Podemos Conversar
comprar casa própria

Comprar casa própria: 4 passos para realizar o seu sonho

Investir em imóveis é sempre uma boa ideia. E certamente já passa pela sua cabeça comprar uma casa própria. Afinal, sempre queremos algo que seja realmente nosso lar.

Uma boa notícia para os brasileiros, é que o custo dos imóveis esta cada vez mais acessível. Por isso, o sonho de comprar casa própria está mais próximo da nossa realidade.

Entretanto, é preciso ter cuidados na hora de comprar seu primeiro imóvel. Sem isto, o sonho pode virar um pesadelo.

Mas não se preocupe. Confira nosso guia completo para você comprar sua casa própria, desde o planejamento financeiro até a assinatura do contrato.

Vamos lá?

1 – Quais os benefícios de comprar casa própria?

Comprar casa própria significa ter um bem não só seu, mas também para seus filhos e família. Mas os benefícios não param por aí!

Por exemplo, ter seu próprio imóvel significa nunca mais ter de pagar aluguel. Nem precisar morar de favor em casa de outros familiares.

O dinheiro investido na casa própria poderá ter retorno no futuro, com a valorização do imóvel. Já o do aluguel, nunca oferecerá qualquer retorno.

Além disso, comprar imóveis está mais fácil, principalmente por causa do programa Minha Casa Minha Vida e pelos consórcios imobiliários. Outros bancos também facilitam a liberação de crédito, aumentando as chances de comprar casa própria.

Ainda vale a pena investir na compra de imóveis?

Esta é uma dúvida muito comum na cabeça de quem sonha em ter seu cantinho. Afinal, o setor imobiliário passou por maus momentos nos últimos anos. Porém, nos últimos meses, cresceu a retomada de investimentos e incentivos para financiamento.

Um dos principais fatores facilitadores para comprar imóveis novos é o fortalecimento do programa Minha Casa Minha Vida. Que flexibilizou as faixas e facilitou as condições de entrada e parcelamento.

Outro fator que contribuiu para o aquecimento do mercado imobiliário foi a queda da taxa básica juros, a taxa Selic. A queda dessa taxa fez do imóvel próprio um investimento mais seguro, já que ele só tende a valorizar.

Além disso, comprar casa própria é investir no seu futuro. É não precisar se preocupar com fiador, imobiliária… Além de poder alterar o imóvel da forma que você quiser, sem precisar pedir permissão para alguém.

É, também, uma segurança para o futuro. Já que após o registro do imóvel, ele será seu e só poderá ser tomado em caso de inadimplência das parcelas do imóvel.

Mas para comprar casa própria de forma correta e sem riscos de prejuízos, é preciso se preparar de forma adequada.

Isso significa pesquisar bastante sobre a construtora do imóvel, fazer um planejamento financeiro detalhado para conseguir realizar este sonho e realizar um estudo sobre as condições do imóvel escolhido.

Vamos analisar de perto como não errar?

Avalie o tipo de imóvel que deseja comprar

Cada pessoa possui uma necessidade de moradia. O primeiro passo para decidir como comprar a casa própria é escolher o tipo de imóvel que deseja comprar.

Para não haver perda de tempo, o planejamento e avaliação do imóvel deve ser feito antes mesmo de sair a procura dele. O primeiro de tudo: decidir entre casa e apartamento.

Por questões de segurança, convivência e lazer, muitas pessoas acabam optando por comprar apartamentos.

Com isso definido, é hora de entrar em detalhes. Olhe se o tamanho do imóvel, a região em que ele fica, o valor máximo e condições de financiamento são vantajosas para você.

Avaliando todos estes itens, você evitará de cair em arrependimentos e de se comprometer a pagar algo que não cabe em seu orçamento.

2 – Imóvel novo, na planta ou usado: Qual vale mais a pena?

Comprar casa própria é um processo complexo. Principalmente pela grande gama de opções disponíveis. Mas resumindo, a escolha fica entre três principais opções: imóvel novo, na planta ou usado.

Cada uma possui suas particularidades, e é essencial ponderar pontos positivos e negativos de todos. Para ajudar na escolha, vamos detalhar mais sobre os dois tipos de imóveis.

Imóvel novo

O imóvel novo é aquele que a construção já está concluída. Mas que nunca foi habitado. Grande parte dos imóveis ofertados por imobiliárias são assim.

A principal vantagem do imóvel novo é comprar algo sabendo exatamente como ele é. Além disso, você poderá visitar todo o espaço antes assinar o contrato.

Ao comprar um imóvel novo, é possível financiá-lo da forma que acontece com um imóvel na planta. Geralmente, é possível financiar até 100% do valor.

Por ser uma obra nova, o custo com possíveis manutenções será bem menor. Somente se você quiser alterar algo que já esteja pronto.

O lado negativo de comprar um imóvel novo é que, o valor pode crescer em mais de 20% em comparação de um imóvel na planta.

Outro fator negativo é que você não poderá escolher o acabamento, ao contrário de um imóvel na planta. Para trocar o acabamento de um imóvel novo ou usado, é preciso de uma reforma maior.

Imóvel na planta

O imóvel na planta é comprado ainda quando o prédio está em fase de projeção ou de construção. As principais vantagens do imóvel na planta é o fato dele poder ser 100% financiado, além do imóvel poder ter uma valorização real após ficar pronto.

Em geral, é mais fácil mudar o acabamento deste imóvel. Isto pode ser negociado com a própria construtora. E quando o local estiver pronto, você só precisará se mudar e mais nada.

Mas, comprar imóvel na planta necessita de cuidados redobrados. Imprevistos podem acontecer e a entrega das chaves atrasar. Para você evitar este risco, é muito importante escolher uma construtora de confiança.

Imóvel usado

Comprar imóvel usado é algo para quem deseja se mudar de imediato. Assim como as duas opções anteriores, possui suas vantagens e desvantagens.

Imóveis usados costumam ser maiores, já que foram construídos em outra época. É possível encontrar imóveis usados em bom estado e com preço acessível, inclusive em bairros onde os imóveis costumam ser mais caros.

Em alguns casos, imóveis usados podem ser financiados em até 80%. Mas, além do valor do imóvel, é preciso reservar uma quantia para reformas.

Os pontos negativos de um imóvel usado começam pelo valor do condomínio. Geralmente, neste caso, o valor é mais alto do que de imóveis novos. Afinal, o preço sofreu reajustes até chegar ao preço atual.

Se o prédio for mais antigo, provavelmente não terá itens como gás encanado e sistemas para economizar água e energia.

Outro item que pode fazer falta é a área de lazer completa para toda família, que praticamente não existe em caso de imóveis mais antigos.

Então, se você deseja um local com academia, playground e churrasqueira, comprar um imóvel na planta ou novo é a melhor opção.

Vale a pena investir no imóvel na planta?

A principal escolha para quem deseja comprar casa própria é o apartamento na planta. A vantagem que mais atrai as pessoas é o preço. Se você não tem pressa para mudar e deseja algo novo em folha, com certeza é a melhor opção.

Além disso, o cliente pode negociar diretamente com a construtora e ter acesso ao financiamento pelo Minha Casa Minha Vida. Com isso, você terá acesso a subsídios atrativos e um prazo maior para pagar o imóvel.

O imóvel na planta vem com um projeto moderno, assim como extensas áreas de lazer e segurança reforçada.

3 – Qual é a hora certa de investir na casa própria?

O sonho de comprar casa própria sempre foi algo almejado pro muitos brasileiros. Muitos ainda residem em casas e apartamentos alugados. E, como sabemos, o dinheiro do aluguel não gera nenhum retorno.

Com o dinheiro do aluguel, é possível pagar o financiamento da casa própria e ainda sobrar para investir no seu futuro.

Ao comprar um imóvel próprio, muitas pessoas ponderam sobre o valor da entrada e acabam desistindo por isso.

Como dissemos acima, quem compra um imóvel financiado pelo Minha Casa Minha Vida, possui vantagens na hora de dar entrada e no financiamento, o que ajuda a pagar o apartamento com tranquilidade.

4 – Opções de pagamento para comprar casa própria

Quer realizar o sonho de comprar casa própria? Ótima escolha! Agora é hora de pensar na parte mais burocrática mas importante: a forma de pagamento do imóvel.

Adquirir a casa própria não é nada fácil. Porém, é uma tarefa completamente possível. Há várias opções para quem deseja comprar seu lar. Com disciplina e organização, é possível dar o passo adiante para conquistar este sonho.

Mesmo quem ainda não tem controle financeiro, pode aprender a economizar para dar uma entrada na casa própria e se organizar para pagar as parcelas sem sufoco.

As principais formas de pagamento para comprar casa própria são:

Financiando o imóvel

Para quem não possui o dinheiro total do imóvel, a melhor opção é partir para o financiamento. Muitas pessoas ainda acreditam que financiar a casa própria é algo difícil de conseguir. Mas nos últimos anos, isto caiu por terra.

Para começar, é possível conseguir financiar o imóvel pela Caixa Econômica Federal, que é o banco mais popular do Brasil.

A Caixa é a principal forma de obtenção de crédito imobiliário no país. A vantagem é que o cliente pode financiar tanto imóveis na planta quanto os usados.

Além disso, é o banco do programa Minha Casa Minha Vida, que mudou a vida de muitas pessoas, principalmente aquelas com a renda mais baixa.

Outra modalidade muito famosa é o consórcio, que oferece juros baixos para quem participa. No consórcio, a pessoa precisa dar lances, mas pode utilizar seu FGTS para tal.

O prazo de liberação, que varia entre 60 a 180 meses. É menor do que financiamentos comuns, que podem chegar a 360 meses. No entanto, essa é a opção para quem não tem pressa, já que a contemplação pode ser rápida ou demorada.

Pagando à vista

A opção mais difícil, porém que é possível, é comprar casa própria pagando o valor à vista. Essa opção é viável para quem, obviamente, possui o dinheiro a disposição e quer evitar ter um financiamento.

Pagando à vista, é possível combinar com o vendedor descontos no valor. Cada pessoa deve ponderar aquilo que é melhor para ela e para a família.

Conclusão

O sonho de comprar a casa própria pode se tornar realidade bem mais rápido que você imagina. Pesquisando o imóvel com calma e escolhendo a condição de pagamento que mais irá se encaixar no seu bolso, o investimento é certo para você e sua família!

Que tal começar agora? Preencha o formulário abaixo e inicie a busca pela conquista da casa própria na AP Ponto!


como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES!
OU

DEIXE SEUS CONTATOS

PARA QUE POSSAMOS ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ