estilos de decoração

Estilos de decoração: 11 estilos para decorar seu apartamento

Quem nunca sonhou com a decoração do primeiro imóvel? Não tem nada melhor que deixar o nosso cantinho do jeito que a gente sempre quis. Por isso, é importante conhecer os estilos de decoração, e entender qual deles se encaixa no seu gosto.

Não estamos falando que você deve seguir uma determinada decoração que está na moda. Afinal, as ideias que você verá vão além disso, e servem como inspiração para que você componha sua decoração com muito bom gosto e estilo.

E não tenha medo de expressar seus gostos pessoais. Neste artigo, iremos explicar e mostrar 11 estilos de decoração mais conhecidos e como eles podem se encaixar no seu novo lar.

Imagine como a jarra plástica de abacaxi não expressava tanta coisa, até que passou a compor o cenário da série A Grande Família? Para que você tenha insights como estes da Dona Nenê, confira as principais tendências de decoração. Boa leitura!

11 estilos de decoração para você escolher

A decoração de um apartamento é essencial para nos sentirmos realmente “em casa”. Nós já mostramos como montar a decoração do quarto de casal, e como criar e cuidar da sua horta em apartamento. Agora, está na hora de pensar em todo os cômodos.

Não estamos falando de deixar sua casa com cara de fotos recém saídas de revistas de decoração e arquitetura. Os estilos de decoração irão ajudar a harmonizar o espaço, tornando-o útil, funcional e alegre.

Vamos então conhecer os 11 estilos de decoração que você pode utilizar no seu novo AP?

1. Decoração minimalista

Uma grande vantagem de usar o estilo minimalista para apartamentos, é justamente seu foco na utilização dos espaços. É ideal para apartamentos pequenos, pois ajuda a deixar o lar mais funcional.

A ideia é compor o ambiente com o mínimo de objetos possíveis. É uma decoração muito bonita e transmite um ar mais sóbrio. Para usar esse estilo, escolha cores neutras, aproveitando o branco, o preto e todas as nuances de cinza.

Apesar de poucos, os móveis e demais objetos devem ter um sentido para estarem lá. A decoração minimalista foca muito na funcionalidade.

Para decidir sobre isso, você pode se perguntar o quanto a peça escolhida impacta o ambiente da casa. Um pequeno armário na sala será útil ou irá atrapalhar o ambiente? Esse pensamento é a principal linha do minimalista. Tudo deve ter um sentido para estar lá.

Se você pretende unir a estética com a funcionalidade, aí está a sua solução.

estilos de decoração_minimalista

2. Decoração romântica

Você sonhou alto, comprou o apartamento na planta, fez as economias se multiplicarem e agora é hora de se mudar para o seu primeiro imóvel. Sendo assim, o estilo de decoração romântico pode ajudar esse ar de felicidade da conquista do seu sonho perdurar um pouco mais.

Nesse estilo, as curvas e texturas são muito importantes, assim como tons fortes, contrastados com cores em tom pastel.

O objetivo é montar ambientes mais intimistas, mas com muita elegância e bom gosto. Papéis de parede, cortinas, abajures e lustres combinam muito com essa decoração. Além dos móveis com pés arredondados, e o uso de tecidos como a renda, o veludo e a seda.

estilos de decoração_romântico

3. Decoração boho

Um pouco parecida com o estilo romântico, a decoração boho tem uma origem um tanto diferente. Ela remete à boemia que, de certa forma, está ligada à diversidade de culturas.

Com uma força maior nas raízes ciganas, o estilo boho conta com uma composição impactante, rica em objetos, com cores vibrantes e um toque rústico.

Se você quiser apostar nessa decoração, aproveite para fazer bastante uso de peças artesanais, combinar estampas e apostar na mistura de vários estilos exóticos, como o próprio estilo cigano, oriental, egípcio, hippie e o que mais você achar melhor.

estilos de decoração_boho

4. Estilo escandinavo

Para quem mora no Brasil, imaginar que é possível viver grande parte do tempo dentro de casa, é algo até mesmo sem sentido. Entretanto, nos países escandinavos como a Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suécia, esse hábito acontece todos os anos, durante o gelado inverno.

Por isso, uma decoração mais clean e clara surgiu dessa região e agrada pessoas do mundo inteiro. O estilo escandinavo tem foco em deixar o local mais claro o possível.

A ideia é deixar o ambiente mais suave, tranquilo. Excelente para quem trabalha em casa ou passa muito tempo dentro do apartamento, você concorda?

Para usar essa decoração no seu AP, comece escolhendo o branco como base para a montagem dos ambientes. Outra dica é investir em formas de aproveitar ao máximo a luz natural. Então, evite cortinas e deixe as janelas livres para que o sol entre com toda a sua imponência.

estilos de decoração_escandinavo

5. Estilo moderno

Inspirado na arte moderna (ou modernista), essa decoração oferece uma solução leve e sem muitos objetos. Apesar de lembrar o estilo minimalista, a decoração moderna tem como princípio imprimir um ar mais futurista para o ambiente. Linhas retas, cores claras e o uso de vidro são algumas características do estilo.

O objetivo principal deste estilo, é que a decoração seja simples e intuitiva. Outra característica dessa decoração é a mescla de ambientes. Sendo perfeita para combinar a sala com a copa, ou o quarto com o home office, por exemplo.

estilos de decoração_moderno

6. Decoração tropical

Agora é hora de trazer a jarra de abacaxi da Dona Nenê, e aquela fruteira em cesto que lembra o chapéu da Carmen Miranda.

O estilo tropical é excelente para ter uma casa mais alegre e com cores fortes. Aposte no azul, amarelo, lilás, rosa, verde e branco, que as são as principais deste estilo de decoração.

Outros objetos, como as cadeiras aramadas também, combinam bastante com o estilo de decoração tropical. Para a parede, você pode escolher azulejos que trazem sensação de movimento. Quem sabe a aposta não seria um papel de parede com palmeiras e flores?

Então, abuse de estampas de folhagens, de animais, além dos florais bem coloridos e alegres. Como não poderia deixar de ser, lembre-se de usar vasos com plantas (reais) para completar essa decoração tão pulsante.

estilos de decoração_tropical

7. Decoração rústica

O estilo de decoração rústica é ideal para quem gosta de itens de decoração com cores mais amarronzadas, como madeira e tijolos.

Móveis antigos, couro e peças feitas com retalhos como colchas ou capas para o sofá, valorizam a decoração rústica. Assim como paredes únicas feitas com papel de parede que imitam tijolos, por exemplo.

Vigas expostas, madeira de demolição e texturas de tinta são outros toques desse estilo, que dão um ar mais aconchegante.

Além da madeira ser o elemento central da decoração, aproveite o conceito de durabilidade para fazer aquisições de móveis com uma melhor qualidade, mesmo que tenham alguma imperfeição de fabricação ou do tempo de uso.

estilos de decoração_rustico

8. Decoração oriental

Se você já é simpatizante de alguma das artes orientais, como tai chi chuan, lian gong, yoga ou outras artes marciais, essa decoração pode ter ainda mais significado.

A ideia do estilo é harmonizar o ambiente e trazer um pouco dessa cultura para o seu apartamento. Você pode escolher um único tema ou combinar traços da arte indiana, japonesa, chinesa e dos outros países.

Tapetes com almofadas no chão, jardins de inverno, bonsais, estátuas de divindades com incensos, quadros de tecido e luminárias são algumas ideias.

O shoji, aquela porta japonesa de papel, por exemplo, pode ser uma excelente solução para fechar um guarda-roupas aberto. Já um biombo é uma ideia válida para separar ambientes e criar mais privacidade para algum cômodo ou espaço do AP.

estilos de decoração_oriental

9. Estilo industrial

Uma forte tendência nos últimos anos, a decoração industrial pode aparecer em um ou outro detalhe do ambiente.

Ela surgiu com a apropriação de antigos galpões destinados a fábricas para a construção de apartamentos, lofts e casas. Isso aconteceu principalmente nos Estados Unidos, onde a linha de produção das marcas passou a ser terceirizada de outros países, mas o mundo inteiro se apropriou da ideia.

Canos e tijolinhos à mostra, chão rústico e janelas grandes são alguns elementos que remetem a esse estilo, que fazem referência às antigas fábricas em galpões grandes.

O excesso de cimento talvez seja uma constante nessa decoração, mas o principal dela é fazer lembrar um chão de fábrica — sem passar um ar de desorganização ou desleixo.

estilos de decoração_industrial

10. Decoração clássica

Elegância, requinte e sofisticação: o estilo clássico abusa de detalhes e curvas, remontando o século passado.

Em um apartamento grande, principalmente os antigos, você não terá muito problema em apostar nesse tipo de decoração, que remonta estilos mais conservadores dos séculos passados.

Caso esse não seja o perfil do seu imóvel, então tenha atenção para que a decoração não se pareça com um amontoado de móveis e peças.

Nesse caso, é melhor apostar em uma peça ou outra que remeta ao estilo e investir em objetos lisos para não deixar o ambiente muito carregado.

estilos de decoração_classico

11. Estilo eclético

Já se passou a época em que era obrigatório combinar roupa, sapato, bolsas e brincos quando o assunto são as tendências de vestuário e acessórios, sabe que a liberdade de escolha se faz muito presente.

Assim é o estilo eclético para o seu lar. Com essa decoração, você escolhe o que é melhor, combinando vários estilos para encontrar o seu.

A vantagem da decoração eclética é que você pode reutilizar várias peças e objetos que já tem, reciclando e aproveitando a ideia de uma decoração mais sustentável também.

O resultado disso é um ambiente mais divertido e, claro, a sua cara. É importante que o cenário completo não fique sobrecarregado, além de fazer com que você se sinta em casa, à vontade.

Dicas para escolher o melhor estilo para seu apartamento

Se você conheceu os estilos de decoração e está em dúvida sobre qual escolher, existem alguns passos que podem contribuir para isso. Os principais passos são:

  • Conhecer os itens que irão compor o local, dentro dos estilos de decoração;

  • Pensar na adaptação, como se a decoração que você pretende usar cabe no seu AP e combina com piso, janelas e móveis;

  • Apostar em propostas funcionais, em que o estilo será também útil e não como uma decoração de festa;

  • Não tenha medo de personalizar cada cantinho, podendo apostar em mais de um estilo de decoração. Tudo depende do seu gosto e bom senso.

Conclusão

Como você percebeu, os estilos de decoração deixam seu apartamento com a sua cara e servem para harmonizar o ambiente.

Aproveite esses momentos de renovação para uma faxina mais profunda da sua antiga casa, doando objetos e móveis de decoração que não são mais usados. Assim, você chegará na sua nossa casa com uma nova casa.

Se você gostou do artigo, assine nossa newsletter e fique de olho em mais de dicas de decoração!

dicas de decoraçãoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR