Comprar apartamentos novos ou usados

Comprar apartamento novo ou usado? Descubra a melhor opção

Ter o seu apartamento, sem precisar se preocupar com o pagamento de aluguel, os reajustes de contrato e sentir que o lugar é seu. Quem não deseja isto? Este é um sonho simples de ser realizado. Ainda mais se você já vem planejando comprar seu primeiro imóvel há mais tempo. Entretanto, escolher entre um apartamento novo ou usado nem sempre é uma questão fácil.

Apesar de parecer óbvia a escolha de se ter um lugar novinho para morar, há outras considerações a serem levadas em conta antes de começar a mudança. Por isso, decidimos apresentar neste texto as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Assim, você pode avaliar com mais segurança para descobrir em qual deles apostar: apartamento novo ou usado?

Boa leitura!

Quais são as vantagens de comprar um AP novo?

É considerado apartamento novo, aquele que já está construído, pronto para você se mudar. A diferença dele para o usado é que, nesse caso, a construção é nova e ninguém ainda morou no apartamento oferecido.

Dê uma olhada nas vantagens de investir nesse tipo de imóvel:

Maior segurança para o morador

Antigamente, só um local de extrema necessidade de segurança, como os bancos, é que usavam câmeras para monitorar o movimento. Com a difusão das tecnologias e soluções cada vez mais interessantes (e com excelente custo-benefício), os apartamentos também integraram diversas novidades para deixar os moradores mais protegidos.

Em um AP novo, por exemplo, você encontra diversas facilidades que há poucas décadas poderiam ser consideradas luxo. Veja algumas delas:

  • Circuito interno com câmeras de segurança;

  • Portaria com uma posição estratégica;

  • Elevadores novos e seguros;

  • Luz com sensor de movimento para acendimento automático;

  • Alarme com sensor de luz infravermelha;

  • Controle de acesso com registro biométrico (tanto identificação da face, quanto das digitais).

Melhor adequação às suas necessidades

Hoje, os apartamentos já são projetados para aproveitar ao máximo todo o espaço da estrutura.

Além disso, caso a sua escolha seja de um apartamento que está em vias de ficar pronto, ainda é possível escolher itens que melhoram o aproveitamento dos ambientes no seu novo lar. Como a colocação de móveis planejados. Eles não só trazem personalidade ao ambiente, como ajudam a economizar o máximo de espaço possível.

Além disso, você conta com as melhores tendências para resolver questões, como um conceito ligado a uma área verde externa para suprir a ausência de um quintal.

Ainda é comum encontrar áreas desenvolvidas com o foco na reunião de pessoas. Sejam as reuniões de condôminos ou mesmo a reserva para a realização de eventos.

Isso quer dizer que você vai poder reunir a família para um churrasquinho de domingo. Já imaginou?

Custos de manutenção são menores

Você já parou para pensar em quantas reformas um AP precisa anualmente? Se a sua lista já é grande, provavelmente você mora ou já teve um contato próximo com alguém que vive em um apartamento mais antigo.

Afinal, quando a construção é nova, ela requer menos manutenção. Além de estar atualizada com as soluções e necessidades da nossa época.

São itens modernos, como pintura e acabamento novos, fiação elétrica nova e com as tomadas padronizadas de acordo com as regras vigentes, hidráulica em perfeito estado para uso.

Além disso, alguns detalhes como a logística para a coleta de resíduos e adaptação para pessoas com deficiência já farão parte da estrutura, reduzindo investimentos para adaptar o prédio.

Área de lazer para a família

Você provavelmente pensa nos espaços externos do seu AP quando está buscando por um novo espaço, não é mesmo? Porém, esse foco no espaço social é uma tendência recente e tem ficado cada vez mais atrativa em novas construções. Em apartamentos novos é comum encontrar:

  • Espaço gourmet e área de churrasqueira;

  • Espaço para atividade ao ar livre e piscinas;

  • Área com parquinho e playground para as crianças;

  • Salão para festas e recepções;

Preço e condições de pagamento mais acessíveis

Se o apartamento é novo, significa que ele ainda não recebeu nenhum tipo de financiamento, o que facilita nas formas de compra.

Programas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), como o Minha Casa Minha Vida, só permitem o financiamento de imóveis que ainda não foram objeto do benefício (ou que não usaram o benefício nos últimos 3 anos).

Além disso, as próprias construtoras e incorporadoras costumam ter uma proposta de financiamento próprio para facilitar a venda.

Dessa forma, é comum encontrar apartamentos novos em que você pode dividir o valor referente à entrada até a entrega das chaves. Ainda, é possível conseguir o parcelamento da compra com menos burocracia.

Quais são as vantagens de comprar um AP usado?

Agora nós falaremos sobre a parte boa que você pode ter ao escolher um apartamento usado.

É claro que qualquer uma das escolhas que você fizer terá pontos vantajosos. Por isso, é importante fazer essa análise de acordo com as suas necessidades e a sua realidade.

Dá uma olhada nos benefícios de comprar um apartamento usado.

Localização é o principal fator

Bairros nobres ou mesmo com uma localização estratégica são mais antigos e, por esse motivo, tendem a ser mais valorizados.

Isso acontece por diversos fatores. Além da valorização da região, costuma ser mais difícil encontrar terrenos disponíveis para novas construções. Um apartamento usado normalmente será mais desvalorizado que o novo. Então, ficará mais fácil de se mudar para uma determinada região.

Menor prazo para se mudar

O apartamento usado provavelmente já teve pessoas morando nele antes. Tudo já está no jeito para que você entre nele após a compra.

Essa é uma grande vantagem, principalmente em situações onde não é interessante (ou até mesmo sai mais caro) esperar.

Se você estiver se casando, por exemplo, deve querer montar o seu lar para entrar assim que voltar da lua de mel. Outros casos, como famílias que estão crescendo e precisam de um espaço maior, e/ou também quando você entrega a sua casa ou apartamento na negociação.

Se não é possível ficar esperando e o apartamento novo ainda não chegou no estágio da entrega das chaves, isso pode gerar um contratempo.

Maior espaço

Se a construção do apartamento é mais antiga, provavelmente ele tem os cômodos mais amplos. Antes, as cidades tinham espaço de sobra para construção, o que permitia apartamentos maiores.

Sala, cozinha e outros espaços sociais de uma casa, são hoje pensados de maneira inteligente nos apartamentos novos, que têm ampliado cada vez mais os ambientes para convívio social. Com isso, a metragem interna tem diminuído, ao contrário das construções antigas.

Quais são as desvantagens de apartamento novo e do usado?

Enquanto um apartamento novo, em geral, terá as vantagens de atender às necessidades de moradia dos tempos atuais, ele nem sempre será 100% perfeito. É preciso, neste caso, pensar a longo prazo.

Como é o caso da localidade de onde são construídos. Apesar de serem realizados estudos para escolher a melhor localização para a construção, os prédios costumam ser erguidos em pontos mais distantes de centros comerciais. Porém, com o comércio local próximo.

Outra característica que você deve observar se atende suas necessidades ao comprar um apartamento novo é a metragem. Os espaços são bem pensados e planejados, mas o foco da área de convívio e externa ao apartamento, como piscina, churrasqueira e quadras.

Por isso, sala, cozinha e quartos tendem a ser menores se comparados aos apartamentos antigos.

Já para quem escolher as construções mais velhas, é preciso estar atento às condições nas quais o apartamento e a estrutura do prédio se encontram.

Surpresas na taxa de condomínio para reformas e manutenções podem acontecer. Além de precisar rever as condições de pintura, encanamento, fiação e segurança (grade) das janelas.

Outras questões que precisam ser observadas para quem escolhe um AP usado são:

  • Segurança do prédio (se possui porteiro, portaria e portões eletrônicos, condições do elevador e acessibilidade);

  • Espaços para as crianças como playground, piscina e área de jogos;

  • Infiltrações nas paredes;

  • Vaga de garagem.

Enfim, é legal ficar de olho nesses pontos hora para não atrapalhar o orçamento financeiro e o cronograma de mudança com uma grande reforma. Até porque, como você deve ter percebido, nem todos os requisitos aqui podem ser resolvidos com dinheiro.

Como escolher entre apartamento novo ou usado?

Depois de entender as qualidades e possíveis problemas que cada um dos tipos de apartamento podem apresentar, confira algumas dicas especiais para se decidir.

  1. Reúna os envolvidos: normalmente um apartamento é dividido entre a família. Então chame todos que vão para o novo lar. Assim, todos poderão se expressar, dar ideias e, ainda por cima, entender a necessidade do outro.

  2. Faça uma lista de sonhos: nessa hora, nada de censura. Se o sonho é um apartamento com garagem e área de lazer, não deixe de anotar.

  3. Alinhe as metas com a realidade: agora é hora de colocar na ponta do lápis qual é a disponibilidade e possibilidades que vocês têm para conquistar o apartamento dos sonhos.

  4. Levante os prós e contras: de acordo com as necessidades e desejos. Veja qual das duas possibilidades é mais interessante para a família.

  5. Torne o sonho uma realidade: agora é hora de montar um plano no qual todos possam colaborar para a realização da compra do imóvel!

Conclusão

Apresentamos neste texto as vantagens e pontos que devem ser observados antes de você decidir por um apartamento novo ou usado.

É sempre importante lembrar que essa compra deverá atender ás necessidades da sua família durante muitos e muitos anos. Por isso, é preciso chegar em um consenso. A partir daí, é possível montar um planejamento financeiro e seguir em direção ao que você deseja.

Se todos que se mudarão para o novo lar se unirem neste ideal, certamente será mais fácil.

O importante é que, mesmo que não seja possível alcançar o imóvel exatamente como foi idealizado, que ele seja confortável e atenda às prioridades de toda a família.

Como você deve ter percebido, um imóvel na planta talvez seja a melhor opção. Ele conta com as vantagens de um apartamento novo e não é tão valorizado quanto aquele que já está pronto para morar.

Gostou deste artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a conquistarem o sonho da casa própria.

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR