Casamento: 6 ideias para economizar na decoração

6 IDEIAS PARA ECONOMIZAR NA DECORAÇÃO DE CASAMENTO +80 INSPIRAÇÕES

Que tal economizar na decoração do seu casamento e manter a elegância e beleza que o dia pede?

Não importa se é uma grande ou pequena comemoração, o dia da cerimônia de casamento é uma das datas mais especiais na vida de um casal, o marco zero para uma vida – esperamos que sempre – muito feliz e completa da família.

Por isso, é muito importante que essa nova história se inicie com o pé direito… bem longe das dívidas. E é exatamente na hora do planejamento que, o que muitas vezes é um sonho, começa a apertar no bolso.

Tornar esse dia super personalizado e cheio de detalhes marcantes gastando pouco é possível!

A ideia do “Faça você mesmo” é uma incrível opção para deixar seu casamento do jeitinho que você quer. Considere que colocar a mão na massa pode ser uma tarefa divertida e gratificante, para você e seu amor. Afinal, imagine só que bacana ver que construíram vários itens da cerimônia colaborando um com o outro?! Isso sim é parceria!

Além disso, também pode ser uma tarefa em conjunto com as madrinhas e padrinhos.  😉

Enfim, é importante dizer que toda economia pode ser aproveitada pelo casal na lua-de-mel e também investir em seu primeiro AP com a AP Ponto! Um baita motivo para começar os trabalhos, não é?

Pensando nisso, separamos várias dicas bem práticas para todos os estilos e gostos. Detalharemos neste post 6 ideias para economizar na decoração do seu casamento.

Em nosso Pinterest você confere também mais de 80 inspirações. clique aqui.

1 – Dobraduras e origamis podem dar um toque elegante e divertido

decoração

Foto: Pinterest

As dobraduras e origamis podem fazer parte da decoração do seu casamento de diversas formas: convites, marcação de lapela para os padrinhos, enfeites de teto, buquê, lembrancinhas e até mesmo os backdrops, que são fundos para fotos – uma super tendência hoje.

Por isso, considere fazer algumas peças dentro do que se encaixa melhor no seu planejamento de decoração, adornos e lembranças, tentando sempre passar a história e personalidade do casal.

Existem vários níveis de dificuldade na montagem das peças, por isso, vale assistir a tutoriais no Youtube e passo a passos na Internet.

decoração
Foto: Pinterest

Comece com as montagens mais simples, como o Tsuru, uma garça de origami.

A peça simboliza o desejo de saúde, felicidade e boa sorte. Há inclusive uma lenda japonesa que diz que se uma pessoa dobrasse mil tsurus e fizesse um pedido a cada um deles, teria seu desejo concedido.

decoração
Fonte: vidaniponica.wordpress.com

A economia é real, pois a matéria-prima para desenvolver sua decoração com dobradura é o papel. Ter o material ideal irá te ajudar a ser mais rápido e preciso. Você pode optar pelo papel japonês, papel espelho ou papel dobradura.

Além de ser uma alternativa simples e barata, você pode reaproveitar as peças para fazer parte da decoração do seu AP, por exemplo.

2 – O feltro pode ser clássico e autêntico na decoração do seu casamento

O feltro é um material cheio de possibilidades. É barato, acessível e fácil de manusear. Além disso, dá um visual incrível nas peças que, assim como os origamis e dobraduras, podem ir desde a florzinha da lapela dos padrinho até as lembrancinhas.

Esse material pode ser encontrado em lojas de artesanato, e normalmente são disponibilizadas peças lisas e estampadas. Pode soltar a criatividade!

decoração

Foto: Pinterest

Para aproveitar todas as possibilidades do feltro, você pode baixar moldes em sites especializados, de acordo com a peça que deseja desenvolver. Basicamente, em todos os projetos será necessário:

  • 1 caneta para riscar e transferir os moldes
  • Linhas: existem pelo menos 6 tipos de linhas que podem ser usadas no artesanato em feltro: a de costura, a de pesponto, a de meada, a invisível, a de crochê e a linha 10 (conhecida como linha de pipa. Porém, você só vai precisar de um ou dois tipos para começar. (fonte: Escola Feltro)
  • Agulhas
  • Colas para feltro

Dependendo do que escolher fazer, também será necessário enchimentos e aviamentos, que são os itens extras que deixarão a peça mais bonita, como fitas, botões e etc.

decoração

Foto: Pinterest
decoração
Foto: Pinterest

3 – Você pode fazer seu próprio convite!

O convite é uma parte importante no planejamento do casamento, afinal, é através dele que os convidados saberão todas as informações necessárias para participar da cerimônia.

Caso o orçamento esteja apertado ou você deseja ter um convite super artesanal, vale muito a pena fazer em casa!

decoração

Foto: Pinterest

É importante calcular quantos convidados serão, se haverá convites individuais de entrada e etc. No geral, tente investir em materiais de baixo custo, sem perder no resultado final.

Que tal aproveitar a onda dos casamentos rústicos e produzir os convites em papel pardo ou reciclado?

decoração

Foto: Pinterest

Para fazer esse pergaminho rústico, por exemplo, você pode usar:

  • Tecido juta: facilmente encontrado em lojas de artesanato ou em lojas de tecidos.
  • Papel de sua preferência
  • Fita de cetim

4 – Chuva de arroz é um baita desperdício de alimentos. Temos outras alternativas:

decoração

Foto: Miss Gen Photography

Para aproveitar a saída dos noivos com uma chuva de boas energias de forma responsável, você pode utilizar pétalas de rosas, lavanda e alecrim, pois elas são super aromáticas e não prejudicam a natureza.

É necessário um cuidado especial pois algumas plantas, assim como o arroz, podem manchar a roupa.

decoração

Foto: Pinterest

Caso a cerimônia seja na igreja, o ideal é distribuir apenas para o padrinhos. Em outros locais abertos, você pode distribuir para todos os convidados que ficarão próximos à passagem dos noivos.

decoração

Fonte: Instagram @ondeeudeixei

Você pode também fazer confetes com folhas naturais. Para isso, você vai precisar de itens super fáceis:

  • 1 furador na forma que deseja criar os confetes
  • folhas.

5 – Utilize garrafas de vidro usadas para fazer parte da sua decoração

A maioria dos noivinhos começam a planejar o casamento com cerca de um ano de antecedência. Por isso, essa dica é super tranquila de ser executada e dá um visual incrível para a decoração do seu casamento.

decoração

Foto: Pinterest

Então, por último, mas não menos importante, você pode usar garrafas de vinho, suco, bebidas destiladas e etc na composição do seu cenário dos sonhos. Contando com diferentes tamanhos e formas, que tornarão o ambiente super dinâmico.

decoração
Foto: Pinterest

Você poderá usar a garrafa para várias finalidades, principalmente para inserir flores e velas  nas mesas.

No caso das velas, o legal também é que elas costumam espantar moscas, e por isso pode ser uma alternativa legal para tornar uma cerimônia/festa em locais abertos e arborizados um local mais confortável.

Ah, e que tal aproveitar também as rolhas?

6 – Rolhas de cortiça – mil e uma utilidades

decoração

Foto: Pinterest

As rolhas de vinho também podem ser guardadas com o tempo e fazer parte da decoração do seu casamento.

Elas podem ser utilizadas para marcar mesas, sustentar o cardápio e até servir de lembrancinhas. Como irá usá-las irá depender do estilo de decoração que escolheu e a vontade de personalizar os detalhes.

Novamente, os itens são super simples, por isso, para fazer essa sinalização do bar, você vai precisar de:

  • Papelão
  • Rolhas

Caso você e seu amor cumpram perfeitamente a tarefa de guardar as rolhas para usar no dia especial, vocês podem aproveitar para fazer itens personalizados como lembrança para os padrinhos. Como ímãs de noivinhos, por exemplo:

decoração

Foto: Pinterest

Conclusão:

Não temos dúvidas que seu dia especial será ainda mais memorável – e dentro do orçamento – com as dicas que compartilhamos com você hoje!

Queremos que este seja um momento muito prazeroso para você, seu amor, sua família e amigos e que além disso, vocês possam comemorar vários outros momentos importantes com a galera em seu apê com a AP Ponto!

Leia também – Como decorar apartamento pequeno: 15 dicas incríveis.

Quanto custa mobiliar um apartamento pequeno? Ideias e valores.

Fique sempre por dentro das nossas novidades e dicas. Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão. Para isso, nos siga também nas redes sociais: Pinterest | Facebook | Instagram.

 

dicas de decoraçãoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR