Materiais Recicláveis para Decoração

Material reciclável para decorar: 12 ideias para uma casa sustentável

A decoração de uma casa ou AP novo é um dos pontos altos de quem realiza este sonho. E para deixar esta etapa ainda mais criativa e bem mais econômica e sustentável, é possível utilizar materiais recicláveis para decoração.

Muitas pessoas tendem a ouvir isso com estranheza pela primeira vez. Quando estão pensando em decorar seu imóvel novo ou mesmo no qual já moram e que está pedindo aquela renovada.

Mas, saiba que esta é uma tendência forte no universo da decoração.

Com uma certa de dose de criatividade e bom gosto, é possível decorar a sua casa ou AP com materiais recicláveis, deixando-a com o seu estilo e ainda ajudando a natureza no meio disso tudo. Vamos ver como?

Quais tipos de materiais recicláveis para decoração podem ser utilizados?

Ouvir que alguém decora a sua própria casa com materiais que iriam para o lixo ou seriam enviados para a reciclagem pode até soar bem estranho de cara.

Porém, existem alguns matérias recicláveis que, quando bem estilizados, podem muito bem serem reutilizados, em funções que você nunca imaginou.

Por isso, aí vão 12 dicas de materiais recicláveis para decoração. Coloque a sua criatividade para funcionar e deixe a sua casa ou AP ainda mais bonitos, com estas dicas que irão fazer bem também, para a natureza. Confira!

  1. Caixa de ovos para fazer arranjo de flores

O primeiro material reciclável para decoração com o qual vamos começar são aquelas famosas caixas de ovos. A maioria de nós tende a descartar aquelas caixinhas, sem ver muitas outras possibilidades de uso para elas.

Mas é possível fazer pequenos arranjos de flores artificiais com elas. Para fazer, o primeiro passo é recortar os espaços dos ovos da caixa e deixa-los em formas de pétalas.

Em seguida, com o auxílio de cola quente, vá encaixando estas pétalas, como se fossem as várias pétalas de uma rosa, por exemplo.

Você ainda pode utilizar aquelas caixas de ovo verdes para fazer folhas e decorar ainda mais o seu arranjo de flores artesanal.

  1. Garrafa de vidro coloridas como vasos de flores

As garrafas de vidro, quando descartadas no meio ambiente, podem se tornar muito perigosas.

Além do risco para pessoas e animais, que podem se ferir com cacos de vidro, este material ainda precisa de 4 mil anos para se decompor. Por isso, a natureza sempre vai agradecer quando outros destinos forem dados ao vidro.

E uma das formas de reutilizá-lo é fazendo pequenos vasos de flores com eles. Para fazer, é muito simples:

  • Coloque tinto dentro da garrafa;
  • Em seguida, vá a girando devagar, de modo que a tinta se incorporar em toda a parte interna da garrafa;
  • Por fim, coloque flores naturais ou artificias, reutilizando a garrafa de vidro e harmonizando o ambiente de sua casa.

Vasos de flores com garrafa de vidro

  1. Garrafas PET para fazer uma horta vertical

As garrafas PET, aquelas de refrigerantes que todos nós conhecemos, também é um dos melhores materiais recicláveis para decoração.

É possível fazer muitas coisas com elas. E uma destas coisas é um vaso para horta vertical, ideal para a decoração de áreas externas.

Para criar um, bastar fazer um buraco no meio da garrafa, como se estivesse “abrindo a barriga” dela. Em seguida, prenda ela na parede com algum prego ou parafuso.

Por fim, encha a parte interna com terra e adubo, colocando as sementes ou mudas das plantinhas que quiser ver crescendo em sua hortinha vertical.

Horta vertical com garrafa PET

  1. Latas para fazer lixeiras para quarto de bebês

Uma forma de reutilizar aquelas latas de alumínio, é criando uma bela lixeira estilizada para o quarto de bebê.

Para fazer, utilize uma lata grande de alumínio e a decore com algum papel de tecido da sua preferência. Cole este tecido com cola quente junto a lata e estile ele com algum babado, por exemplo.

Para a tampa da lixeira, basta um pequeno recorte de papelão, no formato da boca da lata, podendo ser decorado no mesmo estilo.

Você também pode fazer esta lixeira, com o mesmo tipo de material, par outros cômodos de sua casa, como a cozinha ou seu quarto. Apenas mudando a decoração externa da lata.

  1. Copos plásticos para fazer uma luminária

Outra forma de colocar a sua criatividade em prática e ainda ajudar a natureza, utilizando matérias recicláveis para decoração, é com o uso de copos plásticos, para a criação de uma luminária.

Para fazer, grampeie três copos juntos, na borda e no fundo de cada um. Em seguida, vá grampeando os conjuntos de três copos, até forma uma esfera com meio oco.

Deixe uma abertura para que a lâmpada possa ser colocada. A lâmpada deverá estar em um soquete e pendura em um fio próprio para luminárias de teto.

Por fim, coloque a lâmpada no centro da esfera dos copos plásticos. Tomando cuidado para que a lâmpada não encoste nos copos.

  1. Caixas de sapato para fazer organizadores

A criação de uma peça de decoração para sua casa com uma caixa de sapato também é possível. E a ideia que iremos passar aqui, é para que você faça uma caixa organizadora.

Basta encapar a caixa de sapato com algum tecido que você preferir. Você também pode cortar pequenos pedaços de papelão, para criar compartimentos na sua caixa nova organizadora.

Outra possibilidade é colocar alças, para deixar a caixa pendurada. Ou mesmo decorá-la internamente, para que seja o compartimento de organização de maquiagens, por exemplo.

Organizadores de caixas de sapato

  1. Cano de PVC para fazer cabideiros

O seu armário está precisando de uma renovação ou suas roupas já não cabem mais no seu velho guarda-roupa? É possível construir uma arara, também chamada de cabideiro, com canos de PVC.

É muito simples: tudo o que você precisa são tubos finos de PVC e alguns conectores. Coisas que você encontra facilmente em qualquer depósito de construção, ou mesmo em algum canteiro de obra.

Em seguida, junte estas peças em uma armação semelhante aos cabideiros de lojas. Criando um espaço muito agradável para as suas roupas preferidas.

Além de permitir que você construa um cabideiro do tamanho e da altura que quiser, o uso de matérias recicláveis para decoração como o PVC facilita a composição de um quarto limpo, com simplicidade e tons mais neutros.

Cabideiros de canos PVC

  1. Caixote para transformar em criado-mudo

Sabe aqueles caixotes de madeira que sempre são descartados no sacolão de seu bairro? Saiba que este é mais um dos materiais recicláveis para decoração que você pode utilizar.

Estes caixotes de madeira são simples, práticos e muito versáteis, podendo ser utilizados para a criação de um belo criado mudo para o seu quarto.

Bastar lixar, envernizar e decorar da forma que você achar mais bonita, pintando ou mesmo cobrindo com algum tipo de papel estilizado.

Você pode, ainda, colocar uma caixa sobre a outra, para criar um criado-mudo maior ou mais largo, conforme a sua necessidade e vontade.

Criado-mudo de caixote

  1. Pneu para fazer puffs e cadeiras

Os pneus são um dos maiores vilões da natureza. Se deixados na natureza, eles irão se decompor somente após 600 anos!

Por isso, se você quer ajudar o nosso planeta a se livrar do descarte incorreto deste produto, poderá utilizar ele na decoração de sua casa.

E uma das formas de reutilizar um pneu velho é criando um puff com ele. Para isso, basta pintar ou decorar a parte externa do pneu, revestindo o topo dele com uma base de MDF estofado.

Você também pode cobrir o vão do pneu com uma chapa de madeira e revesti-la com uma peça de tecido ou pompom. Criando um belo puff para o seu quarto ou sala.

A mesma ideia pode ser utilizada para a criação de uma cadeira, utilizando o pneu como o assento de uma cadeira com muito estilo.

Puffs e Cadeiras de Pneus

  1. Pallets para fazer um sofá

Uma tendência de matérias recicláveis para decoração que vem ganhando muito espaço recentemente são os sofás feitos de pallets de madeira.

Os pallets são aquelas bases de madeira utilizada no carregamento de materiais pesados. E, por isso, são muito resistentes e duráveis. Sendo perfeitos para moveis que exigem maior resistência, como é o caso de sofás e camas.

O assento do sofá feito de pallet poderá com almofadas ou algum colchão que está largado aí na sua casa.

E eles podem ser mantidos em sua cor natural (sendo apenas vernizados) ou pintados com alguma tinta que harmonize com o ambiente de sua casa ou AP.

Sofá de pallets

  1. Caixote para fazer uma mesa

Mais um uso para este que é um dos melhores materiais recicláveis para decoração: os caixotes.

Você pode criar uma mesinha de centro de sala ou mesmo para o seu quarto, com caixotes reciclados.

Esta mesinha poderá ser usada para guardar objetos, sendo revestida com verniz e pintadas com alguma cor que a destaquem na decoração de sua casa.

Para fazer uma mesinha assim, é muito simples:

  • Pinte e vernize os caixotes;
  • Em seguida, com a ajuda de um martelo, pregue um caixote com outro, criando uma mesinha perfeita para a sua casa e conforme a sua criatividade mandar.

Mesa de caixote

  1. Garrafas PETS para fazer flores

Novamente, as garrafas PET. Outra forma de reutilizar estas vilãs da natureza é criando flores artificiais com este material.

Para fazer, é muito simples:

  • Corte a parte superior da garrafa e crie pétalas a partir deste pedaço cortado;
  • Em seguida, amasse as pétalas da garrafa, posicionando o bico dela para cima;
  • Pinte a sua flor reciclável com as cores que quiser e deixe secar;
  • Para finalizar, enrole um pedaço de arame ao redor do bico da garrafa e a planta estará pronta para ser fixada aonde você quiser.

Conclusão

Viu como é possível utilizar toda a sua criatividade em prática e deixar a sua casa ou AP do seu jeito, fazendo uso de matérias recicláveis para decoração.

Por isso, antes de descartar um material, imagine se ele não poderá ser recriado, para que seja reutilizado em alguma nova peça de artesanato.

A sua casa irá ficar mais bonita, do seu jeito, e o meio ambiente bem mais seguro e limpo. Os materiais irão ajudar a manter tudo em ordem, com a sua cara.

Aproveite e confira também nossas dicas de decoração para o quarto de casal. Nunca foi tão fácil personalizar este canto tão especial para os dois e deixá-lo ainda mais romântico.

Quer receber mais dicas de decoração? Assine a nossa newsletter e fique de olho nos próximos artigos para decorar seu AP.

dicas de decoraçãoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR