comprar apartamento

Como comprar apartamento sem ter dinheiro guardado?

Comprar apartamento é realizar o sonho da casa própria, e é um desejo muito comum, mas nem sempre simples de ser realizado. 

Muitas vezes, poupar dinheiro não é possível por diferentes razões, como os gastos que temos com o aluguel, salário baixo, e as demais despesas que temos que bancar ao longo do mês. 

Nesse momento, quando colocamos na balança o sonho de comprar apartamento e todas as nossas despesas, as nossas contas tendem a pesar mais e assim, sem ter condições de juntar dinheiro, vamos deixando nosso sonho para quando as coisas melhorarem, certo?

Mas você sabia que é muito possível comprar apartamento mesmo sem ter dinheiro guardado?

A resposta é sim, é perfeitamente possível adquirir uma propriedade sem ter uma reserva financeira. E nós vamos te mostrar como.

Conheça seu orçamento mensal

O primeiro passo para comprar apartamento sem ter dinheiro guardado é conhecer muito bem seu orçamento mensal. 

Se você não dispõe de capital para pagar o preço da propriedade à vista, as modalidades que oferecem prestações serão mais viáveis.

Mais do que apenas o valor do seu salário, você deve entender quanto sobra na sua conta depois de arcar com os gastos fixos. O cálculo se baseia em pegar tudo o que você recebe durante o mês e subtrair as suas despesas, como aluguel, contas, e demais gastos. 

Para te ajudar nisso, você pode colocar tudo em uma planilha, assim fica mais fácil visualizar todos os seus gastos e onde você pode poupar mais.

Nós temos um modelo de planilha de controle de gastos perfeito para isso e você pode fazer o download gratuitamente.

Quite eventuais dívidas antigas

Após conhecer seu orçamento e entender seu momento financeiro, chegou a hora de adotar atitudes mais efetivas para quem deseja comprar apartamento sem ter dinheiro guardado. 

Faça tudo o que for possível para eliminar pendências financeiras antigas e não ter que perder capital pagando juros abusivos ou até mesmo acabar com o nome sujo. 

Além disso, corte os supérfluos, ponderando sobre tudo aquilo de que realmente precisa. Não se esqueça que ao comprar apartamento mesmo que 100% financiado, você terá que arcar com as parcelas do financiamento. Mas não se preocupe, o esforço será recompensado quando você estiver na sua casa própria.

Entenda mais sobre o financiamento

Você também precisa entender um pouco mais sobre financiamento imobiliário caso queira comprar apartamento sem ter dinheiro guardado. 

Essa é a modalidade mais utilizada no Brasil por quem deseja entrar no mercado de imóveis e, definitivamente, pode ser uma boa alternativa para quem pretende sair do aluguel.

A Caixa Econômica Federal é o maior credor em nosso país para esse tipo de empréstimo, e ainda oferece o benefício do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Dessa forma, além de você realizar o financiamento com as menores taxas de juros em comparação com outros bancos, ainda pode ter um desconto no valor do apartamento de acordo com sua faixa de renda. O subsídio habitacional pode ser de até 47 mil reais.

Utilize seu FGTS como forma de pagamento

Uma alternativa para comprar apartamento sem ter dinheiro guardado é utilizar o FGTS como parte do pagamento do imóvel. 

FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um valor que a empresa onde você trabalha deposita, em média de 8 a 11% do valor do seu salário em uma conta em seu nome e funciona como uma “poupança” do trabalhador.

Existem algumas regras que permitem a retirada do seu saldo disponível na sua conta do FGTS, e uma delas é para comprar um imóvel.

As regras para que isso aconteça estão disponíveis no site oficial do FGTS. A primeira obrigação é que seja um imóvel para fins residenciais e é necessário já ter trabalhado por pelo menos 3 anos com carteira assinada, mesmo que não seja de forma contínua.

Outra exigência é que o comprador não tenha nenhum outro financiamento de habitação ativo no país e resida ou trabalhe no município do imóvel que pretende comprar.

Caso você se encaixe nas regras, pode utilizar seu FGTS como pagamento integral ou de uma parte do imóvel, como para quitar algumas parcelas do financiamento, ou pode servir como entrada para um financiamento ou para dar um lance em consórcio.

Essa é uma opção muito interessante para os que buscam comprar apartamento sem ter dinheiro guardado, uma vez que o FGTS costuma ser um dinheiro que não é movimentado ou utilizado e pode colaborar na realização do sonho da casa própria.

Porém, se o valor do FGTS não for suficiente para compra do imóvel, uma alternativa é utilizar duas formas de pagamento, aliando o FGTS e o financiamento ou o FGTS e o consórcio.

Essas informações são primordiais para quem pretende comprar apartamento sem ter dinheiro guardado. É fundamental entender a diferença entre as formas de pagamento e escolher a que melhor se adapta à sua situação financeira atual.

Cuidados essenciais para quem quer comprar apartamento:

1. Decida onde você quer morar

Uma vez que você já tem uma boa noção do seu orçamento mensal, é hora de cruzar essa informação com o mercado imobiliário e então decidir onde você quer e pode morar. 

Esta etapa é importante pois os preços do imóvel podem variar muito em relação ao local onde estão. 

Por isso, pense em relação ao preço do imóvel, se irá caber no seu orçamento, se a localização atende suas necessidade e da sua família, e se oferece todo o conforto e qualidade de vida que vocês procuram.

Aqui te damos dicas de como escolher o melhor bairro para morar, e contamos sobre algumas cidades específicas.

2. Pesquise tanto quanto puder

Sabendo seu orçamento, o bairro que você quer e o tipo de unidade que você prefere, é hora de procurar e você deve fazer isso tanto quanto puder. Utilize o poder da internet e use a web para procurar oportunidades compatíveis com a sua renda e as suas preferências.

Quando encontrar o imóvel ideal, pesquise sobre a construtora que o construiu. Veja a reputação da construtora, a opinião de quem comprou e se os produtos são de qualidade.

Aqui temos dicas de como avaliar uma construtora

Além dessas questões, fique atento aos gastos extras de documentação, como o ITBI e o Registro do imóvel.

Conclusão

Sabemos que há muito trabalho pela frente quando decidimos comprar apartamento. Mas não se preocupe, a AP Ponto existe justamente para descomplicar o seu sonho.

Além de oferecermos as melhores condições de pagamento e financiamento até 100%, as parcelas podem sair mais baratas que o aluguel.

O ITBI e o Registro também são gratuitos, e a entrada você pode parcelar até 60x sem juros.

Aqui temos alguns motivos para você escolher a AP Ponto para realizar o seu sonho da casa própria.

Você também pode agendar com nossos atendentes um bate papo totalmente online, fazer uma consultoria financeira gratuita sem atrelar à compra do AP, ou conhecer nossas promoções vigentes. Quem sabe o seu AP está mais próximo do que imagina?

Agende aqui o seu atendimento online.

 

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR