Podemos Conversar
construir um patrimônio

Como construir um patrimônio em 3 passos

Muitas pessoas em um certo momento de vida começam a planejar estratégias para conseguir construir um patrimônio. 

Se você é uma dessas pessoas que busca construir um patrimônio para constituir família, comprar uma casa, um carro, viajar ou ter estabilidade financeira, a construtora AP Ponto te conta tudo o que você precisa saber para conseguir juntar uma boa quantia de dinheiro e ter um patrimônio sólido e duradouro.

1 – Construir um patrimônio controlando seus gastos

Antes de tudo você precisa ter as suas atuais dívidas sob controle. A construção de um patrimônio requer muita dedicação, economia e cortes, para assim converter o que foi poupado em patrimônio. 

Então você precisa estar em dia com suas atuais contas, entender seus gastos e necessidades, anote tudo e faça um balanceamento de todos seus gastos, do menor ao maior.

2 – Construir um patrimônio planejando

Após saber o que você tem pendurado atualmente, você irá trabalhar com metas e objetivos para cada vez mais conseguir poupar. 

As metas e objetivos lhe darão ânimo para conseguir êxito, mas antes disso vem o planejamento, você tem que ter em mente o motivo que quer criar um patrimônio, saber da importância que aquilo vai ser em sua vida e assim usar todas as suas forças para alcançar seu objetivo.

Um valor considerável virá com o tempo, então não desanime, mantenha o foco pois “de grão em grão a galinha enche o papo”.

No seu planejamento financeiro, você terá que mensurar diversas coisas como:

  • Renda mensal da família;
  • Despesas fixas;
  • Despesas esporádicas,
  • Prioridades;
  • Onde dá para começar a reduzir;
  • Alternativas de gastos;.

 

Cada lar tem seu esquema, é subjetivo, mas você pode começar pelos itens acima para dar esse pontapé no seu plano de economia.

A família tem que estar junta

Se o patrimônio for de interesse particular ou conjunto, é muito importante envolver a família nesse processo. 

O apoio será extremamente importante e conforme o plano for avançando positivamente, outros integrantes da família podem ser influenciados a também traçar planos de finanças para construção de patrimônio.

Ou seja, quando a família se envolve, todo mundo é beneficiado. Contagie sua casa com positividade para alcançar metas.

3 – Construir um patrimônio mudando hábitos

Uma vez que todo o planejamento estiver traçado e chegou o momento de colocar em prática, vem a parte difícil, que é mudar alguns hábitos. 

Seja um corte de algum lazer até banhos rápidos para diminuir nas contas de água e luz. Uma coisa é certa, toda mudança de rotina incomoda no início, por isso a importância da família abraçar a causa, com o apoio tudo ficará muito mais fácil.

Financeiramente terá que adotar diversos hábitos também, como:

  • Preferir compras à vista, quando possível;
  • Quitar dívidas atrasadas;
  • Sempre pagar suas próximas contas antes do vencimento;
  • Etc.

Neste tópico também existe uma subjetividade, pois cada um tem seu planejamento. Mas é importante criar essa cultura de economia e controle de orçamento familiar para construir um patrimônio.

Cogite investir seu dinheiro

Conforme for conseguindo juntar seu dinheiro para administrá-lo melhor e conseguir aumentar a quantidade em um menor espaço de tempo, você pode fazer alguns investimentos. 

Existem diversos tipos, alguns em curto prazo e outros longos. Mas o importante é ter cautela para saber onde investir. 

Você suou para juntar aquele dinheiro então invista em algo seguro e que tenha garantia que dará retorno. Não arrisque sem ter total certeza de que pelo menos não terá nenhum prejuízo.

Faça uma conta poupança

Todo o dinheiro que conseguir juntar e não estiver usando, coloque-o em uma conta poupança, assim ele renderá uma pequena porcentagem de lucro todo mês. 

Pesquise qual o banco mais apropriado para você criar essa conta poupança, o que te fornecer mais lucro e segurança é o ideal para cuidar e te ajudar a aumentar seu patrimônio.

Conclusão

Construir um patrimônio é muito importante na vida das pessoas que buscam estabilidade financeira. Seja ambicioso quando você for fazer isso, queira dar essa segurança monetária para si e para sua família, o caminho pode ser um pouco difícil, mas vale muito a pena quando se alcança o objetivo.

Se visualize podendo ter o luxo desde cedo, com segurança e uma boa quantia armazenada, podendo viajar em família, dando de tudo do bom e do melhor para as pessoas que você ama, poder trocar de carro constantemente, dar uma boa condição acadêmica para os filhos e netos. 

Esse é o sonho de vida da maioria das pessoas, então faça de tudo dentro do possível para alcançar esse tão sonhado patrimônio.

O que achou das dicas? Esperamos que tenha gostado.

Na AP Ponto fornecemos todo tipo de educação para os atuais e futuros clientes, sempre com informação de primeira.

Que tal assinar nossa newsletter e receber tudo direto em seu e-mail? Informações, dicas e muito mais na palma da sua mão!

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar!


 

planejamento familiarPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR

FALE CONOSCO

TIRE SUAS DÚVIDAS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES!
OU

DEIXE SEUS CONTATOS

PARA QUE POSSAMOS ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ