como avaliar construtora

4 Dicas Essenciais para Avaliar uma Construtora

O momento de comprar sua casa própria é a realização de um sonho. Além de decidir pelo tipo de imóvel que você deseja adquirir, tem vários outros itens importantes que necessitam de um cuidado, como avaliar a construtora que você irá comprar o seu AP.

Afinal, depositamos muitas expectativas nesse momento e queremos que dê tudo certo, sem dores de cabeça.

Quando escolhemos um apartamento, seja para morar ou para investir, é natural que as principais preocupações sejam em relação ao valor, forma de pagamento e localização. Mas muitas pessoas se esquecem de avaliar a construtora que vai ser responsável por construir o seu novo lar ou a sua futura aplicação.

Mas porque é importante avaliar a construtora? Vamos explicar!

Imagina se você comprou um AP na planta, se programou e está super ansioso para receber as chaves mas a construtora atrasa a entrega? Ou se depois que você se mudar tiver problemas com a construção? Ou pior, a construtora simplesmente não te oferecer assistência?

Muitas empresas somem e não prestam a assistência aos clientes, e você que acaba ficando com o prejuízo. Por isso é importante pesquisar sobre a construtora e ter o maior número de dados possíveis, assim você foge dos problemas e de fato realiza o seu sonho da casa própria!

Pensando nisso, separamos 4 dicas importantes que você deve levar em consideração no momento de fazer essa avaliação, assim você poderá fazer a escolha correta e que atenda suas expectativas. Vamos lá!

 

1 – Avaliação de clientes

 

Já ouviu falar que a voz do povo é a voz de Deus? É um ditado popular que vem em boa hora no momento de avaliar empresas. Portanto, procure avaliações de clientes da construtora que você escolheu.

Um bom lugar para fazer isso é na internet mesmo. Você pode digitar o nome da construtora no Google ou no site Reclame Aqui.

O Reclame Aqui é o maior site brasileiro de avaliação e é possível verificar a reputação de qualquer empresa. Dessa forma, quanto melhor for a reputação da construtora que você pesquisa, mais confiável ela é.

Portanto, procure empresas que tenham o selo de ótima ou   1000 de reputação.

O RA 1000 significa o selo de maior reputação do Reclame Aqui, dando à empresa a maior nota de avaliação, ou seja, nota mil. Por isso o RA (Reclame Aqui) 1000.

 

avaliar uma construtora

 

 

 

No Google, é possível ter acesso aos comentários de usuários e  clientes sobre a construtora. Não se esqueça de dar  uma olhada também nas Redes Sociais como Facebook e Instagram, como o tipo de conteúdo  que publicam e os comentários das pessoas.

No Youtube também é interessante verificar os vídeos e a interação do público.

 

2 – Órgãos responsáveis

 

Você também pode verificar nas entidades responsáveis se está tudo certo com a  construtora que você está pesquisando.

Para isso, verifique no Secovi (Sindicato Estadual da  Área de Habitação) ou o Creci (Conselho  Regional  de Corretores de Imóveis), onde você tem acesso a informações como  o  registro profissional do corretor de imóveis ou da imobiliária, além de irregularidades e reclamações ativas.

 

3 – Procon

 

Procon é o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor e serve basicamente para  tratar os problemas entre consumidores e fornecedores de produtos ou serviços.

Portanto, pesquise no Procon o histórico dos últimos 5 anos da construtora e veja o índice de  reclamações relativas a ela.

Mas fique atento, assim como o Reclame Aqui, mais importante do que a quantidade de reclamações são as soluções que ela apresenta. Se a construtora responde prontamente os problemas que surgem, leve isso em consideração.

 

4 – Indicação

 

Sabe aquele amigo ou amiga que acabou de casar e comprou um AP? Ou o parente que você visita frequentemente naquele condomínio legal? Então, pergunte a eles como foi o processo de compra.

Como foram atendidos, se a construtora é presente mesmo após a entrega das chaves e a opinião deles de forma geral.

Isso é importante pois sabemos que amigos e familiares querem sempre o melhor para nós. E nada melhor do que a visão de alguém que, além de gostar da gente, vive essa relação entre proprietário e construtora  de perto.

Temos certeza que, ao seguir essas dicas você vai se sentir mais confiante ao escolher a construtora para comprar seu imóvel.

 

O próximo passo agora é verificar formas de pagamento e a localização do imóvel. Temos um conteúdo ótimo para te ajudar nisso também.

 

E aí, o que achou? Tudo certo com a construtora escolhida? Conte para a gente!

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR