casa-ou-apartamento

Casa ou apartamento? Veja aqui a melhor opção para você comprar

Casa ou apartamento? Seja para sair do aluguel ou adquirir independência, ter a casa própria é o maior sonho dos brasileiros. 

E a principal dúvida que surge no momento de realmente ir em busca do imóvel ideal é por qual optar. Dessa forma, as duas oferecem vantagens diferentes e agradam em situações variadas.

Por isso, veja neste post qual se encaixa mais à sua necessidade com base nas vantagens e desvantagens (e alguns mitos) de comprar casa ou apartamento.

Mitos sobre casa ou apartamento

Muitas pessoas pensam que casa é sinônimo de mais espaço. Isso não é totalmente verdade se considerarmos que nem toda casa é grande, assim como nem todo apartamento é pequeno, certo?

Não há regras quando falamos de imóveis. Isso porque existem casas e apartamentos de diversos tamanhos e para todos os gostos.

Espaço

Portanto, dizer que a principal vantagem ao se optar por uma casa é o seu espaço, isso vai depender (e muito!), do tipo de casa que você escolher.

Há casas maiores, sim. Com área de quintal ou jardim, até mesmo área para lazer. Porém, existem apartamentos com diversas opções de espaço externo. Assim, possuem até área de lazer completa, com piscina, playground, quadras esportivas e muito mais.

Custo

Outro fator que muitos pensam ser uma vantagem ao escolher comprar uma casa, é a diminuição de custos, já que na casa não é necessário pagar taxa de condomínio.

Porém, a taxa de condomínio existe para que haja manutenção constante da área de lazer e também para pagar alguns serviços que são oferecidos para todos os moradores em conjunto, como é o caso do fornecimento de gás, água e em alguns casos, energia elétrica.

Então, se você considerar um pagamento médio de R$200,00 de condomínio por mês, mas sem se preocupar em realizar e pagar a manutenção do espaço de lazer que você utiliza, mais gastos com gás, água ou luz, será que morar em casa realmente é mais barato?

É importante colocar essa conta no papel, uma vez que o custo da manutenção de uma casa pode ser bem mais elevado que a taxa de um condomínio.

Agora vamos às vantagens de cada um:

Vantagens de comprar casa

Privacidade e liberdade

Sem dúvidas essa é a principal vantagem de uma casa. Se você gosta de privacidade, pode escolher uma casa que não tenha vizinhos por perto, por exemplo.

Além disso, você tem mais liberdade pois o espaço da casa é exclusivamente seu. Então quem faz as regras é você. 

Apesar disso, toda a responsabilidade também será sua. Como contratar a mão de obra especializada e realizar vistoria, se decidir fazer alguma obra externa, por exemplo.

Já em apartamento, se a decisão for impactar todos os moradores, tem que ser votado em assembleia geral. 

Vantagens de comprar apartamento

Mais segurança

É normal que em todo apartamento exista segurança 24h, seja em condomínios fechados ou prédios residenciais únicos, e isso transmite mais segurança para os moradores de apartamentos. 

Já quem opta pela casa terá que arcar com a instalação de um sistema de segurança para garantir uma proteção mínima, ou contratar uma empresa especializada para a vigília. O que pode gerar um custo bem alto.

Para quem viaja muito ou passa a maior parte do tempo fora de casa, o apartamento também se torna a opção mais segura.

Custo reduzido e qualidade de vida

Além do que já citamos em termos de taxa de condomínio e segurança, podemos citar também em relação à queda de custos com lazer.

Se você optar por um empreendimento com lazer completo, vai economizar também com clube, academia, esportes e muito mais.

Além disso, como a manutenção desses espaços está embutida na taxa de condomínio, você aproveita tudo e se preocupa em realizar manutenção apenas dentro do seu imóvel.

Que economia e tranquilidade, hein?

Localização

O aumento da construção de grandes empreendimentos residenciais ampliou também as opções do mercado imobiliário.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar apartamentos próximos a centros urbanos ou perto de serviços básicos e essenciais e com mais facilidade de pagamento se comparado a uma casa.

Resumindo: você encontra apartamentos com lazer completo, em localizações com serviços e comércio próximos e com condições facilitadas para pagamento, como o benefício do programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.

Descubra outras vantagens de morar em apartamento.

Desvantagens de comprar apartamento

A única desvantagem que realmente pode pesar no momento da sua decisão é em relação a aceitação de regras. 

Condomínios geralmente são cheios de regras e geralmente existem para garantir a boa convivência entre os moradores.

Por isso, quando existe alguma decisão a ser tomada em relação à área comum do prédio, é necessário que seja realizado a assembleia, para checar se todos estão de acordo com a opção escolhida.

Para quem tem problemas em lidar com opiniões diferentes e regras de boa convivência, pode sentir um pouco de dificuldade para se adaptar ao apartamento.

Conclusão

Não restam dúvidas que comprar um apartamento é mais vantajoso do que comprar uma casa, ainda mais para quem se liga mais na questão financeira, segurança e qualidade de vida por um preço menor.

Há quem prefira ser mais reservado, sem vizinhos e com suas próprias regras. Nesta situação a casa é uma ótima opção mesmo.

Espero que o conteúdo tenha ajudado você a decidir de uma vez por todas entre comprar casa ou apartamento. Mas se ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo!

Se procura opções de apartamentos com boa localização e lazer completo, a AP Ponto pode ter o empreendimento ideal para você!

Acesse nosso site e confira nossos empreendimentos disponíveis, temos opções de apartamentos prontos para morar e em construção!

Se preferir, agende uma visita em uma de nossas lojas, direto com nosso consultor. E veja de perto nossos apartamentos com o melhor da tecnologia: realidade virtual!

Oferecemos também consultoria financeira gratuita não atrelada à compra do AP e um ótimo cafezinho! Agende agora.

 

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR