como financiar a casa própria

Como financiar a casa própria – 6 dicas de como fazer

Como financiar a casa própria? Seja para sair do aluguel, adquirir independência ou porque vai casar, o momento de comprar a casa própria é um dos mais importantes da nossa vida. Isso porque, na maioria das vezes, envolve a realização de um sonho.

Por isso, quando decidimos conquistar o nosso cantinho é preciso estar atento ao mercado e pesquisar as melhores financeiras, evitando grandes taxas de juros no financiamento. 

Não é um processo fácil, por isso, quanto mais descomplicada for, melhor. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar a facilitar essa etapa tão significante da sua vida. Assim você já estará preparado para o que vem pela frente!

1 – Como financiar a casa própria: Organize seu orçamento

A primeira coisa importante a fazer é verificar o seu orçamento para evitar surpresas. É fundamental que você saiba o quanto pode investir em um empreendimento, para isso, organize o seu orçamento financeiro.

Entenda o quanto você tem disponível, quanto poderá pagar mensalmente, se não vai impactar de maneira negativa os seus atuais compromissos. 

Se isso ainda é um pouco confuso para você, não se preocupe. Confira nossas dicas de como organizar o seu orçamento financeiro para conseguir ter o controle de tudo de maneira simples.

Agora, se você tem conhecimento de tudo o que você ganha e de tudo o que gasta e mesmo assim está com a sensação de que seu dinheiro não sobra, confira nossas dicas de como economizar e evitar apertos.

2 – Como financiar a casa própria: Verifique pendências no seu CPF e faça o Cadastro Positivo

No momento de solicitar um financiamento, todas as empresas irão verificar se você possui pendências no seu CPF e sua pontuação no Score da Serasa. 

Score é uma pontuação atribuída ao seu “currículo financeiro” da Serasa, ele vai de 0 a 1.000 pontos e quer dizer sobre sua capacidade de pagar dívidas no prazo e se você é confiável para receber crédito financeiro. Quanto mais pendências você tiver, mais baixa sua nota será. 

O contrário também acontece, claro. Se você não tem problemas no seu CPF e paga tudo no prazo, o seu Score aumenta. 

Você pode fazer o Cadastro Positivo para alavancar sua nota no Score de Crédito. Ele funciona de maneira contrária ao Serasa, apesar de ser da mesma Organização. Enquanto o Serasa se baseia nas dívidas atreladas ao seu CPF para atribuir nota ao seu currículo financeiro, o Cadastro Positivo se concentra em guardar dados dos pagamentos corretos que você faz.

Por isso é tão importante fazer o cadastro, pois se você paga mais contas em dia do que as atrasa, sua pontuação tende a aumentar, facilitando a concessão de crédito e tornando você mais confiável no mercado de finanças.

Aqui você consegue entender melhor como funciona o Cadastro Positivo e como fazer o seu.

3 – Como financiar a casa própria: Escolha a financeira

A Caixa Econômica Federal pode ser uma ótima alternativa para você fazer o seu financiamento. 

Ainda é o banco mais procurado no momento de comprar um imóvel, isso porque oferece menores taxas em relação aos outros bancos e você ainda consegue utilizar programas do governo para facilitar a aquisição da casa própria, como o Programa Minha Casa, Minha Vida, que falaremos mais sobre ele a seguir.

É ideal para as famílias de baixa renda que desejam solicitar um financiamento. Além disso, comprar um apartamento na planta  é uma ótima alternativa e sua principal vantagem é o preço. Pois o  seu valor é  menor em  relação à imóveis já prontos para morar. Conheça mais vantagens em comprar um  AP na planta.

Você também pode utilizar o seu FGTS para dar entrada ou quitar parcelas do financiamento do seu imóvel. Entenda mais sobre como funciona o FGTS e saiba como ele pode ajudar você a conquistar a casa própria.

4 – Como financiar a casa própria: Arrume toda a papelada

Essa é a parte mais importante no momento de financiar um imóvel. É preciso reunir todos os documentos necessários que irão contribuir para a análise do seu financiamento.

O mais importante é comprovar a renda. Se você trabalha de carteira assinada, é muito simples. Basta levar sua carteira de trabalho e os holerites (contracheque) dos pagamentos recebidos. Além claro de Certidão de Nascimento ou de Casamento, CPF, entre outros. 

Você também  pode somar renda com seu amor, por exemplo, para conquistar a casa  própria.

5 – Como financiar a casa própria: Conheça o Minha Casa, Minha Vida

Você provavelmente já ouviu falar do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

É um programa criado para facilitar a compra da casa própria para famílias que possuem uma renda mensal de até R$7.000 e são ofertados 4 tipos diferentes de benefícios, que irá se encaixar de acordo com a renda de cada um e você deve se adequar a um deles para conseguir entrar no programa.

Confira neste vídeo alguns benefícios do Minha Casa, Minha Vida

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida?

Além de se enquadrar na faixa salarial do programa, temos outros requisitos que validam a sua participação no benefício. São eles:

Não ter um imóvel registrado em seu nome;

Não participar de outro benefício habitacional do Governo Federal ou fazer parte do Programa de Arrendamento Residencial;

Não ter outro financiamento de imóvel ou de material de construção;

Não ter registro no Cadastro Nacional de Mutuários;

Não ter pendência em seu CPF.

Bom, não há dúvidas de que o programa é uma ótima alternativa para facilitar a compra do seu imóvel. Para solicitar a participação no programa, basta conversar com a sua construtora ou ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Veja mais informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida,  como faixas de renda, requisitos e documentação necessária. Aproveite para  solicitar a sua simulação de financiamento.

6 – Como financiar a casa própria: Procure soluções e não problemas

Como vimos, adquirir a casa própria utilizando um financiamento pode ser bastante burocrático. 

O importante neste momento é que você tenha opções mais fáceis e que se encaixam em suas expectativas. Então procure uma construtora que possa te ajudar na realização do seu sonho.

Você sabia que a AP Ponto é uma construtora conhecida por descomplicar a aquisição da casa própria? 

Que tal conhecer mais sobre nossos benefícios e condições especiais para a aquisição do seu cantinho? Agende um atendimento on-line e realize esse sonho agora mesmo!

Quero agendar um atendimento!

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
dicas sobre finançasPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR