hábitos saudáveis

Como manter hábitos saudáveis

Ter uma rotina de hábitos saudáveis é muito importante e trazem equilíbrio para o corpo e para a mente. Durante este período de isolamento social, onde a maioria das pessoas estão de quarentena dentro de casa, acabamos relaxando um pouco. 

Porém, praticar hábitos saudáveis neste tempo de quarentena é ainda mais importante para ter uma qualidade de vida melhor e, claro, manter ou melhorar a saúde.

Por isso, te contamos algumas práticas que você deve trazer para o seu dia a dia que vão te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor:

 

  • Tenha hábitos saudáveis se alongando

 

Alongar diariamente é muito importante, trabalhamos o dia todo com postura errada, ficamos sentados por horas na frente do computador trabalhando ou estudando. 

Isso pode ocasionar em uma série de problemas de saúde como má circulação do sangue, dores musculares e danos na coluna.

Uma forma de amenizar um pouco e melhorar a sua postura é alongar o corpo. Assim que acordar alongue-se, quando estiver no trabalho dê uma pausa de 5 minutos para alongamentos, estique as pernas, os dedos, dê uma volta e sempre procure ter uma postura correta para evitar problemas no futuro.

 

  • Tenha hábitos saudáveis praticando atividades físicas diariamente

 

Assim como o alongamento, a prática de exercícios físicos é crucial para ter uma boa saúde. Você vê recomendações diárias sobre isso, mas é tudo verdade. 

Devido a rotina de trabalhar, estudar e cuidar da casa, acabamos ficando sedentários. O que pode trazer problemas como a obesidade, problemas respiratórios, cardíacos, etc.

Fazer atividades físicas por pelo menos três vezes na semana te deixará saudável, prolongará sua vida e fisicamente estará bem satisfeito consigo mesmo. 

Além disso, exercícios físicos também traz benefícios para a mente, é uma forma de extravasar os sentimentos. 

Faça atividades como caminhadas, corridas, andar de bicicleta, subir e descer escadas, etc. A variedade é muito grande, mas comece aos poucos, não exagere na carga para evitar fadiga e contusões.

 

  • Tenha hábitos saudáveis tendo 8 horas de sono de qualidade

 

Ter uma boa noite de sono é muito benéfico para a saúde, é ter uma vida melhor e mais longa. Uma noite bem dormida traz melhor rendimento ao seu dia, mais disposição para suas tarefas e fortalecimento do sistema imunológico.

A falta de sono pode trazer problemas diversos como a falta de atenção, estresse, depressão, problemas com a memória, etc. Alguns até irreparáveis como derrame cerebral, doenças cardíacas e câncer.

Por isso tente dormir no mínimo 8 horas de sono, quando se deitar se desconecte de aparelhos eletrônicos, e esvazie sua mente, esqueça seus problemas e terá uma tranquila noite de sono.

 

  • Tenha hábitos saudáveis com uma boa alimentação e hidratação

 

Nossa alimentação é uma das coisas que mais determinam nosso estilo de vida, ela fornece energia e nos fornece os nutrientes que manterão a boa saúde em dia. 

Fazer uma alimentação de 3 em 3 horas em poucas proporções, com um bom café da manhã, almoço com muita salada, muita variedade de frutas, legumes e verduras só fará bem a sua saúde.

Às vezes pela correria do dia, acabamos nos alimentando mal com fast food, alimentos processados e etc. E o excesso destes alimentos trazem consequências terríveis como a obesidade, hipertensão, câncer, diabetes, entre outras.

Sendo assim, mantenha uma boa dieta rica em nutrientes que só irão somar positivamente em sua vida, uma boa alimentação traz melhora na disposição, humor, energia e qualidade de vida.

Veja aqui como cultivar horta em apartamento.

Tão importante quanto uma boa alimentação é beber água, o ideal é beber pelo menos 2,5 litros de água ao dia, mas a maioria das pessoas não têm esse hábito. 

Uma boa hidratação diária ajuda seu organismo a funcionar melhor, faz com que seu cérebro permaneça ativo e produtivo, melhora a pressão sanguínea, previne câimbras, além disso tudo, evita problemas como pedras nos rins, entre outros.

Cultive este hábito de beber a quantidade necessária de água, coloque um lembrete no celular ou computador para essa atividade. Esteja sempre com uma garrafa no trabalho, faculdade e ao lado da cama.

 

  • Tenha hábitos saudáveis através da meditação

 

A prática da meditação é extremamente saudável, um momento de reflexão é terapêutico e pode ser até curativo. 

A medicação é a consciência que emerge por prestar atenção propositalmente no momento presente, sem julgar os desdobramentos das experiências momento a momento. 

É buscar a paz interior e com a prática diária, pode ter sucesso nessa busca em pouco tempo. Estar conectado com sua paz fará muito bem à sua mente e ao seu corpo e trará para sua rotina mais leveza, criatividade, comunicação, além de ajudar no controle das emoções e muitos outros benefícios.

 

  • Tenha hábitos saudáveis cultivando bons relacionamentos

 

É importante estar rodeado de pessoas positivas, a comunicação é uma necessidade do ser humano. Estar entre amigos faz muito bem, nos sentimos felizes e acolhidos. 

Busque estar sempre cercado de pessoas que queiram o seu bem e que você queira o delas, pessoas que você sabe que estarão ali nos bons e maus momentos e que você possa confiar.

Seja amigos, relacionamentos amorosos, parentes, etc. O importante é a reciprocidade de um saudável laço afetivo.

Conclusão

Estes são alguns hábitos fundamentais para uma boa qualidade de vida, traga eles para a sua vida e eles farão dela mais longa e melhor. Ainda mais neste momento difícil que o mundo está passando com a pandemia da Covid-19, nunca foi tão importante estar com o corpo e a mente saudáveis.

Nós da AP Ponto desejamos uma boa sorte e que você se cuide e cuide também das pessoas próximas a você, pratique a empatia ao próximo e se possível permaneça em casa e fique seguro.

ap acreditaPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR