escolher bairro para morar

Escolhendo um bairro para morar? Veja dicas para acertar na escolha

Escolher o bairro para morar é um dos momentos mais importantes quando planejamos comprar a casa própria, pois essa decisão terá influência direta sobre a qualidade de vida de você e de sua família.

Afinal, o lugar em que iremos morar é um fator determinante na forma como a nossa vida irá se desenvolver daqui para frente. O local também determinará como será a relação com seus vizinhos e quais as opções que o bairro oferece em termos de alimentação e outras necessidades básicas.

Por isso, você deve levar diversos fatores em conta na hora de escolher o bairro para morar. Como, por exemplo, comércios próximos, as opções de transporte da região e a vizinhança de modo geral.

Neste artigo, iremos apresentar algumas dicas sobre como fazer essa escolha. Veja o que você deve avaliar e o que mais poderá levar em consideração na hora de escolher o local da sua casa ou AP novo. Confira!

O que levar em consideração na hora da escolha?

A escolha de um bairro para se viver pode ser bastante confusa e estressante. Afinal, são tantos detalhes a se considerar que muitas vezes deixamos passar desapercebido quesitos importantes, não é mesmo? Além das diversas opções disponíveis.

Sim, sabemos bem o que é isso.

Então, para tentar facilitar um pouco mais a sua vida, montamos uma lista de aspectos importantes que você deve avaliar, e saber como escolher o bairro para morar.

Determine o que é importante para você e sua família

Primeiramente você precisa se fazer uma pergunta: O que você procura no novo bairro? Tranquilidade? Facilidade? Segurança? Comodidade? Todos esses fatores devem ser levados em conta na hora de escolher o bairro e comprar seu primeiro imóvel.

Seja qual for o objetivo principal que você escolheu para si e para a sua família, é de muita importância que, antes de pensar em como escolher bairro para morar, tenha em mente exatamente o que todos

buscam.

Por exemplo, se você possui filhos pequenos, é importante ter opções variadas de escola por perto. 

Esses pontos irão ser muito úteis para orientar a busca do bairro ideal. Afinal, quanto mais você souber o que busca, mais fácil será classificar os que melhor irão te atender.

Escolha os serviços mais essenciais para você

Raramente os bairros contemplam todos os tipos de serviços possíveis. Como, por exemplo, lazer, comércio, saúde, transporte, educação e outros.

Assim, é importante definir quais são os serviços mais essenciais para você e sua família. Se você precisa do transporte público para ir até o seu trabalho, por exemplo, é importante avaliar se o novo local onde você irá morar tenha pontos de ônibus perto.

Por outro lado, alguém que necessite de cuidados médicos, talvez deva considerar bairros com hospitais e farmácias nos arredores.

Analise bem as suas prioridades e as de sua família, e as estabeleça como quesitos importantes na hora de pensar. Assim, escolher o bairro para morar será uma tarefa bem mais fácil.

Analise a sua rotina

Outro ponto importante no momento de pensar em como escolher o bairro para morar, é analisar o seu dia-a-dia e como a localização do seu novo bairro afetará seus afazeres diários.

Morar em um local com bastante comércio ao redor, como supermercados e padarias, é essencial para tornar a sua rotina mais fácil. Assim como morar em um local com espaço fitness, caso você já faça academia.

Pense bem e analise como a localização do bairro aonde você pretende morar irá afetar – positivamente ou negativamente – a sua rotina, com muito cuidado.

Os diferenciais do bairro

Na hora de pensar em como escolher bairro para morar, uma dica importante é pesar o que cada bairro tem a oferecer de vantagens e quais são as suas principais desvantagens.

Se você tem filhos, é legal morar em um bairro com opções de lazer e boas escolas por perto. 

Porém, para ser mais efetiva a escolha, conheça o bairro e coloque na balança os prós e contras de cada bairro. Avaliando aquilo que é mais relevante e importante para você e sua família.

Como o escolher bairro para morar?

Sim, são muitos critérios a serem levados em conta na hora de escolher o bairro para morar. Para facilitar ainda mais, separamos mais algumas dicas para você considerar na sua escolha. Vamos lá?

Fique de olho na infraestrutura do bairro

A infraestrutura do bairro é essencial para que sua família tenha conforto no novo lar. Um bairro com infraestrutura completa inclui boas opções de linhas de ônibus, escolas, acesso facilitado as principais vias da cidade, entre outros.

Há também bairros que contam com opções diferenciadas, como ser próximo a hospitais, universidades, praças, metrô e shoppings.

Dê uma boa olhada também em outros aspectos de infraestrutura. Como o sistema de esgoto e de energia elétrica do bairro, verificando se não apresentam problemas aparentes.

Não hesite em também perguntar sobre estes aspectos para as pessoas que já moram no bairro. Não deixe de fazer uma análise geral de tudo que cada bairro tem a oferecer.

Analise a vizinhança

Um ponto de extrema importância e poucas vezes lembrado na hora de pensar em como escolher um bairro para morar, é a vizinhança.

Pode parecer besteira, mas cada família tem um estilo e nem todas irão se adaptar bem a um novo bairro. Por isso, se você não quer que este seja um processo traumático para a sua família, analise muito bem a vizinhança.

Por exemplo, se você preza por silêncio, evite proximidade com repúblicas universitárias ou áreas comerciais com bares e restaurantes noturnos.

Seja lá qual for o seu estilo, saber compreender que cada vizinhança tem uma dinâmica diferente pode ser um divisor de águas para se levar uma vida tranquila e longe de problemas.

Imagine seu futuro no bairro

Ao pensar em como escolher bairro para morar, é importante que você pare alguns minutinhos e tente projetar como será sua vida naquele bairro.

Imagine como você e sua família estarão naquele bairro no futuro. Pense: As crianças terão um parquinho ao ar livre bem em frente de casa para se divertirem? Será um bairro mais silencioso para você se desligar da loucura diária do seu trabalho?

Faça uma reflexão sobre estes e outros pontos. Assim, você conseguirá, também, conhecer pontos de vantagens e desvantagens do bairro, que muitas vezes não podem ser lembradas na hora.

Pesquise sobre a segurança do local

Segurança é sempre motivo de preocupação. E é um dos critérios principais na hora de qualquer pessoa pensar em como escolher bairro para morar com sua família.

Por isso, na sua análise, considere quais são as áreas de maior risco da sua cidade. Se você não sabe como, aí vai uma dica de ouro: procure um posto policial e questione quais são as zonas vermelhas e/ou amarelas (perigosas ou de maior atenção).

Igualmente, se existir uma unidade policial no bairro vá até ela e questione. Essa é a forma mais precisa de saber se é ou não uma região de risco.

Considere a distância entre o seu trabalho e outros pontos de interesse

Mas se você ainda está na dúvida em como escolher bairro para morar, que tal colocar no papel as distâncias exatas que você percorrerá para cumprir seus afazer diários?

Mais do que isso, considere também os pontos de lazer de interesse na sua cidade e qual a distância deles para o bairro que você está analisando.

Vale a pena também fazer um teste e ver como é o trânsito durante os seus principais deslocamentos. Com os altos valores de combustível e transportes coletivos, esse pode ser um ponto decisivo na escolha do bairro para morar.

Converse com os moradores

Na hora de pensar em como escolher bairro para morar, uma maneira de sondar o bairro sobre a segurança e a vizinhança é perguntar para os próprios moradores, procurando saber o que eles acham do local.

Embora você possa se deparar com opiniões bem diferentes, terá um parecer real do que acontece no bairro e do que esperar dele.

Faça visitas em horários e dias variados

Quer tirar a prova do que os moradores disseram? Então faça você mesmo visitas ao bairro e, se possível, mais de uma vez, em dias e horários diferentes.

Assim, você poderá sentir como é o trânsito local, se costumam haver festas durante a semana ou aos finais de semana, como é a diferença de barulho nos dias de semana e nos finais de semana, entre outros aspectos.

Observe a qualidade das construções

Se ao final de todas essas dicas, você ainda estiver na dúvida sobre como escolher bairro para morar. Então, aí vai outro parâmetro que você pode avaliar.

Outro fator importante a se observar na hora de escolher o bairro para morar, é analisar como são as construções ao redor e também do seu próximo apartamento.

É importante analisar se existem prédios ou edificações em mau estado nas proximidades. Principalmente aqueles que possam trazer algum tipo de problema futuro, como risco de tombamentos ou outros acidentes.

Se você está cogitando morar em apartamentos, não deixe de ser bastante criterioso na hora de analisar a estrutura do prédio que você irá morar. Este poderá ser um ponto decisivo na sua escolha do bairro para morar.

Conclusão

O processo de pensar em como escolher bairro para morar gera muitas dúvidas em muita gente. Afinal, a escolha do bairro é um momento muito importante, que irá impactar diretamente você e sua família por anos.

Porém, avaliando bem como você e sua família irão se encaixar no novo bairro e se ele tem os serviços básicos que vocês precisam, a escolha do local para morar irá te dar muita confiança.

Verifique quais são os pontos negativos e positivos do bairro que você estiver pensando em morar. Cada bairro tem características próprias e que poderão, ou não, serem adequadas para a sua família.

Por isso, não deixe de estudar, além da estrutura do AP que você estiver pensando em comprar, também como é o bairro no qual ele se localiza.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de assinar nossa newsletter para ficar de olho em mais dicas para morar nos melhores locais, com conforto e segurança!

dicas de onde morar em minas geraisPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR