Podemos Conversar
morar sozinho

6 dicas para quem vai morar sozinho

Todo mundo planeja morar sozinho em alguma fase da vida, é uma vontade comum ter sua privacidade e independência, principalmente entre jovens adultos.

Mas para você não ter fracasso em sua tentativa de ter um lar só pra você, segue alguma dicas fundamentais:

1 – Conhecer sua realidade financeira

Parece clichê, mas esse é o primeiro passo para saber se consegue morar sozinho e onde irá morar. 

Faça todos os cálculos, pesquise todos os lugares, depois refaça tudo quantas vezes forem necessárias, porque são diversos gastos como aluguel ou parcela do financiamento, tem o condomínio caso for morar em um apartamento, contas de luz, água e internet e é claro, você precisa ter móveis e eletrodomésticos.

Morar só não pode ser uma coisa que acontece da noite para o dia, você deve fazer economias por um determinado tempo e fazer um planejamento financeiro muito bem feito para que tudo dê certo e caiba no seu bolso sem te deixar no vermelho.

2 – Saber onde irá morar

Esse passo pode parecer fácil mas não é tão simples, sendo assim:

  • Pense primeiramente em algum bairro que fique viável você ir para o trabalho e/ou faculdade sem demandar muito tempo no trânsito;
  • Repare na estrutura do bairro, preste atenção quanto a iluminação, na qualidade das ruas e avenidas, na segurança do bairro e por fim no transporte público presente ali;
  • Calcule o valor do m² da região, veja se o pedido no financiamento condiz com o preço daqui;
  • Caso você for alugar, pesquise os valores de outros aluguéis nas redondezas.

3 – Morar sozinho em casa ou apartamento?

Após pesquisar sobre o bairro e saber onde vai morar, você precisa pensar na sua residência, de quanto espaço precisa para ter sua comodidade tão desejada.

Geralmente pessoas que querem morar sozinhas optam por apartamentos, já que são só e tem um melhor custo e benefício para a ocasião.

Avalie a estrutura, veja se não é preciso reformas a curto prazo, já que precisará economizar durante algum tempo, qualquer gasto que possa ser evitado é muito bem-vindo.

Um apartamento de dois quartos pode ser o suficiente para você, você terá um quarto apenas para você e quando receber visita terá um quarto sobrando, ou pode usar este mesmo quarto para fazer de um escritório, uma sala de games, biblioteca, estúdio, etc. Onde sua mente e necessidade levar.

Veja se tem uma cozinha de tamanho suficiente para você praticar seus dotes culinários, um banheiro legal, uma sala na qual possa receber amigos para uma social e uma área de serviços para você não ter que ir lavar as roupas na casa dos pais.

4 – Mobília e eletrodomésticos

Esse passo é crucial, já que você vai precisar de algumas coisas para viver pois não basta só um teto sobre a cabeça, certo?

Primeiro tem os essenciais, uma cama para dormir, uma geladeira e um fogão para preparo e preservação dos alimentos, panelas e louças, uma televisão se você quiser algum tipo de entretenimento. 

Você também precisará de um guarda roupas para suas roupas e uma máquina de lavar roupas. Outras coisas que você vai precisar são uma mesa, um sofá para sua sala de estar, etc.

Faça uma lista de tudo que irá precisar, coloque como prioridade cruciais. Depois você pode começar a comprar de acordo com a sua lista de prioridade e evitando gastos desnecessários.

Uma ótima dica é um chá de panelas na inauguração de casa nova, convide seus amigos e familiares para seu chá, quanto mais gente, mais presente.

Com toda certeza isso irá te ajudar muito com diversos utensílios que não irá precisar comprar e administrar a grana para coisas mais importantes.

Outra dica muito boa é você ir em lojas de objetos de segunda mão para comprar alguns móveis, se você procurar bem irá encontrar diversos itens de qualidade com preços muito acessíveis. 

Essa é uma importante economia, já que sua primeira casa não precisa ter tudo novo. Você pode comprar uma estante de segunda mão, por exemplo, e quando estiver com um dinheiro sobrando poderá comprar uma nova.

No Mercado Livre ou OLX você encontra móveis usados de ótima qualidade.

5 – Existem regras

Esse tópico varia de condomínio para condomínio, mas todos eles têm em comum algumas regras como:

  • Manter a integridade e a limpeza de todo o domínio;
  • Horário limite para som ligado e festas;
  • Taxas como manutenção do saneamento, salários dos funcionários, água e luz geral, etc. Todas essas inclusas no condomínio cobrado mensalmente;
  • Limite de carros na garagem, geralmente os condomínios disponibilizam uma vaga por apartamento;
  • Se você planeja ter um animal, consulte o síndico sobre as regras perante qual tipo e o porte do pet permitido no apartamento.

Essas regras acima geralmente se aplicam em todos os condomínios, mas consulte o condomínio que planeja morar, tire tudo a limpo para saber quais regras a mais ou a menos existem.

Tire tudo a limpo pois talvez uma exigência pode atrapalhar o seu convívio naquele local. Então faça todas as perguntas possíveis para sanar todas as suas dúvidas.

6 – Morar sozinho de aluguel?

Conforme explicado no primeiro passo, para morar sozinho é preciso um extenso planejamento financeiro, mas talvez alugar possa ser uma boa solução temporária. 

Tudo depende da sua necessidade, por exemplo, se você for estudante e quiser estar mais próximo da faculdade durante os anos que irá estudar ali, vale a pena pensar em alugar.

Os contratos curtos, fáceis de entrar e sair são os favoritos dos estudantes, mas o que muitos não sabem é que às vezes a parcela de um financiamento pode ser mais barata que aluguel e caso, posteriormente, você queira se mudar, pode alugar ou vender o apartamento, já que ele é seu. Uma opção tentadora, não é mesmo?!

Conclusão

Morar sozinho é um grande passo, mas que chega o momento para todos. Se chegou a sua vez, tenha certeza absoluta disso. Arriscar às vezes pode ter graves consequências, mas com um bom planejamento, você conseguirá.

Tem o lado bom também, você está em busca de amadurecimento, terá total liberdade na sua casa, sua tão sonhada privacidade.

Poderá decorá-la como bem quiser, reformar, convidar amigos para mostrar o seu grande feito e comemorarem.

Se chegou o seu momento, a AP Ponto te convida a conhecer nossos empreendimentos. 

Temos diversos imóveis super adequados para ser seu primeiro lar próprio. Não se preocupe com valor, aqui você encontra parcelas mais baratas do que mensalidades de aluguéis, sem contar que estará se mudando para um excelente lugar que poderá chamar de seu.

E as boas notícias não param por aí, aqui todos os empreendimentos são vendidos pelo Minha Casa Minha Vida, o que facilita ainda mais a realização do seu sonho. 

Isentamos você de diversas taxas e principalmente da burocracia, basta sua vontade de querer financiar um apartamento conosco e correndo tudo certo com a documentação, nós agilizamos todo o processo. 

Quando menos esperar, você vai estar no seu próprio AP comemorando com seus amigos.

São muitos apartamentos em Belo Horizonte, Região Metropolitana e também no Triângulo Mineiro, em Uberlândia, que atende a todos os gostos. 

Fique tranquilo que encontraremos o ideal para você.

Que tal parar de perder tempo e entrar em contato imediatamente com a gente? Será uma enorme satisfação ter você conosco.


como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES!
OU

DEIXE SEUS CONTATOS

PARA QUE POSSAMOS ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ