como decorar apartamento pequeno

Decorar apartamento pequeno: 15 dicas para gastar pouco

Quer aprender como decorar um apartamento, mas não possui um grande orçamento para isso? Não se preocupe! Seguindo as nossas dicas e deixando sua criatividade fluir, será possível criar um lar personalizado incrível!

É natural imaginar que a decoração de um apartamento, mesmo que pequeno, é algo muito caro. Afinal de contas, quando entramos em certas lojas de departamento ou de materiais de construção, o preço dos materiais e itens atraentes ultrapassa o nosso orçamento. Com isso, muita gente acaba desistindo da ideia de ter um espaço bem decorado.

Mas a decoração pode ser feita com itens recicláveis ou com aquilo que a gente já tem em casa. Além disso, é possível “garimpar” vários itens e móveis que são até mesmo mais baratos do que imaginamos.

Neste artigo, você irá conhecer 15 dicas sobre como decorar apartamento pequeno sem gastar uma fortuna para isso. Veja como economizar neste processo e otimizar o espaço do seu AP. Confira!

Como otimizar custos de decoração do apartamento

Para começar, vamos explicar algumas coisas que podem ser feitas para otimizar os custos. Um dos fatores que mais sobrecarrega o orçamento da decoração do apartamento é justamente a mão de obra.

Por isso, pense: Será que é realmente necessário contratar alguém para fazer os serviços? Muitas vezes, nós mesmos podemos fazer algumas coisas tranquilamente.

Tome como exemplo o papel de parede. É um elemento que traz um toque especial para um espaço quando colocado. Entretanto, muitas pessoas investem em papéis caríssimos e ainda pagam pelo serviço de aplicação. No entanto, isso não é necessário.

Este é um exemplo de como decorar apartamento pequeno e sem gastar muito dinheiro. Pois é perfeitamente possível aplicar o seu papel de parede, sem contratar um profissional especializado para isso.

Além do papel de parede, existem muitas formas de economizar na decoração do apartamento pequeno. Por exemplo, o planejamento de móveis e espaços para mais de uma função. O que ajudará a otimizar espaço dentro do seu AP.

Esses são alguns pequenos passos que podem ser feitos, mas que irão ajudar muito. Com isso, vamos às dicas para decorar apartamento pequeno gastando pouco.

15 dicas de como decorar apartamento pequeno gastando pouco

Para você que está pensando em como decorar apartamento pequeno de forma econômica e com excelente otimização do espaço, aí vão algumas dicas.

Relacionamos 15 dicas incríveis para decoração de seu AP. Para que você torne o seu espaço, mesmo que pequeno, em um lugar cheio de vida, personalidade e funcional para a sua rotina. Vamos lá?

1. Utilize espelhos de forma correta

No caso dos apartamentos pequenos, o ideal é aproveitar bem itens que favoreçam a amplitude do local. Neste sentido, os espelhos fazem toda a diferença.

Eles dão a sensação de que o ambiente é maior. E também podem ser utilizados para ajudar você a se arrumar quando for sair, por exemplo.

Por isso, coloque espelhos em locais estratégicos no seu apartamento. Como em cima do sofá, por exemplo, deixando a sala de estar maior. Ou aproveite guarda-roupas com espelhos, para dar a sensação de que o quarto é maior.

2. Evite a mesa de centro

Muita gente considera aquelas mesinhas de centro muito charmosas. E, de fato, elas são. No entanto, o charme será ofuscado pelas vezes em que você e sua família se chocarem contra ela, principalmente em salas menores

Assim sendo, se você está pensando em como decorar apartamento pequeno, é importante que preze pela segurança e o conforto de sua família em primeiro lugar.

Por isso, deixe as mesinhas de centro para lá. Para a sua sala não ficar sem nada, aposte em nichos na parede para dar um charme a mais.

3. Coloque uma bancada com banquetas para as refeições

Ao pensar em formas de como decorar apartamento pequeno, uma medida que pode facilitar o espaço dentro do seu apartamento é trocar a mesa convencional por uma bancada com banquetas.

Assim, se a sua cozinha seguir um estilo americano, isso irá otimizar o espaço e também irá trazer economia para o seu bolso. Isso porque não será necessário comprar mesas e cadeiras, itens naturalmente mais caros.

Apartamentos mais novos ou na planta, como os da AP Ponto, vem com a bancada integrada na cozinha. Isso já facilitará na hora de comprar as baquetas, ou integrar a mesa de canto que ocupe menos espaço.

4. Invista em eletrodomésticos práticos

Os eletrodomésticos são itens importantes para qualquer residência e podem ser utilizados. Inclusive, para otimizar o espaço do seu apartamento na hora da decoração.

Para isso, você precisa escolher com sabedoria.

Assim, se você encontrar um eletrodoméstico que execute mais do que apenas uma função, como um fogão com forno embutido, por exemplo, eles são as melhores opções para se ter em um AP pequeno.

Afinal, quanto mais itens você tiver no apartamento, mais espaço será ocupado.

5. Planeje uma cozinha no estilo americano

Você deve estar se perguntando por que o estilo americano de cozinha é mais econômico. São duas razões principais:

  • Primeiro no espaço, já que um cômodo completo não é necessário. Apenas uma parede e uma bancada.
  • Em segundo lugar, ter esse modelo de cozinha é mais econômico financeiramente, porque você precisará de poucos elementos para decorá-la.

Por isso, ao pensar em como decorar apartamento pequeno, considere a cozinha americana. Assim, você terá ideias para otimizar o seu espaço e saber o que cabe em seu orçamento.

6. Tire todas as medidas dos cômodos antes de comprar os móveis

Antes de sair comprando móveis para o seu apartamento, uma coisa é necessária: tire todas as medidas do seu espaço disponível.

Pode parecer algo óbvio, mas muitas pessoas acabam indo em uma loja de móveis apenas com a ideia do espaço na cabeça, mas sem números exatos.

Porém, para evitar comprar um móvel que terá que ser devolvido por não caber no seu apartamento, não vá pelo “achomêtro”. Tire as medidas, anote e procure algo sob medida.

7. Dê preferência aos móveis planejados

Comprar móveis sob medida pode ser bem mais vantajoso. Afinal, eles serão feitos de acordo com o tamanho do cômodo e ajudam a otimizar espaço. Analise o espaço que você tem disponível e após isso, procure por lojas e marcenarias que fabricam móveis planejados.

Outra vantagens é que além de poder otimizar o espaço (o que muitas vezes não é possível com móveis pré-fabricados), você poderá planejar o seu AP de acordo com o seu estilo.

8. Menos é mais

Ao pensar em formas de como decorar apartamento pequeno, uma regra é clara: menos é mais! Não importa o tamanho do espaço disponível. Ambientes lotados de coisas provocam uma poluição visual, prejudicando qualquer decoração.

Assim sendo, otimize o seu espaço com gavetas, estantes e móveis que favoreçam a limpeza visual do seu lar.

9. Escolha móveis com gavetas

É importante que você invista em móveis que auxiliem na otimização do seu espaço. Assim, quando for trabalhar o planejamento dos móveis, priorize aqueles que terão gavetas embutidas.

Ao escolher móveis com gavetas, você poderá aumentar o espaço de armazenamento no seu AP sem a necessidade de ter que deixar o espaço muito apertado.

10. Utilize cores neutras a seu favor

Ao pensar sobre como decorar apartamento pequeno, escolha as cores neutras. Assim como os espelhos, cores neutras dão a ilusão de ampliar o espaço.

Além disso, a luminosidade natural é destacada em espaços com cores neutras. Dessa forma, invista nelas para criar ambientes aconchegantes e iluminados.

11. Faça pequenos contrastes com cores escuras

Caso escolha manter as cores neutras como um padrão na decoração, não deixe de fazer um contraste com objetos ou pequenos móveis com cores escuras. Assim, a combinação ficará agradável aos olhos.

Além de dar maior liberdade para quem deseja colocar objetos mais coloridos e escuros na decoração do apartamento.

12. Crie ambientes multiuso

Na hora de pensar em como decorar apartamento pequeno, não deixe de pensar em ambientes que poderão ser utilizados para mais de uma finalidade.

A cozinha americana da qual falamos acima, por exemplo, pode servir como um local para várias atividades. Nesse ambiente, é possível fazer refeições, cozinhar e ainda ter um pequeno bar para receber os amigos.

13. Cuidados com o banheiro

Um dos aspectos mais importante a se pensar ao planejar como decorar apartamento pequeno é a otimização do banheiro.

Para otimizar o espaço de seu banheiro é preciso tomar algumas providências simples. Por exemplo, procure trocar suas portas por modelos de correr e aumentar a quantidade de prateleiras e/ou armários nele.

Essas já são medidas eficientes e que irão otimizar muito o espaço do banheiro de seu apartamento, principalmente os pequenos.

14. Aposte em uma iluminação adequada

Além de usar os os espelhos e as cores, outra dica para ressaltar a luz natural do seu apartamento e deixá-lo bem iluminado é apostar em lâmpadas, lustres ou algum tipo de abajur para dar suporte.

A iluminação ajuda a destacar o espaço e os itens de decoração de seu imóvel. Contudo, lembre-se, quanto mais minimalista forem os itens, melhor será o efeito na decoração.

15. Coloque plantas em seu apartamento

Sem dúvidas, essa é a dica mais barata. Vasinhos com mudas de plantas podem custar a partir de R$ 2,00, mas causam um efeito incrível de presença de vida e natureza dentro do seu lar.

É muito fácil criar jardins verticais e adicionar plantas em qualquer espaço do seu apartamento. O resultado final será lindo e tornará um espaço pequeno em um lar aconchegante e bem bonito.

Conclusão

Muita gente pensa que não é possível decorar apartamento pequeno. Afinal, como o espaço é curto, são poucas as opções de móveis e itens de decoração que otimizam o espaço. Mas, você pode pensar diversas formas de decorar seu AP, otimizando o espaço do seu lar e economizando muito no processo.

Para isso, é preciso pensar o espaço do seu apartamento escolhendo móveis que se encaixem nele e priorizando aspectos como iluminação e praticidade para deixar os ambientes com a sua cara.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre decoração!

dicas de decoraçãoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR