decoração sala

DECORAÇÃO MINIMALISTA: CONFIRA IDEIAS PARA UMA CASA ACONCHEGANTE COM POUCO

O lar é um lugar que você certamente deseja imprimir a sua personalidade. Além disso, é um ambiente que precisa ter harmonia, ser organizado e funcional. A decoração minimalista é uma ótima solução para compor ambientes sem deixá-lo pesado.

Principalmente para apartamentos e lugares com pouco espaço, a filosofia dessa decoração é estimulante — o famoso e profundo “menos é mais”!

Um design mais clean pode ser a solução para ter um toque especial e, ao mesmo tempo, manter tudo organizado.

Ainda mais para quem trabalha o dia inteiro e precisa cuidar da casa. Se você quer conhecer sobre esse estilo decorativo, as vantagens de usá-lo e dicas de como decorar seu ambiente, siga a gente neste artigo!

O QUE É UMA DECORAÇÃO MINIMALISTA?

A decoração minimalista possui a máxima de que tudo tem o seu lugar. Pois é um estilo que pretende organizar ambientes, valorizando os espaços e as entradas de luz.

Isso não significa que você deva esquecer outras possibilidades, como a decoração com materiais recicláveis, por exemplo. Vários caixotes pintados de branco podem se tornar um nicho ou até mesmo uma cômoda.

A decoração minimalista surgiu a partir de um movimento cultural de mesmo nome. O minimalismo surgiu na década de 1960, em Nova York e é baseado em ativismos culturais, como o movimento hippie e punk.

A arte minimalista parte do pressuposto de que, para encontrar o essencial, é preciso retirar o supérfluo. Dessa forma, surgiram composições musicais com uma nota só e objetos de arte que abusam de ângulos retos (como cubos ou retângulos).

Ainda agregando mais valor conceitual a esse estilo, é legal ilustrar com a lei de Pareto ou regra 80/20. Esse princípio fala que, 80% dos seus resultados são conquistados por 20% das suas ações.

Aplicando essa regra na decoração, com apenas 20% dos objetos que você usa hoje na sua casa, você atenderá 80% das funcionalidades e composição do ambiente. Isso não é demais? Basta desapegar de grande parte das suas peças e apostar nessa decoração funcional.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE ADOTAR O MINIMALISMO?

Ideal para tempos de crise, o ápice da decoração minimalista apareceu bem em um período após a 2ª Guerra Mundial. Afinal, era um período de escassez, inclusive de itens para a casa, como móveis.

Entretanto, ao dar uma olhada nos benefícios a seguir, você verá que esse é um estilo que não se baseia na escassez. Na verdade, são princípios muito mais ligados em saber se livrar das amarras e valorizar os verdadeiros laços.

Com isso, você saberá aproveitar o espaço da sua casa de forma mais assertiva. E também evitar o acúmulo de itens desnecessários. As principais vantagens da decoração minimalista são:

Sua casa terá mais espaço

O nosso lar é um local onde passamos um tempo considerável. E por isso, cada espaço conta. Se você escolheu uma decoração minimalista, essa é uma ótima oportunidade de criar um lar que atende perfeitamente às suas necessidades e da sua família.

Com isso, será possível também integrar ambientes. Criando ambientes funcionais, como um home office ou espaço para estudos, por exemplo.

Os móveis têm um aspecto mais clean e são mais versáteis

Imagine quanto tempo é necessário para limpar uma estante com muitos detalhes ou uma mesinha de canto cheia de enfeites?

Um design minimalista oferece um mobiliário que já traz a sensação de limpeza, sendo mais clean e servindo para diversas funcionalidades. Por exemplo, a bancada que divide a sala e a cozinha também pode servir como mesa para tomar café da manhã.

Mas a decoração minimalista não significa apostar somente em móveis com cores claras. Você pode apostar em peças extravagantes em outros contextos. Mas que, inseridas nesse visual mais limpo, ganham um significado forte e combinam com a composição.

Maior facilidade de organização

Roupas, livros, utensílios de cozinha e aparelhos eletrônicos. Os itens básicos de uma casa são tantos que não é muito difícil ficarem fora do lugar.

Quando esse espaço é compartilhado com mais pessoas, aí a receita ganhou o elemento surpresa, literalmente. Você nunca sabe qual o humor e nível de organização do seu próximo até estar sob o mesmo teto que ele.

Ao contar com um design minimalista, tudo ganha endereço e lugar. Nada de embolar toda a roupa e fechar a porta do guarda-roupa ou jogar todos os talheres em uma gaveta. Se cada objeto tem o seu lugar é fácil mostrar como manter organizado os itens e também encontrar tudo o que procura.

Utilização de cores neutras

Você já foi a uma reunião ou evento importante e precisou analisar quais peças combinavam melhor? Se esse exercício for uma rotina na sua vida, você já deve ter percebido que cores neutras — como branco, preto e tons de cinza — são as melhores para compor um look perfeito. Independentemente se tiver algum outro tom para dar contraste e qual for ele.

Afinal, as cores mais neutras são ideais para qualquer situação. Além disso, cores mais claras ajudam a criar uma sensação de espaço maior, sendo o estilo ideal para casas e apartamentos pequenos.

É um estilo econômico

Como falamos, esse tipo de decoração surgiu em um período pós-guerra, quando as pessoas perderam muitos de seus objetos e também não tinham condições de consumo tão equilibradas.

Se você está seguindo um planejamento financeiro familiar e mesmo assim quer ver o apartamento de cara nova, a decoração minimalista ajudará a estimular pessoas em duas coisas:

  1. Diminuir os hábitos de consumo.
  2. Desapegar daquilo que não tem mais serventia.

Uma casa minimalista é mais fácil de limpar

Nem todo mundo pode contar com uma empregada doméstica que faz a limpeza da casa diariamente, lava a roupa, cozinha e de quebra faz o supermercado. Se você fizer parte dessa maioria, o ambiente minimalista contribui também na hora da limpeza.

Nada de ficar arrastando móveis que não são usados e tirando o pó de uma infinidade de itens sem necessidade. Aposte neste estilo e resolva a arrumação da casa de um jeito rápido e prático.

COMEÇANDO A MONTAR SUA DECORAÇÃO MINIMALISTA

Manter o necessário, se desfazer daquilo que não tem mais utilidade e conquistar um sentimento de liberdade e equilíbrio dentro de casa. A ideia da decoração minimalista deve estar inspirando você a realizar mudanças, não é mesmo?

Dá uma olhada em como introduzir o design minimalista na sua casa!

Selecione e limpe

Você já assistiu a algum programa de TV onde os apresentadores ajudam a reformar, redecorar ou organizar uma casa? A primeira etapa para uma decoração minimalista começa de forma semelhante à maioria dessas séries de decoração/construção:

  • Reúna tudo o que você tem em um só lugar (para espaços pequenos, você pode fazer isso cômodo por cômodo);
  • Separe tudo em 3 setores: aquilo que ainda é útil, o que pode ser doado para outras pessoas, o que não está funcionando e precisa ser descartado;
  • Pegue cada peça da pilha do que ainda é útil e se pergunte mais uma vez: quando foi a última vez que usei isso? Se você demorar mais de 30 segundos para responder, talvez seja hora de desapegar e passar o objeto para aquele monte das doações, bem ao lado.

Pronto! Agora você tem à sua disposição o que ficará em casa e que realmente tem utilidade. É hora de limpar e, ao mesmo tempo, observar. As prateleiras e a estante ficaram vazias? Talvez seja hora de abrir mão de uma das duas, conservando apenas um dos móveis.

Planeje e se organize

Redecorar sua casa é parecido com a administração do seu dinheiro ou do seu tempo. Só terá resultados concretos se você souber planejar. Pense na sua rotina e quais possibilidades podem ajudar para que sua casa seja mais fluida e funcional.

Essa etapa também precisa de observação e sinceridade. Permita-se desenvolver novos formatos de cômodos, podendo ter dois espaços em um. O importante é que eles façam sentido para você e para todos que moram junto.

Dentro deste roteiro, organize suas coisas de forma que as mais utilizadas estejam sempre bem acessíveis. Você não precisa ter objetos com a única função de decorar o ambiente. A lei que impera no minimalismo é simplicidade combinada com funcionalidade.

DICAS DE DECORAÇÃO MINIMALISTA

Quer mais um motivo para escolher o estilo minimalista? Ele se tornou uma grande tendência de decoração.

Com espaços cada vez menores, é importante criar soluções que ajudam o convívio das pessoas. Assim como facilitar a organização da casa, deixando o ambiente mais leve. Confira o que cai bem nesse design em diversos cômodos da sua casa:

Quarto minimalista

minimalista

A decoração do quarto de casal e dos demais é muito importante. Esse é um cômodo que deve ser o mais confortável possível, pois é lá que você descansa. Quanto mais organizado e fluído, mais isto se refletirá nos seus pensamentos.

Para os quartos, vale apostar em piso de madeira, como os modelos laminado e vinílico. Estes ajudam a criar um ambiente mais aconchegante. 

Aposte também em cortinas que possam ficar totalmente abertas para expor a luz natural. Além de outros objetos que facilitem a iluminação (como as luminárias).

Sala e cozinha

minimalista

A sala e a cozinha costumam ter mais itens disponíveis. Então é hora de repensar os dois ambientes, deixando visível apenas o que é realmente muito utilizado.

Aposte em cores neutras e em peças que ajudam a passar o sensação de limpeza. Assim, o clima fica mais descontraído para receber amigos e familiares.

Outros ambientes pequenos

A lei continua a mesma, prefira cores claras e a valorização da luz. Esse é um recurso que passa a impressão de que o cômodo tem mais espaço. Para isso, você pode usar outra estratégia colocando espelhos para ampliar o ambiente.

CONCLUSÃO

Então, o que você achou de conhecer um pouco mais sobre a decoração minimalista? Como dica extra, compartilhamos que o simples não precisa necessariamente ser singelo.

Já que você vai investir em poucas peças, elas podem ser extravagantes ou mesmo oferecer um pouco de luxo para os espaços. Aposte nesse estilo de decoração e aproveite um ambiente mais clean e organizado.

Se você se surpreendeu com estas informações, compartilhe o texto em suas redes sociais. Assim, você nos ajuda a mostrar para mais pessoas as vantagens e o poder do estilo minimalista!

dicas de decoraçãoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR