calculada. Por isso é bom sempre fazer um contrato bem completo e amarradinho.

2 – Ao morar de aluguel, você encontra muita burocracia para alugar um imóvel

Procurar um imóvel para alugar já é em si uma tarefa bem difícil, ainda mais quando não se tem um conhecimento sobre o mercado imobiliário.

Depois de achar um imóvel ideal, aí vem a pior parte que é a burocracia do aluguel, o processo de fechamento de acordo, documentos, comprovações de renda, reconhecimento de firmas, autenticações em cartórios e busca por um fiador. Tudo isso pode ser muito desgastante e demorado.

Outra coisa que existe em contrato que pode te incomodar um pouco são as vistorias periódicas. Independente se você paga tudo certinho dentro do prazo e cumpre com todas as regras colocadas pelo dono do imóvel, ele pode solicitar vistorias e você é obrigado a ceder, o dono tem por lei direito a essas verificações em sua propriedade.

3 – Ao morar de aluguel, você tem que ter autorização para qualquer modificação no imóvel

Geralmente é o inquilino que pede para o dono do imóvel alugado para fazer modificações e manutenções em qualquer estrutura, podendo ser feita ou não, dependendo da urgência. 

Mas o inquilino nunca deve fazer qualquer mudança na estrutura sem que o dono saiba, mesmo que for para melhorá-la, tal mudança pode ser mal recebida e o inquilino ser multado ou até consequências piores. 

Sendo assim, se você mora de aluguel, peça ao dono do imóvel por escrito solicitando alguma alteração e caso ele decida que você pode fazer, recolha a assinatura dele nessa solicitação e guarde o comprovante.

4 – Ao morar de aluguel, você não para quieto em um lugar

Quem mora de aluguel geralmente está sempre se mudando, seja por contratos encerrados, desacordos, etc. A verdade é que a grande maioria nunca fica por muitos anos em um mesmo lugar e tem que se mudar.

Essas mudanças podem ser para lugares melhores, ou não. Essa vida de aluguel dá dor de cabeça principalmente quando se tem filhos, onde se caso a pessoa precise se mudar terá que mudar as crianças de escola.

Sem contar que é estressante ficar embalando e desembalando materiais, gastando dinheiro com carretos, carregando móveis pesados, etc. Esse é um grande motivo para se repensar se vale a pena morar em um imóvel alugado, qualquer desavença pode ocasionar em uma mudança urgente.

5 – Ao morar de aluguel, você investe em algo que não é seu

Mesmo se você conseguiu alugar um excelente imóvel por um baixo preço, isso não muda o fato de que você está aplicando uma alta quantia de dinheiro mensal em algo que não te pertence.

Aluguéis não são baratos e a grande maioria de quem mora de aluguel tem que dividir o valor em no mínimo duas pessoas. Mesmo que você não esteja planejando morar por muito tempo naquele lugar, as mensalidades que você pagar ali serão um dinheiro que não voltará pra você e que você poderia investido em um lugar que seja seu.

Veja como investir na casa própria e sair do aluguel de uma vez por todas.

Conclusão

Estas são as 5 complicações que você enfrenta vivendo de aluguel, esperamos que tenha sido instrutiva. É claro que às vezes morar de aluguel vale a pena se for realmente temporário. Mas se for um prazo maior ou sem previsão de término, leve em consideração investir seu suado dinheiro em um imóvel que será seu e você não terá essas desvantagens de morar de aluguel.

Se você se identificou com o que falamos aqui, e deseja urgente sua casa própria, saiba que aqui na AP Ponto você pode pagar parcelas fixas do seu apartamento próprio mais baixas que aluguel.

 

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR