decoração quarto de casal

Decoração para Quarto de Casal: 8 dicas para não gastar muito

A decoração do quarto de casal é um dos itens mais difíceis de serem pensados na casa nova.

Afinal, como combinar o gosto de duas pessoas sem que o espaço fique sem personalidade?

Além disso, há uma infinidade de opções para decoração, que deixam muitos casais em dúvida sobre como escolher o estilo ideal para os dois.

Por isso, separamos dicas e ideias para o casal ter inspirações, colocar a mão na massa e deixar o espaço com a cara dos dois!

Lembre-se que não existe certo ou errado quando se trata da decoração de quarto de casal, hein?

Tudo depende do espaço que você tem disponível. Assim como a escolha dos elementos que irá compor o quarto, como colchão, armários e peças decorativas.

Você irá perceber, ao longo do artigo, que não é difícil decorar o quarto de casal e mantê-lo sempre aconchegante. Então, sem mais delongas, confira nossas dicas!

Dicas importantes para a decoração de quarto de casal

É importante frisar que o quarto de casal não terá tanto espaço assim. Por isso, é fundamental ter a exata dimensão de tudo que será colocado lá.

Sem isso, será uma “missão impossível” encaixar a cama, TV, guarda-roupa e a decoração em um mesmo local.

Mas com estes truques abaixo, é possível acertar na decoração de quarto de casal, mesmo sendo o espaço pequeno.

Escolha o tamanho certo da cama

Quando vamos escolher a cama de casal, nos deparamos com vários tamanhos disponíveis. E o normal é querer a maior cama, por conta do conforto que ela irá oferecer.

Um detalhe importante é manter o quarto com circulações mínimas de pelo menos 65 cm de largura. A cama não deve ficar encostada na parede.

Porém, é muito importante verificar se o tamanho da cama será o ideal para o seu quarto. Os tamanhos padrões de camas são:

  • Cama de casal: 1,38m x 1,88m;
  • Tamanho da rainha: 1,58m x 1,98m;
  • King size: 1,85m x 1,98m;
  • Super king size: 1,93m x 2,03m.

Por isto, ao ir comprar a cama, pegue as medidas do quarto e acerte em cheio na escolha!

Calcule a distância entre a cama e a TV

Quer colocar uma TV no quarto de casal? Ótimo. Afinal, nada melhor que um filme a dois, não é mesmo?

Mas para que a TV fique perfeita, é preciso ficar atento a dois itens: a distância entre a cama e a TV, e a altura da TV.

A distância ideal é de pelo menos 2,60m da cabeceira. Já a altura é geralmente de 1,20 e 1,40 metros, para que a TV fique entre 50 a 70 centímetros acima da cama.

Coloque prateleiras em cima da TV

Outra detalhe importante é colocar prateleiras em cima TV. Este espaço será o local ideal para colocar aparelhos, como o receptor da TV ou algum outro aparelho.

Essa é uma dica especial para quartos pequenos, pois libera a circulação do quarto e evita que os cabos dos aparelhos fiquem embolados, além de ampliar o ambiente.

Opte por guardas roupas com portas de correr

Para decoração de quarto de casal, os modelos de guarda-roupa com porta de correr são as melhores opções. Afinal, não será preciso se preocupar com o espaço para abertura da porta.

Dica de ouro: Para não sofrer com a desorganização do guarda-roupa, aposte em caixas organizadoras para manter a coisas em seus devidos lugares.

Aposte em espelhos

O espelho é um velho truque para aumentar a sensação de amplitude dos espaços.

Com os quartos, não é diferente. É uma dica de decoração simples e prática que irá deixar o quarto com aparência maior.

Uma boa opção é já adquirir guarda-roupas com espelhos, juntando esta dica com a anterior. Outra opção é instalar conjuntos de espelhos diretamente na parede, como por cima da cabeceira da cama.

Peça por móveis 2 em 1

Ao planejar o quarto, é possível adquirir móveis com dupla função, os chamados híbridos. Por exemplo, a lateral da cama pode incluir uma escrivaninha quando fechada e uma penteadeira com espelho quando aberta.

Aproveite o espaço embaixo da cama

Com materiais recicláveis, é possível fazer uma cama com um bom espaço em baixo. Neste espaço, pode ser colocado livros ou sapatos por exemplo. Basta ter criatividade!

Coloque luminárias perto dos lados da cama

As luminárias nos dois lados da cama dão mais luminosidade ao quarto, o que consequentemente dá maior sensação de amplitude. Além disso, será ótimo para ter luz ao lado da cama para praticar a leitura antes de dormir.

Colocando a mão na massa!

Colocando nossas dicas acima em prática, será muito mais fácil planejar a decoração do quarto de casal. Para te ajudar a conseguir uma composição que combine a personalidade do casal, separamos agora ideias práticas.

Personalize o quarto com papeis de parede

Papeis de parede fazem muito sucesso no mundo do design de interiores. É um revestimento simples, fácil de aplicar e dão uma cara nova para qualquer espaço.

Para que a escolha seja do gosto dos dois, é essencial que a escolha seja feita em conjunto. Um exemplo são os papeis de parede de listras. Eles estão entre os preferidos dos casais, pois são atemporais e combinam com diversas estilos, como modernos, vintages e rústicos.

Há diversos modelos disponíveis na internet e em lojas de decoração. Para colocar o papel de parede, há basicamente duas opções: contratar alguém para realizar este serviço ou você mesmo colocar.

Pode parecer difícil colocar um papel de parede, mas acredite, após algumas tentativas, logo irá ser o trabalho mais fácil do mundo. E há uma infinidade de tutorais pela internet que ensina a colar o papel de parede sem erro.

Mas para não sobrecarregar o ambiente, o ideal é colocar em apenas uma parede. Dá um efeito bem elegante! Confira as fotos:

decoração quarto de casal com papel de parede

decoração quarto de casal com papel de parede

decoração quarto de casal com papel de parede

Aposte em móveis de pallets ou rústicos

A decoração rústica é uma tendência que está sempre em alta. Ela é composta por móveis de madeira e plantas, sempre visando deixar o ambiente o mais natural possível.

Utilizar móveis de pallets é uma ótima forma não só para fazer a decoração de quarto de casal, mas também para economizar, ter uma decoração sustentável e transformar o ambiente.

A decoração de pallets pode incluir a cama de pallets de madeira. Além de ser muito estilosa, você mesmo pode fazê-la. E claro, você terá o espaço para guardar livros e sapatos.

móvel em pallet

móvel em pallet

móvel em pallet

Invista na roupa de cama

A roupa de cama é um item essencial para a decoração de quarto de casal, como na vida em geral. Uma boa roupa de cama significa melhor qualidade no sono e algo confortável para os olhos.

Essa é a parte do enxoval que os casais mais gostam, afinal, é a cereja do bolo para ter o quarto aconchegante. A escolha dos travesseiros e almofadas darão um toque final na cama, mas é importante não exagerar.

Os lençóis e cobertores precisam ser de boa qualidade, pois a duração será bem maior. Outra coisa importante é a cortina, que fará com que o quarto pareça finalizado. Todos estes itens devem ser de cores suaves, para que a sensação de aconchego fique sempre lá.

decoração quarto de casal roupa de cama

decoração quarto de casal roupa de cama

Combine diferentes elementos para personalizar o quarto

Agora para deixar o quarto com um pouco da personalidade de cada um é adicionando itens de decoração que vocês gostem. Vale combinar tecidos, fotos e materiais de diferentes estilos.

Vários designers adotam esta estratégia, que é a arte de criar contrastes. A ideia é combinar elementos com características opostas em um mesmo ambiente.

Quanto mais contraste em um ambiente, mais ele parecerá movimentado e cheio de energia. Por isso, é muito importante usar o bom senso na hora na decoração de quarto de casal.

decoração quarto de casal

decoração quarto de casal

Aposte em um visual mais clean para o quarto de casal

Quando se trata de quartos pequenos, a cor branca é a escolha mais prática. Afinal, o uso de cores brancas e claras ajuda a dar maior sensação de espaço, principalmente se a janela for pequena e a iluminação não for boa.

Mas só o branco pode deixar o quarto frio e sem personalidade. Para evitar isto, aposte o branco com diferentes texturas e padrões de cores claras, dando um visual mais clean ao quarto de casal.

Junto ao branco, aposte em tons suaves de azul, lavanda e verde, que são cores consideradas calmas e serenas. Alguns detalhes de decoração em marrom, romã e topázio ajudam a quebrar o ambiente sem que fique exagerado.

Outro item para compor o quarto e suas cores são as cortinas. Além de garantir a privacidade do casal, as cortinas de cores claras ajudam a deixar o quarto mais clean e com aspecto maior.

Abrace o minimalismo

Para adicionar mais espaço ao quarto, é preciso reduzir os itens nele. A decoração de quarto de casal minimalista é ideal para quartos pequenos.

O foco desta decoração é a cama, sendo os móveis e acessórios ocupando um espaço mínimo. O quarto deve ser, principalmente, simples, sofisticado e elegante.

O minimalismo trabalha junto com o estilo moderno. O estilo de moderno tem como objetivo ter móveis e acessórios em um estilo mais contemporâneo. As peças do estilo moderno são práticas e funcionais.

Confira aqui tudo sobre decoração minimalista.

decoração quarto de casal

Invista na iluminação indireta

A iluminação indireta é ideal para quem busca deixar o clima do quarto mais romântico. A grande dica é utilizar lâmpadas de tensão baixa em diferentes locais do quarto.

Este jogo de luz cria um ambiente no quarto dramático e personalizado. Outra forma de utilizar luz indireta no quarto é pintando as paredes de uma cor mais clara e posicionar o espelho para que reflita a luz da janela.

decoração de quarto de casal iluminação

Capriche na cabeceira e inclua mais prateleiras

A cabeceira é um dos detalhes mais importantes na decoração de quarto de casal. Quando a cabeceira é de madeira, é muito fácil repagina-la. Além disso, é possível comprar materiais e fazer a sua própria.

Outra dica de decoração é espalhar prateleiras de forma estratégica dentro do quarto, colocando itens como fotos e livros para decorar o ambiente.

decoração quarto de casal cabeceira

decoração quarto de casal cabeceira

Não tenha medo de errar na hora de decorar!

Para a decoração de quarto de casal, é preciso encontrar um equilíbrio entre duas personalidades para que não haja conflito.

Escolha os móveis com cuidado e fique de olho nas medidas do quarto para não errar na escolha.

Anote e aproveite nossas dicas e ideias para criar um espaço aconchegante e acolhedor para os dois!

dicas de decoraçãoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR