vantagens-cozinha-americana

Cozinha Americana: Vantagens e Dicas para Decoração

A cozinha americana se tornou uma tendência no mercado imobiliário devido ao alto crescimento da construção de residências menores.

Ela possui uma ideia de integração com outros cômodos da casa, como sala de jantar, sala de estar ou até mesmo modelos de casas ou apartamentos sem paredes.

Além de ser um local reservado para a preparação de refeições, também é um ponto de encontro entre amigos e familiares, se for o ambiente mais frequente na casa.

Dessa forma, uma cozinha americana cumpre bem o papel de deixar o ambiente ainda mais aconchegante ao integrar com outros cômodos, criando o conceito de cozinhar muito mais divertido e acolhedor. 

Vantagens da cozinha americana

A principal vantagem de escolher a cozinha americana é apenas a integração que ela faz com os outros ambientes da casa.

Isso aumenta a interação por criar ambientes comuns, torna o acesso mais acessível e aumenta a amplitude do espaço.

Como consequência da falta de parede ou ela pela metade, surgem elementos, como uma bancada, para realizar a separação dos outros ambientes.

Essa bancada é parte da decoração da casa como um todo, já que fica extremamente exposta e acoplada à decoração da sala. Por isso, é considerado um elemento funcional e estético.

Desvantagens da cozinha americana

Podemos encontrar algumas vantagens desse modelo de cozinha, mas nada que não exista solução.

Por exemplo, como um ambiente aberto, o cheiro pode se espalhar com mais facilidade para outros cômodos da casa. 

Assim, uma sujeira que antes fica só na cozinha, também pode ir para outros ambientes, como a gordura.

Além disso, sobra menos espaço para armários. Já que a redução ou retirada da parede diminuiu ou o espaço utilizável do ambiente.

Mas quer saber como resolver esses problemas e montar uma cozinha americana perfeita para seu lar? Veja essas dicas aqui:

Dicas para decorar cozinha americana

Apesar de ser um ambiente integrado a outros cômodos, não é necessário que a decoração seja igual, mesmo porque é um ambiente diferente, com outra função.

Exemplo disso é o piso, que deve ser ideal para ambientes que recebem, como cerâmica ou porcelanato.

Itens de decoração

itens-decoração

 

Aposte em núcleos que contrastam com a cor escolhida para o código que integra a cozinha.

Por exemplo, se você escolher uma cor mais neutra para a sala, como sofá, cortinas e mobília, poderá abusar dos núcleos fortes na cozinha. 

Escolha uma cor padrão para os itens que ficam expostos, como fogão, geladeira, microondas, etc.

Assim, você cria um contraste visual que valoriza a decoração dos dois ambientes.

Piso e parede

piso-para-cozinha

 

Já para o piso, pensando em criar detecção visual e demonstrar a integração dos ambientes, o ideal é ter a mesma cor.

Vale lembrar que os núcleos claros aumentam a sensação de espaço e luminosidade. Já para paredes, não é necessário seguir a regra de hereditariedade, uma vez que é necessário que tenha um revestimento que facilite a limpeza, como é o caso de pastilhas e revestimento em cerâmica.

Bancada

bancada-funcional

 

A bancada é um dos principais elementos que caracterizam a cozinha americana, portanto, tratado com carinho.

Escolha sua função e decore com base na sua escolha. A cor da sua superfície deve combinar com outros elementos da cozinha, como os armários, por exemplo.

Se desejar que ela seja usada como local de preparação das refeições, você poderá apostar no cooktop , conhecido como fogão de mesa.

Se preferir que ela seja como um local de interação, pode ser usado como mesa, criando um espaço agradável com bancos altos, como pessoas que podem se mover e interagir.

Nesse ponto, é importante levar em conta a quantidade de pessoas que o espaço será permitido. 

Iluminação

iluminação-pendentes

 

Se você utilizar uma bancada para alguma função, como a preparação de alimentos ou o consumo deles, o ideal é usar outro ponto de luz além da iluminação geral da cozinha.

Assim você valoriza ainda mais o ambiente integrado. Além disso, a iluminação contribui para reforçar a sensação de um ambiente mais espaçoso.

Você pode apostar em pontos de luz de LED acima da bancada ou pendente, que deixa o ambiente mais requintado e estiloso.

Coifas

coifa-de-parede

Lembra desse pequeno problema em relação ao cheiro e sujeira que pode se espalhar para outros cômodos da casa?

Você consegue resolver isso instalando uma coifa. Mas o que é isso?

Coifa é um eletrodoméstico que tem como função filtrar ou fumar, retirar gorduras e cheiros de ambientes fechados. 

Com ela, você pode impedir que o cheiro e a sujeira da cozinha vá para outros cômodos, conservando assim outros móveis e equipamentos.

Sua principal diferença é que consegue remover odores e gorduras em até 90%, já o depurador, o mais conhecido com açúcar, possui uma potência menor e é necessária limpeza frequente do seu filtro, que capta toda a sujeira.

Além disso, o visual da coifa é mais moderno e pode ser instalado tanto em paredes quanto em ilhas.

Armários

armarios-de cozinha

 

Em relação aos armários, o ideal é que você procure por um planejado, já que as opções de armários montados em lojas de móveis são limitadas em questões de tamanho.

Dessa forma, verifique o espaço que está disponível e não se esqueça da harmonização entre eles e o restante da decoração!

Gostou? Então, corrija para planejar sua cozinha americana! 

Tenho certeza de que com essas dicas você pode montar uma cozinha agradável e ser sua cara. Aproveite para conferir esse conteúdo com mais dicas de como otimizar o espaço da cozinha americana , vem ver!

Conte-nos os comentários ou o que achou ou tem mais alguma dica para adicionar!

 

dicas de decoraçãoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR