Consultar nome no SPC

Consultar nome no SPC + 2 passos para limpar o seu nome

Você sabe como consultar nome no SPC, para saber se você está com o nome sujo ou não? Neste artigo, iremos te ensinar como.

Estar em meio às dívidas e com dificuldades para pagá-las, é algo que faz parte da rotina de muitos brasileiros. Segundo o SPC, 63 milhões de brasileiros estão com restrições em seu nome, devido à dívidas em atraso. E este é um número que parece aumentar a cada ano.

Por isso, é importante que você conheça as formas de consultar nome no SPC. Seja para saber quais as restrições ao seu nome, ou mesmo para ter acesso aos credores, e renegociar as suas dívidas. Confira!

Conheça o SPC e o Serasa

As duas principais empresas que atuam na atualização do banco de dados de credores no Brasil são o SPC e o Serasa. O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito – foi fundado em 1955 e têm, desde então, operado no sentido de listar quais os consumidores brasileiros são mais propensos a não arcarem com suas dívidas.

O órgão atualmente é administrado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), e é financiado pelas empresas que atualizam e consultam o banco de modo rotineiro.

Já o Serasa, ao contrário do SPC (que é mais focado no comércio) atua em conjunto aos bancos e outras instituições financeiras que fornecem crédito.

O órgão foi fundado em 1968 pela Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) e atua na identificação de pessoas físicas que têm dívidas de cartões de crédito, empréstimos bancários, financiamentos, entre outros serviços de crédito bancário.

Como consultar nome no SPC de forma gratuita

Ambas as instituições, SPC e Serasa, permitem a consulta gratuita de seu nome e quais as eventuais restrições que ele tenha.

Consultar nome no SPC pode ser feito pela internet ou em postos físicos. Como fazer esta consulta? É o que explicaremos a seguir.

Consulta pela internet

É possível consultar nome no SPC e no Serasa pela internet e com muita facilidade. E, ambos os serviços, SPC e Serasa, disponibilizam tal consulta, por meios de seus portais.

Para consultar nome no SPC, basta acessar o site da empresa e criar uma conta gratuita. Será possível conferir quais instituições negativaram o seu nome, por conta de dívidas em atraso.

Além disso, você ainda poderá acessar dados de contato destas empresas, para que possa entrar em contato com elas, para renegociar as suas dívidas.

A consulta do nome no Serasa também é muito simples e fácil de ser realizada. Basta acessar o site da empresa, digitar o seu CPF e completar o cadastro.

Você terá acesso a quais instituições realizaram a negativação de seu nome e qual foi a dívida que motivou isso. Podendo, ainda, ter acesso aos canais de negociação de débitos destas instituições.

Consulta em pontos de atendimentos físicos

Para quem mora nas principais capitais e maiores cidades brasileiras, ainda há a opção de realizar a consulta do nome nos postos de atendimento do SPC e do Serasa.

Consultar nome no SPC pode ser feito com a apresentação de seus dados, como nome e CPF, levando documentos que comprovem a sua informação, como carteira de identidade, de trabalho ou de motorista.

Para consultar os postos de atendimento do SPC em sua cidade, basta acessar o site e conferir os postos. Já para conhecer os postos de atendimento do Serasa, acesse o portal da empresa.

Observação: É importante a ressalva de que tanto o SPC quanto o Serasa não realizam comunicações sobre restrição ao seu nome por e-mail ou telefone, apenas por correio e em cartas devidamente timbradas pelas próprias empresas.

Por isso, para evitar golpes, não confie em e-mail ou telefonemas recebidos supostamente em nome destas empresas. Sempre fazendo a consulta através dos canais oficiais do SPC e do Serasa.

Meu nome está sujo, e agora?

Está com o nome sujo e restrições em seu CPF. É uma situação que, sem dúvidas, pode ser bem desagradável e impedir que você realize alguns sonhos em sua vida, que dependeriam de crédito.

Estar com nome sujo afeta diretamente o score do seu CPF, que é consultado pelas empresas. Esta consulta serve para elas avaliarem a possibilidade de você não pagá-las. Quando maior o score, mais confiável seu nome será para as empresas.

Mas, não há motivo para desespero. É plenamente possível se reorganizar financeiramente e renegociar suas dívidas. Para isso, seguem algumas dicas, a seguir, sobre formas de limpar o seu nome.

Entre em contato com o banco ou empresa onde a dívida está ativa

Após consultar nome no SPC ou no Serasa e verificar que existem restrições em seu CPF, é hora de entrar em contato com os seus credores. Verifique se as empresas possuem programas ou condições especiais para pagamento das dívidas.

Avalie, também, se as informações colocadas no SPC ou no Serasa são as mesmas que as empresas possuem. Assim, você irá se certificar de que não está com o nome sujo por conta de alguma falha no registro, ou mesmo se o valor da dívida está correto.

Procure a renegociação da dívida

Após conhecer as suas dívidas e para quais empresas você deve, será possível partir para a renegociação dos seus débitos.

Você pode fazer uma proposta de pagamento da dívida aos seus credores, ou mesmo podendo ter acesso a condições especiais que estas empresas oferecem, para quem quer zerar seus débitos.

Mas lembre-se, se for renegociar a dívida, fique atento aos juros e as condições de parcelamento destas dívidas. Assim, você evitará cair em uma dívida ainda maior e prolongada.

Aproveite o Feirão Limpa Nome do Serasa

Para quem quer renegociar suas dívidas, uma das melhores opções é o Feirão Limpa Nome, organizado pelo Serasa. O Feirão geralmente ocorre nos meses de outubro e novembro, e nele, as empresas oferecem descontos e condições ainda mais especiais, para quem quiser zerar as suas dívidas e limpar o seu nome.

Por isso, o Feirão Limpa Nome é uma boa opção para quem quiser pagar suas dívidas e fazer isso com descontos nos valores dos débitos.

Não aceite qualquer proposta

Está indo para a renegociação de sua dívida? Uma boa dica é não se desesperar e aceitar logo a primeira proposta que for feita.

Ao receber uma proposta de formas e condições de pagamento por parte de um credor, avalie com calma esta proposta.

Veja quais são as parcelas propostas, se mais juros irão incidir sobre a dívida, qual será o valor final dela e se o pagamento não irá comprometer a sua saúde financeira.

Como tirar o nome do SPC e se livrar das dívidas

Vale a pena fazer empréstimos para quitar a dívida existente?

Uma solução para limpar o nome que muita gente considera, é a aquisição de um novo empréstimo, para pagar as dívidas já existentes. Porém, há aí um problema. Para quem está com o nome sujo, conseguir crédito é uma tarefa quase impossível.

Existem, no entanto, bancos e instituições financeiras que fornecem crédito, mesmo para quem tem restrições em seu nome. Nestes casos, a taxa de juros do crédito costuma ser bem maior do que para quem não está com o nome sujo.

Por isso, quem está com o nome sujo e decide fazer um novo empréstimo, poderá acabar caindo em uma dívida ainda maior e mais difícil de ser paga.

Mas existem alternativas. Você pode optar por, por exemplo, mudar a sua dívida de um banco para outro, aonde terá melhores condições e taxas de juros menores. Ou mesmo seguir algumas de nossas dicas a seguir, para limpar o seu nome sem ter de fazer outra dívida.

Dicas para limpar o nome sem fazer outra dívida

Fazer um empréstimo novo não é a única solução para quem está com o nome sujo quitas as suas dívidas.

A maneira mais saudável é alcançar uma estabilidade financeira e limpar o seu nome com a vida financeira organizada. Para isso, confira algumas dicas para você se organizar e limpar o seu nome, sem precisa pegar outro empréstimo.

Mantenha a calma

Quem está com o nome sujo poderá ficar com certa ansiedade, ao ver que não consegue arcar com as dívidas. Não acredite nas ameaças de que as empresas irão entrar na justiça contra você e tomar todos os seus bens.

Estas medidas judiciais são muito raras, pois, além de caras, demoram anos para serem executadas. Por isso, os bancos e instituições costumam ir à justiça apenas para dívidas de valores muito altos.

A dica geral aqui é: mantenha a calma e foque-se em reorganizar financeiramente, para que consiga pagar as suas dívidas.

Organize sua vida financeira

Mesmo que você tenha conseguido renegociar as suas dívidas, garantindo bons descontos e condições de pagamento, isso não significa que a sua vida financeira já está nos eixos.

Esta é apenas uma primeira parte do processo. Você precisará tornar a organização financeira uma prática em sua vida. De modo que novas dívidas do futuro não se acumulem e o seu nome volte a ficar sujo.

Procure alternativas para ter mais dinheiro

Se pagar as dívidas apenas com o salário do mês está difícil, uma possível solução é procurar formas de garantir uma renda adicional, todos os meses.

Para isso, você poderá realizar trabalhos extras, como freelancer, ou mesmo trabalhos de casa, como fazer doces e salgados, para vender aos seus amigos de trabalho e vizinhos, por exemplo.

Esta renda extra poderá ser muito útil para que você consiga reequilibrar o seu orçamento mensal. Assim, podendo pagar as suas dívidas sem comprometer o seu orçamento e o de sua família.

Crie objetivos para se motivar a limpar o nome

Você quer adquirir um novo carro, ou mesmo comprar um AP novo? Para isso, será preciso de crédito. E para ter acesso ao crédito para estes financiamentos, é preciso estar com o nome limpo.

Por isso, se você tem estes sonhos grandes. Eles poderão ser ótimos motivadores para que a reorganização financeira ocorra e que as dívidas antigas sejam pagas.

Conclusão

Consultar nome no SPC ou no Serasa é algo muito simples de ser feito. Você pode realizar esta consulta do seu próprio celular, com muita segurança dos seus dados.

E, ao fazer isso, você terá condições de conhecer e analisar todos os seus débitos e a quem deve. Podendo, assim, planejar a sua reorganização financeira e a renegociação destas dívidas, finalmente conseguindo limpar o seu nome.

Para conferir mais dicas de organização financeira, assine nossa newsletter e fique de olho em dicas para limpar o nome e investir seu dinheiro!

dicas sobre finançasPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR