dicas para economizar energia

5 dicas para economizar na conta de luz

Economizar não é uma tarefa fácil e tem despesas do dia a dia que infelizmente não tem pra onde correr, né?

Assim é com a conta de luz, uma das contas mais importantes dentro das casas e APs. Ela sem dúvida todos os meses vai chegar na sua caixinha de Correios… e o valor pode ser simplesmente assustador.

Por isso, para manter a casa nos trinques, é necessário adotar alguns truques e conhecer algumas dicas que vão te ajudar na economia da conta de luz. O seu bolso agradece!

Então, separamos algumas soluções – simples, mas super efetivas –  que podem ser excelentes para o seu orçamento familiar.

Vale a pena conferir. Vamos lá!

Para economizar energia, aproveite a luz natural durante o dia

economizar

Tente manter a maior parte do dia sem acender as luzes. É possível que na parte da manhã e tarde nem mesmo faça diferença tê-las acesas.

Para isso, abra as janelas para aproveitar a luz natural!  Além de dar umas capturadas nas vitaminas D por tabela, ainda é possível economizar energia.

Alguns cômodos levam mais vantagem nessa, por estarem pertinho de pontos legais de iluminação.

Leia também: Como limpar seu nome do SPC.

Aposte nas cores claras!

economizar

Essa informação pode ser novidade para você, mas faz bastante sentido!

As cores interferem na absorção de calor e na difusão da luz natural no ambiente.

Por isso, optar pelas cores claras nos cômodos em que mais for utilizar, é uma super boa para economizar na energia. A mesma dica vale para móveis e cortinas.

Os espelhos são seus aliados!

economizar

Usar espelhos na decoração ajuda a refletir a luz natural que entra por portas e janelas

Para adotar a dica com sucesso, posicione o espelho na parede oposta à janela que mais entra luz.

Instale lâmpadas econômicas

economizar

Para economizar de forma inteligente e direto na fonte, você pode optar por trocar suas lâmpadas. Neste caso, existem duas opções interessantes para você: as lâmpadas fluorescentes e as lâmpadas de LED.

As lâmpadas fluorescentes são mais potente que as lâmpadas incandescentes e halógenas e além disso consomem menos energia e têm uma vida útil bacana.

Como o Portal Energilux nos mostra, uma  desvantagem sobre as lâmpadas fluorescentes  é que só é possível encontrá-la na temperatura de cor branca fria, ou seja, elas só emitem luz branca.

Outra vantajosa opção são as lâmpadas de LED. Elas reduzem cerca de 85% do consumo de energia em relação aos outros modelos de lâmpadas, têm menos impacto na natureza e podem durar até 30.000 horas. Um super combo!

Para economizar, evite deixar os aparelhos que não estão em uso na tomada

economizar

Você sabia que mesmo com seus aparelhos desligados, os aparelhos na tomada podem consumir até 12% de energia?

Então, o ideal é que sempre no fim do uso de algum eletrodoméstico que não necessite estar conectado na energia, você desligue até precisar usar novamente.

É bem comum esquecermos carregador de celular plugado na tomada, computador em “soneca” e etc. Fique de olho!

Conclusão:

A gente sabe que toda economia é super bem vinda, e essas foram algumas ideias que você pode aplicar sem prejudicar sua rotina. Afinal, se sentir em casa e aproveitar seus eletrodomésticos e todas as outras comodidades é mais do que essencial!

Continue nos acompanhando. Temos certeza de que existem outros conteúdos que podem te ajudar a viver melhor.

Conte com a AP Ponto para descomplicar o sonho da casa própria. Se você já vive esta realidade, indique a AP Ponto a um amigo!

planejamento familiarPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR