alugar ou comprar

Alugar ou comprar um imóvel? Veja o que pode ser melhor

Alugar ou comprar uma imóvel é uma dúvida comum para todo mundo que tem que dar um grande passo, o de se mudar de casa. 

Você também fica se perguntando se vai alugar ou investir em um imóvel?

Se sim, o objetivo deste texto é acabar com todas as suas dúvidas e preocupações sobre essa decisão, para que não cometa nenhum erro.

Quem não quer ter um lugar para chamar de seu? Você que sonha em ter sua casa própria, seja para se casar, ter sua independência e principalmente sair do aluguel, muitas vezes que era pra ser algo temporário em sua vida se torna duradouro. 

Alugar um imóvel, quais as vantagens?

Entre alugar ou comprar, podemos dizer que morar de aluguel tem seus benefícios, é muito mais simples, são contratos curtos, fácil de entrar e sair. 

Mas muitas pessoas que moram de aluguel tem diversos problemas como a imprevisibilidade no valor, que pode aumentar quando você menos esperar e talvez você possa ter que se mudar subitamente. 

Aí, você terá que consultar e cobrar os proprietários qualquer reparo ou alterações necessárias, o que muitas vezes podem ser muito chatos e teimosos. 

Além disso, tem a grande questão de ter a sensação de que você está em um lugar que não te pertence, por que de fato, não pertence.

Você disponibiliza um certo valor mensalmente que não retornará para você, esse é um dos maiores problemas em morar de aluguel.

E as vantagens de comprar um imóvel?

Alugar ou comprar um imóvel depende de várias questões  e tudo deve ser colocado na ponta do lápis. 

Mas você sabia que hoje em dia a possibilidade de ter o seu lar é muito mais simples? 

Isso graças ao programa Minha Casa, Minha Vida, que tem ajudado cada vez mais pessoas a alcançar o sonho de financiar o próprio imóvel.

As atuais exigências do Minha Casa, Minha Vida são as seguintes: 

  • Possuir renda de até três salários mínimos comprovadas em contra-cheque e holerite (para autônomos é necessária a apresentação do carnê INSS; 
  • Não ter nome incluído no SERASA ou no SPC; 
  • Não possuir casa ou financiamento de imóvel no próprio nome; 
  • As famílias que possuem renda superior a três salários mínimos e até R$7 mil também podem ser contempladas de diferentes maneiras pelo programa

O Minha Casa, Minha Vida democratizou o sonho da casa própria e mudou a vida de milhões de brasileiros.

Temos aqui um conteúdo completo sobre como se inscrever no Minha Casa, Minha Vida, acesse para tirar suas dúvidas.

Se mudar é um grande passo que, ao pensarmos sobre isso, dá até um pouco de dor de cabeça devido a burocracia e o processo, o valor da entrada, as idas e vindas ao cartório, papelada, várias taxas, etc. 

Mas não se assuste, pois é mais simples do que você imagina e a AP Ponto está aqui para te ajudar com todas as suas dúvidas.

Primeiramente você deve se planejar e fazer diversas pesquisas, saber que tipo de investimento caberá no seu bolso, e nisso leve o tempo que precisar, pois essa é uma decisão muito importante que não deve ser apressada. Afinal de contas, são valores bem altos. 

Mas se você não tiver guardado o dinheiro para a entrada, você pode usar o seu FGTS, sob as condições exigidas no banco.

Depois você tem que pensar em um imóvel que fornecerá a você e sua família todo conforto e comodidade necessários, seja no tamanho do espaço, se tem área de lazer, um espaço para as crianças brincarem ou para ter o seu cachorro.

Além disso, se tem uma boa garagem, se a região é segura, se têm comércios aos arredores e a logística também deve ser pensada, como morar perto do trabalho, da escola, da creche, da faculdade, ou da casa dos familiares faz uma grande diferença.

Para alcançar esse objetivo é preciso economizar e ter consciência de que o valor do seu imóvel tem que estar dentro da realidade do seu orçamento para que não haja nenhum tipo de problema.

Essa é a etapa em que você pode ficar com vontade de morar de aluguel, por ser uma solução imediata e mais barata em curto prazo, mas você sente que quando mora de aluguel está jogando um dinheiro fora que poderia ser melhor aproveitado, investindo em algo que seja seu. 

Alugar tem a insegurança de talvez ter que sair de repente, você não pode fazer mudanças na estrutura da moradia, por esses e outros motivos é muito importante você economizar seu dinheiro para dar uma entrada no seu primeiro imóvel. 

No seu próprio lar você pode reformá-lo, pintar, quebrar paredes, construir novas, alterar qualquer estrutura para deixá-lo com a sua personalidade. 

Quando ele é seu, você cria um elo afetivo com aquele lugar, onde terá diversas memórias como gerar sua família, ver seus filhos crescerem, envelhecer ao lado da pessoa que ama, a casa onde você vivenciou muitos momentos importantes da sua vida, ele se torna parte de você. 

Outra grande vantagem de ter o seu próprio apartamento, é o lado financeiro, já que ele pode sofrer valorização e você pode vendê-lo obtendo lucro.

Como escolher o melhor imóvel para comprar?

Agora que você já está por dentro das vantagens de alugar ou comprar, para tudo correr da melhor forma possível, se você optar pela compra, deve escolher uma ótima construtora, saber sobre sua reputação, qualidade, seu custo e benefícios e acima de tudo uma transparência que forneça confiança ao cliente.

Atualmente o Minha Casa, Minha Vida está muito mais fácil e descomplicado, a cada dia que passa ele se moderniza ficando mais simples.

Diferente de outras construtoras, nós da AP Ponto sabemos da sua necessidade, compreendemos os seus receios e queremos te ajudar a realizar o seu sonho de comprar o seu primeiro imóvel.

Acreditamos em você, queremos um relacionamento bem claro e te ofertar os melhores apartamentos, de até 45m², localizados na cidade de Belo Horizonte, na região Metropolitana e também na cidade de Uberlândia no triângulo mineiro. 

Cada apartamento é planejado para atender a todas as suas exigências e especificações, fornecendo a melhor qualidade de vida.

Além disso, todos os nossos empreendimentos participam do Programa Minha Casa, Minha vida, o que facilita ainda mais processo de financiamento, já que este programa só vem se aperfeiçoando com o tempo se tornando mais acessível.

A AP Ponto também, oferece o ITBI e registro gratuito.

Conclusão

Você ainda está se perguntando se vale mais a pena alugar ou comprar?

Essa pergunta ainda causa um grande dilema, e a sua resposta transformará a sua vida, mas comparando esses dois opostos, chegamos à conclusão de que existem vantagens e desvantagens dos dois lados.

Contudo, as vantagens em ter seu próprio imóvel mostram que essa é a melhor escolha, pois é algo que estará no seu nome, não precisará dar nenhum tipo de satisfação ou pedir permissão de algo, você estará desfrutando de algo que pertence a você e que poderá colher frutos no futuro. 

Respeite o momento, não faça nenhuma loucura, calcule o melhor custo-benefício e pense a longo prazo, tenha cautela, consulte sua família e amigos, não se deixe levar pela emoção do momento, porque as consequências entre alugar ou comprar, podem ser graves.

Economize seu dinheiro para dar uma boa entrada e antes de tomar qualquer decisão considere todas as opções e possibilidades, é um grande investimento, mas todo investimento gera um retorno, não é mesmo?

Para saber mais sobre a AP Ponto, esclarecer todas as suas dúvidas e conhecer seu próximo AP, venha nos consultar e saber os benefícios de realizar seu sonho com a gente!

Acesse nosso site e nosso blog, entre em contato e vamos agendar uma visita para conversarmos e planejar juntos o seu futuro.

Quero agendar uma visita!

como comprar apartamentoPowered by Rock Convert
COMPARTILHAR